NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


TV GLOBO - JORNAL NACIONAL


Com leitos lotados, Mato Grosso do Sul transfere pacientes de Covid para outros estados

Dois pacientes em estado grave embarcaram para São Paulo nesta segunda-feira (7) em um avião da FAB. Mato Grosso do Sul enfrenta o pior momento da pandemia.

Por Jornal Nacional | Publicada em 07/06/2021 22:08

Com hospitais lotados e fila de espera por leitos de UTI, o governo de Mato Grosso do Sul está transferindo pacientes de Covid para outros estados.

Dois pacientes embarcaram nesta segunda-feira (7) para São Paulo em um avião da FAB. Todos em estado grave. Desde domingo (6), já são sete os pacientes transferidos para a capital paulista.

O pai de Dilma estava há uma semana esperando um leito de UTI.

"Estamos felizes, mas o coração está dividido. Ainda sem notícias, mas estamos com esperança e fé em Deus porque o principal conseguimos: a vaga”, contou Dilma.

O Hospital Regional é a referência para o tratamento de pacientes com Covid. Desde 8 de março já está com mais de 100% de ocupação de leitos de UTI. Novos leitos foram abertos e ocupados, e a direção disse que não tem como ampliar atendimento porque a tubulação de oxigênio não comporta tantos pacientes.

Nesta segunda-feira, em Mato Grosso do Sul, são 271 pessoas internadas com quadros graves de Covid. Elas estão em UPAs e postos de saúde aguardando um leito de hospital.

"Nós estamos com pacientes intubados nas alas de enfermaria e na sala de emergência, e o que prejudica mais é a falta também de insumos e antibióticos que a gente não está conseguindo comprar”, destacou Rosana Leite de Melo, diretora do Hospital Regional.

Na semana passada, outros nove pacientes foram transferidos para Rondônia e ainda estão internados em Porto Velho.

Manaus ofereceu mais 20 vagas para receber pacientes de Mato Grosso do Sul. A cidade de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, ofereceu dez leitos.

Mato Grosso do Sul está enfrentando o pior momento desde o início da pandemia.

"A gente tem tido um aumento da transmissibilidade que está em torno de 1,12, ou seja, 100 pessoas transmitem para 112 pessoas o vírus nesse momento ", afirmou a infectologista Priscilla Alexandrino.

PORTAL G1


Homem de 67 anos, há dois anos na fila de transplantes no DF, vai receber coração de vítima de acidente no Rio de Janeiro

Órgão chegou na tarde desta segunda-feira (7). Transplante foi realizado pelo Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF).

Redação | Publicada em 07/06/2021 21:12

O coração de um homem, de 31 anos, que morreu em um acidente no Rio de Janeiro, foi doado para um paciente do Distrito Federal. O órgão chegou na tarde desta segunda-feira (7).

O receptor é um homem de 67 anos. Ele aguardava na fila de transplantes desde janeiro de 2019.

O órgão embarcou por volta das 14h, no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, em uma aeronave da Força Aérea Brasileira. O Corpo de Bombeiros de Brasília foi quem recebeu o coração e, de helicóptero, entregou a caixa térmica com a doação ao Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF).

Na equipe também havia profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

"Ressaltamos que apenas a integração dos diversos entes públicos envolvidos no processo de captação, transporte e transplante de órgãos possibilita que uma operação deste porte seja desencadeada e concluída com sucesso em tão pouco tempo", disse o Corpo de Bombeiros do DF.

"O emprego do recurso aéreo como meio de transporte permite vencer grandes distâncias, engarrafamentos e assim, salvar vidas", complementou a corporação.

Até a publicação desta reportagem, ainda não havia resultado da cirurgia.

DEFESA AÉREA & NAVAL


Oficiais Alunos do CAAVO realizam Instrução de Salto de Emergência na AFA


Guilherme Wiltgen | Publicada em 07/06/2021 11:20

No período de 14 a 23 de maio, dez Oficiais Alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais (CAAVO), T-1/2021, realizaram a Instrução de Salto de Emergência (ISE) na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga – SP. Após uma semana de instrução e treinamento, o salto de paraquedas enganchado ocorreu a partir da aeronave C-105 – Amazonas.

O salto é pré-requisito para a realização do Estágio Primário de Aviação (EPAv), onde os Oficiais Alunos realizarão voo na aeronave T-25 – Universal, no 2º Esquadrão de Instrução Aérea (EIA), na AFA, e permitiu a interoperabilidade entre militares da Marinha do Brasil (MB) e da Força Aérea Brasileira (FAB).

