NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

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DEFESA AÉREA & NAVAL


KC-30: Militares da FAB iniciam curso para operar o novo vetor de transporte estratégico e REVO de longo alcance


Guilherme Wiltgen | Publicada em 07/06/2022 15:27

A cerimônia de abertura do curso de formação operacional do KC-30 ocorreu nessa segunda-feira (06/06) na Universidade da Azul (UniAzul), em Campinas (SP), onde fica o simulador da aeronave A330. O evento contou com a participação do Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior; do Comandante-Geral de Apoio da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic, além de outras autoridades civis e militares.

Em abril deste ano, a Força Aérea assinou o contrato referente à aquisição de duas aeronaves modelo A330-200, com o objetivo de suprir as carências operacionais da FAB em ações estratégicas, como Reabastecimento em Voo, Transporte Aéreo Logístico e Ajuda Humanitária.

Antes da cerimônia, o Comandante da FAB visitou as instalações da Universidade da Azul e o hangar do A33O. E, durante o evento, ele ressaltou que as características do KC-30 proporcionarão um significativo incremento na operacionalidade da FAB. “A responsabilidade de chegarmos a esse dia é 100% na crença da capacidade que esses aviões vão trazer para a nossa Força Aérea: de transporte de pessoal, transporte estratégico, reabastecimento em voo e de evacuação aeromédica”, frisou o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior.

Na aula inaugural, o Presidente da Azul Linhas Aéreas, John Rodgerson, discursou para os militares que irão operar a plataforma Aérea, que é uma das mais consagradas do mundo. “Sejam unidos como um time. Vocês vão lembrar-se desse dia daqui a 30 ou 40 anos, quando verem essas aeronaves cruzando os céus, abastecendo outras aeronaves. Vocês poderão dizer: ‘Eu ajudei a implementar aquilo’. Tem que ter muito orgulho. O potencial do Brasil é enorme, e vocês estão ajudando a realizar esse potencial do Brasil”, destacou.

2º/2º GT

As aeronaves KC-30 serão operadas por militares do Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT) – Esquadrão Corsário, que é sediado na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro.

Segundo o Comandante do 2º/2º GT, Major Aviador Marcos Fassarella Olivieri, o início do treinamento representa um marco na reativação operacional do Esquadrão Corsário. “A aeronave KC-30 será o maior vetor já operado pela FAB e trará de volta a capacidade de transporte estratégico para o país, podendo transportar 250 passageiros e voar até 8.000 milhas náuticas. Nesse contexto, oito pilotos, oito mecânicos e 16 comissários de bordo têm a importante missão de trazer para a FAB o conhecimento e a doutrina adquiridos na Universidade da Azul”, ressaltou.

KC-30

Em toda a sua história, a FAB teve somente um vetor capaz de cumprir esta variedade de missões estratégicas: o Boeing KC-137, que voou pela última vez em 2013. Hoje, as maiores aeronaves da FAB são os KC-390 Millennium, que têm um papel importante nas missões de transporte aéreo de carga e pessoal, lançamento de paraquedistas, assalto aeroterrestre, dentre outras, em um cenário tático. Com a nova aquisição, a FAB une as possibilidades do KC-390 às características de emprego estratégico do KC-30, resultando em um significativo incremento em sua operacionalidade.

Um vetor multimissão estratégico de transporte e REVO como o KC-30 se caracteriza por ser capaz de transportar passageiros, em uma cabine comercial convencional, e um grande volume de carga nos porões, em voos de longo curso. A mesma cabine pode ser reconfigurada rapidamente para cumprir missões de evacuação aeromédica, ou seja, moldar-se de acordo com as necessidades operacionais, com grande flexibilidade.

Assim, com a junção das potencialidades das duas aeronaves, a Força Aérea Brasileira realiza um salto operacional extraordinário na Aviação de Transporte e garante, ainda mais efetivamente, a manutenção da soberania do espaço aéreo e integração do território nacional, com vistas à defesa da Pátria.

PORTAL AEROIN


Retomados os estudos para a PPP da Rede de Comunicações do COMAER


Juliano Gianotto | Publicada em 07/06/2022

Foi realizada, na última segunda-feira (6), reunião virtual para oficializar a retomada dos estudos do projeto de Parceria Público-Privada (PPP) para a Gestão de Rede de Comunicações do Comando da Aeronáutica (COMAER). O projeto foi qualificado no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) por meio do Decreto nº 9.210.

Trata-se da primeira PPP da Administração Direta do Governo Federal, que prevê o estabelecimento de parceria, na modalidade de Concessão Administrativa, com o objetivo de delegar ao parceiro privado as atribuições relativas à elaboração de projeto, instalação, operação, gestão e manutenção da infraestrutura de comunicações, controle e gestão das redes de comunicação do COMAER.

