NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


Força Aérea explica o pouso com o KC-390 na curta pista do Santos Dumont, no RJ


Murilo Basseto | Publicada em 07/10/2021 20:00

No final de setembro, acompanhamos aqui no AEROIN a incomum operação no Rio de Janeiro em que, nos dias 28 e 29 de setembro, os tripulantes do Esquadrão Zeus (1º GTT) realizaram treinamentos de pouso curto empregando o vetor multimissão KC-390 Millennium. Agora, a Força Aérea Brasileira (FAB) explica a missão do maior avião já fabricado no Brasil em uma das mais restritas pistas com voos de jatos comerciais no país (caso você não tenha visto ou queira rever o vídeo dos pousos e decolagens, clique aqui para acessar).

A atividade ocorreu tanto em Anápolis (GO), na Base Aérea de Anápolis(BAAN), quando na operação registrada em vídeo no Rio de Janeiro (RJ), no aeródromo de Santos Dumont (SBRJ).

A concepção da atividade foi iniciada após minucioso planejamento, análises de cenários, bem como a efetuação de instruções teóricas sobre a performance da aeronave, as técnicas adequadas de pilotagem e os aspectos voltados ao incremento da segurança de voo, tendo como finalidade a capacitação dos pilotos para a operação em pistas caracterizadas por comprimentos reduzidos.

No dia 28 de setembro, os adestramentos práticos, realizados em Anápolis, consistiram na efetivação do método rejected landing, ou seja, abortar o pouso logo após o toque na pista, realizando decolagem imediata, bem como no fechamento do ciclo completo de aterrissagem com a parada total da aeronave na menor distância admissível.

Para tanto, as corridas pós-pousos foram aferidas por meio de marcações de 1.000 metros, 1.200 metros e 1.500 metros disponíveis na lateral direita da pista de Anápolis, de um total de 3.300 metros de comprimento.

Os resultados satisfatórios obtidos em sede permitiram realizar, no dia 29, os voos de treinamento de pousos curtos no Aeroporto Santos Dumont, que possui 1.323 metros de comprimento. A atividade logrou êxito na campanha da Força Aérea Brasileira (FAB) e garantiu uma nova capacidade para o Esquadrão.

Para o comandante da missão, Tenente-Coronel Aviador Bruno Américo Pereira, o resultado do treinamento foi fruto de empenho, dedicação e profissionalismo. “O sucesso apresentou-se desde o planejamento, passando pelas coordenações, até o coroamento da execução”, disse.

O Comandante da Ala 2, Coronel Aviador Gustavo Pestana Garcez, acompanhou os voos e complementou: “Todas as etapas que fazem parte da implantação desta nova aeronave multimissão estão sendo cumpridas com sucesso. Em Anápolis, podemos testemunhar o quanto o Projeto está amadurecendo e aprimorando suas qualidades operacionais, tornando-se imprescindível nas diversas missões da FAB”, concluiu.

Informações da Força Aérea Brasileira

DEFESA - AGÊNCIA DE NOTÍCIAS


FAB faz entrega de brinquedos arrecadados para Programa Pátria Voluntária


Força Aérea Brasileira | Publicada em 07/10/2021 13:43

Nesta quarta-feira (6), a primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, recebeu no prédio do Comando da Aeronáutica, em Brasília (DF), os brinquedos arrecadados para o Programa Pátria Voluntária. A ação coordenada pelo Comando-Geral do Pessoal (COMGEP), Organização Militar da Força Aérea Brasileira (FAB), entregou mais de 600 itens doados por militares da Guarnição de Brasília. O evento contou com a presença da Senhora Cristiane Baptista, esposa do Comandante da Aeronáutica.

Desde 30 de agosto, o Programa está com a Campanha “Com brinquedos tudo é fantasia” para garantir que crianças em situação de vulnerabilidade atendidas por instituições parceiras do Programa recebam presentes no Dia das Crianças, comemorado no dia 12 de outubro.  A entrega dos brinquedos para as entidades acontecerá a partir desta semana. 