A instrução e o salto foram coordenados pelo Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (EAS), conhecido como PARA-SAR.

PORTAL METROPÓLES (DF)


Bombeiros levam coração a homem na fila de transplante há 2 anos

Órgão foi transportado do RJ ao DF em duas horas. Ação também contou com apoio da FAB e do Samu. Receptor tem 67 anos

Celimar De Meneses | Publicada em 07/06/2021 19:26

Para permitir o transporte de um órgão vital do Rio de Janeiro para Brasília, e assim salvar uma vida, a Força Aérea Brasileira (FAB), o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgênia (Samu) uniram forças nesta segunda-feira (7/6) e se mobilizaram para entregar um coração pronto para ser transplantado em um prazo de pouco mais de duas horas.

Homens da FAB receberam o órgão na capital fluminense e embarcaram às 14h do Aeroporto Internacional do Galeão. A aterrissagem no DF ocorreu por volta das 15h30.

No Aeroporto JK, equipes do CBMDF e do Samu receberam o coração e o levaram ao Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF), onde o órgão foi entregue às 16h04.

Doação

O doador foi um homem de 31 anos, vítima de acidente de trânsito. O receptor será um homem de 67 anos, que está na fila de transplantes desde janeiro de 2019.

Segundo os bombeiros, apenas a integração dos diversos entes públicos torna possível o processo de captação, transporte e transplante de órgãos em tão pouco tempo.

“O emprego do recurso aéreo como meio de transporte permite vencer grandes distâncias, engarrafamentos e, assim, salvar vidas. O CBMDF tem imenso orgulho em fazer parte dessa corrente em prol da vida”, afirma a corporação.

PORTAL AEROFLAP


Novo Comandante da Aeronáutica lança diretriz com recomendações para os próximos anos


Publicada em 07/06/2021 18:47

Foi publicada, na última quarta-feira (02) pela Força Aérea Brasileira (FAB), a Diretriz do Comandante 2021-2022.

No documento, o Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, que assumiu o cargo de Comandante da Aeronáutica no dia 12 de abril deste ano, orienta o efetivo da Força Aérea Brasileira (FAB) sobre diversos assuntos, com o objetivo de mostrar os rumos que a Organização deverá seguir nos próximos dois anos.

Nas considerações iniciais, o Oficial-General adianta que a visão de futuro apresenta a busca da sinergia da tríade homem, máquina e ambiente. Além disso, as orientações são focadas em todos os militares e civis da FAB. “Dirijo-me a todo o efetivo indistintamente considerado, seja oficial ou praça, homem ou mulher, civil ou militar, pois sem vocês não existe Força Aérea. A FAB somos todos nós”, declara.

O documento aborda temas como a consagração da missão fundamental da FAB; a relação intrínseca dos meios com a missão; a consolidação da Estrutura Organizacional; a capacitação dos militares da Força Aérea; o suporte às mulheres e aos homens da FAB; Ética: Princípios e Valores; os ativos patrimoniais no suporte à atividade-fim; a Ciência e a Tecnologia vocacionadas para a missão; o incremento da atividade espacial; a devida importância das estruturas sistêmicas; a observância à atividade cibernética; a vocação para a resposta à sociedade; integração com as demais Forças Armadas; a cooperação com as Forças Aéreas; a conexão com o Ministério da Defesa; e o trato com os Meios de Comunicação.

Atividades de conscientização

A Diretriz aponta para a intensificação das atividades de conscientização do efetivo sobre suas obrigações e responsabilidades enquanto profissionais militares.

Ao tratar sobre “Ética – Princípios e Valores”, a Diretriz ratifica o significado para a FAB do uso correto dos fardamentos.

“Ao citar o efetivo em sua completude, fração dele, ou mesmo o indivíduo, como importante representação singular do todo, não há nada que mais nos identifique do que o uniforme. A farda, em seus tons de azul, é um dos principais símbolos de nossa Instituição e a sua correta utilização, desde os seus mínimos complementos, culminando com a perfeita padronização de todas as inúmeras peças, deve constituir-se em motivo de orgulho, representando um dos maiores símbolos do sentimento de pertencimento à Força Aérea Brasileira”, direciona.