A proposta prevê contrato com Sociedade de Propósito Específico (SPE), por um período mínimo de 25 anos, para prestação do serviço de gestão de rede integrada em âmbito nacional, com remuneração baseada em desempenho. A iniciativa segue o modelo de projetos similares, como o da Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea (Eurocontrol) e da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos da América (FAA).

Espera-se, com a implementação da PPP, a substituição de dezenas de contratos administrativos hoje existentes, com aumento no desempenho, segurança e eficiência do gerenciamento do espaço aéreo brasileiro, modernização dos serviços, racionalização dos meios, integração de rede e  maior concentração dos recursos humanos da Força Aérea Brasileira em sua atividade-fim.

“Esperamos que este projeto seja precursor para a implementação de outras PPPs da Administração Direta do Governo Federal. Estamos animados com essa nova etapa, de retomada dos estudos, e vamos acompanhar de perto a evolução dos mesmos para concretizarmos essa PPP até o próximo ano”, disse a Secretária Especial do PPI, Martha Seillier.

Os estudos haviam sido entregues em 2017 e aprovados pelo Tribunal de Contas da União em 2018. Foi realizado um certame em 2019, deserto. Assim, os estudos serão adequados em razão de diversas variáveis, como atualizações que se tornaram necessárias no edital e seus anexos, causadas pela variação cambial que afetou os custos previstos no projeto, e também em função da suspensão da concorrência devido à pandemia de Covid-19.

Assim, no último dia 25 de maio, foi contratada a Fundação Instituto de Administração – FIA para atualizar os estudos. A expectativa, agora, é de entrega das revisões nos próximos meses, com realização de roadshows para aprimorar o projeto.  A previsão é de publicação do edital ainda em 2021 e leilão em 2022.

“Esse projeto é muito importante. Queremos agradecer a parceria e apoio do PPI. Com a formalização do novo contrato dos estudos, vamos executar o cronograma previsto”, pontuou o Presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), Brigadeiro Sérgio Bastos.

PORTAL PODER AÉREO


Militares da FAB iniciam curso para operar o novo vetor KC-30


Da Redação | Publicada em 07/06/2022

A cerimônia de abertura do curso de formação operacional do KC-30 ocorreu nessa segunda-feira (06/06) na Universidade da Azul (UniAzul), em Campinas (SP), onde fica o simulador da aeronave A330.

O evento contou com a participação do Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior; do Comandante-Geral de Apoio da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic, além de outras autoridades civis e militares.

 

 

 

 

REVISTA AERO MAGAZINE


Pilotos da FAB iniciam curso do Airbus A330 MRTT

FAB contratou a Azul para realizar a compra do A330 e o treinamento dos futuros pilotos

Da Redação | Publicada em 07/06/2022

Os pilotos da FAB que vão voar o novo KC-30 (Airbus A330 MRTT) iniciaram o curso na Azul Linhas Aéreas. O treinameto ainda inclui os comissários e mecânicos do esquadrão Corsário (2º/2º GT), que será responsável pela operação do avião.

A informações foi compartilhada pelo próprio comandante da Aeronáutuca Tenente- Brigadeiro Baptista Jr.

Para que os militarem possam operar os fututos A330 MRTT da força aérea é necessário um curso específico da nova aeronave, como todos os processos de pilolotagem, manutenção e segurança.

Atualmente, o primeiro A330 da FAB se encontra na Jordânia onde receberá a pintura básica da força aérea. O processo ainda vai incluir uma completa revisão na aeronave, que anteriormente voava no transporte de passageiros na Azul.

A FAB requisitou dois A330-200 para o Projeto KC-X3, que visa o emprego dos aviões em missões de reabastecimento e transporte. A Azul foi a vencedora da licitação para fornecer à força aérea duas aeronaves que serão futuramente convertidos para o padrão MRTT.

O primeiro avião de matrícula PR-AIS, que estava em uso nos voos comerciais da Azul, foi originalmente encomendado pela colombiana Avianca. Já a segunda aeronave, número de série MSN 1508, fazia parte do mesmo lote do primeiro avião e também foi operado inicialmente pela Avianca. O acordo assinado com a FAB previu que a Azul deveria adquirir o avião no mercado internacional para atender aos requisitos militares. Na ocasião o avião estava sendo operada pela britânica Titan Airways.

Dentro da força aérea os A330 receberão as matrículas o FAB 2901 e FAB 2902, sendo designados oficialmente como KC-30 e serão operados pelo Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT), o Esquadrão Corsário, que por vários anos voou com quatro KC-137, derivados do Boeing 707. Na época os aviões haviam sido adquiridos da Varig, sendo na sequência convertidos para o padrão KC-137.

Uma segunda licitação, que terá o contrato assinado com a Airbus, deverá acontecer para modificá-los para o padrão MRTT, que possibilitará o uso em operações de transportes e reabastecimento em voo. Todavia, ainda não foram repassados maiores detalhes pelo Comando da Aeronáutica.