Em suas palavras a primeira-dama agradeceu a Força Aérea por aceitar o convite em participar do projeto. “Esses brinquedos farão toda a diferença na vida das crianças. Obrigada por terem feito essa mobilização de carinho e solidariedade”, agradeceu.

Para a representante do COMGEP, Tenente Relações Públicas Eliaine dos Santos Souza, participar de projetos sociais é uma missão acolhedora e gratificante. “Todos os envolvidos são gratos em poder contribuir e saber que muitas crianças serão presenteadas. Foi um trabalho de equipe com todas as Organizações Militares da FAB, que se empenharam na Campanha do Dia das Crianças do Programa Pátria Voluntária”, disse.

Programa Pátria Voluntária

O Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado, vinculado ao Ministério da Cidadania, conhecido como Pátria Voluntária, tem o objetivo de fomentar a prática do voluntariado como um ato de humanidade, cidadania e amor ao próximo e estimular o crescimento do terceiro setor, contribuindo para a transformação do Brasil em um país mais justo e solidário. O Pátria Voluntária completou dois anos em julho de 2021 e já são mais de 650 instituições cadastradas, que reúnem cerca de 15 mil voluntários.

Cerimônia militar marca passagem de comando no HFAG


Força Aérea Brasileira | Publicada em 07/10/2021 21:40

O Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG), localizado no Rio de Janeiro (RJ), está sob novo comando. O Brigadeiro Médico Marcos Vieira Maia transmitiu a direção da Organização Militar à Brigadeiro Médica Carla Lyrio Martins em cerimônia realizada nesta quarta-feira (6). O evento foi presidido pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior.

Também prestigiaram a solenidade o ex-Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista; o Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini; o Comandante de Operações Aeroespaciais e Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida; o Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares; o Diretor do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho; o Diretor de Saúde da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Médico Walter Kischinhevsky; além de Oficiais-Generais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, dentre outros Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares.

Na cerimônia, o Diretor de Saúde da Aeronáutica, que conduziu o ato de transmissão do cargo, agradeceu ao Brigadeiro Maia pelo trabalho realizado à frente da Instituição durante a pandemia da COVID-19. “O senhor assumiu este comando em um momento crítico para a humanidade: o início da pandemia da COVID-19. Uma guerra não convencional na qual os profissionais de saúde desempenharam um papel de destaque. Certamente é uma guerra que ainda não chegou ao final, mas este desafio continuado trouxe um legado de união, espírito de corpo e dedicação que marcaram a incansável atuação do efetivo da HFAG”, pontuou.

Ao entregar o comando da Instituição, o Brigadeiro Maia agradeceu o trabalho e empenho da equipe. “A todo efetivo militar e civil do Hospital de Força Aérea do Galeão, indiscutivelmente o seu bem mais precioso e que realiza um atendimento à saúde com o mais alto nível técnico profissional, o meu reconhecimento pelo produto de todo o seu trabalho e agradecimento por sua amizade”, disse.

Por sua vez, a Brigadeiro Carla, que foi a primeira mulher a chegar ao cargo de Oficial-General na FAB, falou sobre as expectativas da nova missão. “Esse será o meu quinto comando, então eu sinto que eu estou preparada para assumir uma missão de tamanha responsabilidade e magnitude. Esta Organização é o hospital de maior complexidade da Força Aérea, cuja missão voltada realmente para a atenção terciária é única, ímpar, e é um desafio”, destacou.

Ao final do evento, a tropa do efetivo do Hospital desfilou em continência à nova diretora.