Resposta à sociedade

No que diz respeito à vocação para a resposta à sociedade, o Comandante da Aeronáutica destaca que por meio de ações de apoio à Nação, a FAB interage com diversas agências governamentais em suporte às operações de combate a incêndios, ajudas humanitárias e mitigação de desastres naturais, tanto no País, como somando-se em consórcio com outros países em esforço internacional.

“Ressaltam-se, ainda, as Operações de Recuperação de Nacionais, nas quais os meios da Força Aérea foram prontamente empregados para a repatriação e reintegração de cidadãos brasileiros isolados ou em perigo”, complementa.

Além de outras missões de destaque, o Comandante sublinhou a importância da continuidade dos trabalhos no enfrentamento à COVID-19 no País.

“Ainda dentro desse escopo, cabe ressaltar a manutenção do crucial apoio prestado à sociedade no curso da pandemia da COVID-19, onde nossas asas devem atuar de modo intenso para combater as mazelas geradas por essa doença”, pontua.

MINISTÉRIO DA DEFESA


Missão da Defesa é assegurada com apoio dos Projetos Estratégicos


Redação | Publicada em 07/06/2021 19:10

Brasília, 07/06/2021 - Na semana em que se comemora os 22 anos de criação do Ministério da Defesa, a Agência Defesa divulga uma série de matérias sobre a atuação da Pasta, que tem o Ministro de Estado da Defesa como autoridade incumbida de exercer a direção superior das Forças Armadas, constituídas pela Marinha do Brasil, pelo Exército Brasileiro e pela Força Aérea Brasileira. O Ministério da Defesa tem como uma de suas principais atribuições o estabelecimento de políticas voltadas à defesa e à segurança do País, em consonância com a Política Nacional de Defesa (PND), a Estratégia Nacional de Defesa (END) e o Livro Branco de Defesa Nacional (LBDN), documentos de alto nível de planejamento que são atualizados a cada quatro anos.

Compete, ainda, ao Ministério da Defesa, "formular a política e as diretrizes referentes aos produtos de defesa empregados nas atividades operacionais, inclusive armamentos, munições, meios de transporte e de comunicações, fardamentos e materiais de uso individual e coletivo, admitido delegações às Forças".

Às Forças Armadas, é atribuída a missão constitucional de defender a Pátria, tendo como objetivos nacionais de defesa garantir a soberania, o patrimônio nacional e a integridade territorial, contribuir para a estabilidade regional e para a paz e a segurança internacionais, entre outros. Assim sendo, para desempenhar o seu papel constitucional, a partir das diretrizes estabelecidas na END, foram definidos projetos estratégicos de cada uma das três Forças. Conheça alguns deles.

Marinha
A Marinha está à frente do Programa de Desenvolvimento de Submarinos, o PROSUB, que dotará a Indústria Nacional de Defesa com tecnologia nuclear de ponta. A concretização do programa fortalece, ainda, setores da indústria nacional de relevância estratégica para o desenvolvimento econômico do País. Priorizando a aquisição de componentes fabricados no Brasil, o PROSUB é um forte incentivo ao parque industrial nacional. Assim sendo, com total de cinco submarinos, sendo quatro de propulsão diesel-elétrica (convencional) e o primeiro do Brasil com propulsão nuclear. O Submarino Riachuelo (convencional), primogênito do programa, foi lançado ao mar em dezembro de 2018, seguido do submarino Humaitá (convencional), lançado em 2020.

Exército
O Projeto Estratégico Guarani prevê a renovação da família de blindados da Força Terrestre. O veículo anfíbio, empregado em diversos treinamentos, contribui na defesa e na proteção do País. A robustez da viatura e o custo reduzido de manutenção possibilitam sua utilização no fortalecimento das ações do Estado, na segurança e na defesa do território nacional. Com índice de nacionalização de cerca de 90%, o Guarani está alinhado com os objetivos da END, na medida em que colabora com o desenvolvimento da Indústria Nacional de Defesa, gerando divisas para o Brasil. Até o momento, do total de 1.460 blindados contratados, 482 já foram entregues.

Aeronáutica
Com a missão de manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional, a Força Aérea desenvolveu, em parceria com a Embraer, a aeronave KC-390, que projetou o Brasil como um dos grandes produtores de equipamentos de defesa no mundo. O novo cargueiro atende tanto às necessidades de caráter militar quanto de ajuda humanitária, cumprindo missões como de auxílio em caso de calamidades públicas. Em agosto de 2020, o cargueiro realizou a primeira missão real no exterior, em que transportou cerca de 5,5 toneladas de insumos hospitalares e alimentos para socorrer a população libanesa, impactada pela explosão no porto da capital Beirute. Em apoio à Operação COVID-19, a aeronave tem sido utilizada no transporte de medicamentos, materiais de saúde, vacinas e hospitais de campanha.