Perfil da nova comandante

A Brigadeiro Carla é natural da cidade de Belo Horizonte (MG). Ingressou na Força Aérea Brasileira em 1º de março de 1990. Foi promovida ao atual posto em 25 de novembro de 2020, possuindo cinco condecorações. É graduada em Medicina, pela Faculdade de Medicina de Petrópolis, possui Pós-Graduação em Vigilância Sanitária e Epidemiológica pela Universidade de Ribeirão Preto; MBA em Desenvolvimento Gerencial Avançado na área de Gestão de Serviços de Saúde, pela Universidade Federal Fluminense; Curso de Medicina Aeroespacial, e, também, Curso Superior de Defesa.  

O HFAG

O Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG) foi inaugurado em 1981, com a missão de levar atendimento especializado e de qualidade aos militares de todo o País. Na Unidade, funcionam um centro para tratamento de queimados e uma seção oncológica, além de diversos outros tratamentos e cirurgias que são ofertados.

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL DOL - Esquadrilha da Fumaça fará homenagem à Santinha

A apresentação terá início na Base Aérea de Belém e com sobrevoos pela cidade, tendo como ponto principal a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré.

Diário Do Pará | Publicada em 07/10/2021 08:45

Nesta sexta-feira (08), as oito aeronaves A-29 Super Tucano do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça, pousarão em solo paraense e serão recebidas com as bênçãos da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. O evento acontecerá no Complexo Ala 9 / Base Aérea de Belém.

Na ocasião da chegada das aeronaves, estarão presentes o Comandante do Comando Aéreo Norte (I Comar), Major-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) e outras autoridades militares e religiosas. A bênção é uma iniciativa da DFN, em virtude da homenagem que a Força Aérea Brasileira (FAB) realizará durante o Círio 2021.

A Esquadrilha da Fumaça está em preparação para os espetáculos aéreos que acontecerão neste final de semana do Círio. Devido à necessidade de evitar aglomerações durante a pandemia, a Esquadrilha realizará diversas passagens aéreas sobre a região metropolitana de Belém, sem as tradicionais acrobacias que ocorrem emapresentações pelo país.

PROGRAMAÇÃO

A programação oficial da Fumaça no Círio 2021 terá início no sábado (9), a partir das 16h. As aeronaves sairão da Base Aérea de Belém e farão sobrevoos pela cidade, tendo como ponto principal a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré. O destaque será para uma mensagem especial que a Esquadrilha escreverá sobre a igreja e que poderá ser vistade vários pontos da capital.

Já no domingo, a partir das 7h30, estão programadas outras passagens das aeronaves em alguns pontos como a Igreja da Sé, o Complexo do Ver-o-Peso e a Estação das Docas, entre outros. Os horários das passagens da Esquadrilha da Fumaça foram escolhidos para marcar o início da Trasladação e do Círio que, como no ano de 2020, novamente não acontecerão devido à pandemia.

As homenagens da Esquadrilha da Fumaça no Círio 2021 fazem parte das comemorações dos 80 anos do Comando Aéreo Norte – I COMAR, a ser celebrado no dia 25 deste mês. “Esta é a primeira vez que a FAB prestará uma homenagem dessa magnitude, por ocasião do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Em nome de todo os militares da Guarnição de Aeronáutica de Belém, agradeço a confiança e fé depositadas na Força Aérea Brasileira durante as missões que sempre levaram cidadania, desenvolvimento, integração e esperança ao povo da região amazônica ao longo destas décadas”, declarou o Comandante do Comando Aéreo Norte, Major-Brigadeiro Medeiros.

Composta por 14 pilotos altamente treinados e capacitados, a Fumaça representa a oportunidade para milhares de pessoas estabelecerem contato, de maneira emocionante e inesquecível, com a Força Aérea Brasileira. Por mais de 30 anos operou com a aeronave T-27 Tucano, projetada e fabricada pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) e desde 2015 realiza as demonstrações aéreas com o caça A-29 Super Tucano, fabricado pela mesma empresa. Com mais de 3.900 demonstrações realizadas no Brasil e no exterior, a Fumaça é a responsável pela divulgação da FAB em território nacional e internacional. Sua sede está na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP.)