Saiba mais sobre os projetos estratégicos de Defesa em:
Projetos estratégicos da Marinha
Projetos estratégicos do Exército
Projetos estratégicos da Aeronáutica

Amanhã, confira matéria sobre o apoio das Forças Armadas à população brasileira, utilizando de características como capilaridade e inconteste capacidade logística, para prover o apoio do Estado brasileiro aos que mais necessitam.

OUTRAS MÍDIAS


AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DEFESA - Oficiais da EPCAR são destaques nacionais nas mídias sociais da FAB


Publicada em 07/06/2021 18:08

A Força Aérea Brasileira (FAB) atua em uma área tridimensional de 22 milhões de quilômetros quadrados. São ações de defesa, patrulhamento, busca e salvamento entre várias outras atividades para a garantia da soberania do espaço aéreo e a integração do território nacional. Para que estas missões sejam executadas com excelência, há várias outras atividades administrativas e de formação que são ministradas simultaneamente, capacitando os profissionais para a perfeita atuação quando esta lhe for solicitada. Em todo o Brasil, são centenas de Organizações Militares (OM) que atuam em suas respectivas missões para que a missão fim do Comando da Aeronáutica (COMAER) seja alcançada.

Como instituição pública, a FAB utiliza-se da comunicação para que a sociedade seja sempre informada das diversas atuações que são realizadas diariamente. São transportes de pessoas e de cargas, insumos, transporte de órgãos, missões de defesa no espaço aéreo, apoio aos Estados com a Operação COVID-19 dentre várias outras atuações, 24 horas por dia. Estas ações são divulgadas através da Rádio Força Aérea, do site oficial, revistas, informativos e pelas redes sociais oficiais da FAB. O órgão responsável pelas ações de comunicação social no COMAER é o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER), sediado em Brasília (DF) e que gerencia o Sistema de Comunicação Social da Aeronáutica (SISCOMSAE), com participação de militares sediados em todas as OM localizadas no Brasil e no exterior. A estes militares, o CECOMSAER os denominam como “elos”, pois eles são responsáveis por remeter, diariamente, inúmeras imagens e fatos que acontecem em suas respectivas unidades. Como forma de incentivar e destacar o trabalho dos elos, o Centro homenageia, mensalmente, àqueles que foram os responsáveis pelo envio da postagem que obteve maior engajamento entre seus seguidores.

Na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), estes elos também fazem o importante trabalho de divulgar as atividades da Escola e, no último mês de maio, a postagem que obteve maior engajamento nas mídias da FAB foi a de um aluno da EPCAR, imagem esta que foi registrada pela Capitão Aviadora Nathalie Freitas Gaspar, quando da entrega das platinas aos novos alunos e enviada para o Clube de Mídias da FAB pela Tenente Alyandra Cristina de Souza Vidal. A postagem engajou 45 mil seguidores no Instagram da Força Aérea e alcançou quase 400 mil pessoas. Para a Capitão Nathalie, que atua como Oficial Adjunta ao Primeiro Ano, Esquadrão Hércules, a imagem representa não apenas o momento vivido pelo aluno, mas a Escola como um todo. “Esta iniciativa é muito positiva pois dá um destaque para a Escola e a postagem foi uma forma de chamarmos a atenção para o nosso trabalho. É uma oportunidade de divulgarmos a Escola como um todo, não apenas a entrega das platinas, que foi registrado, mas a formação dos alunos nos três anos, em uma escola militar”, descreveu a oficial.

Elo do SISCOMSAE, a Tenente Alyandra já está familiarizada com mídias sociais, pois, além de atuar como docente em língua portuguesa no Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), ela também é a oficial responsável pelo clube de mídias, que é um trabalho extracurricular desenvolvido junto aos alunos, denominado NascenTV. Para a oficial, este reconhecimento é importante pois apresenta a preocupação da FAB em formar os futuros líderes da Força desde a idade jovem, além de motivar os alunos participantes do clube acerca das atividades inerentes a FAB e ao CPCAR. “O trabalho de mídia social com os alunos ajuda a solidificar a imagem da Força Aérea, mostrando o olhar jovem deles sobre a EPCAR e sobre a FAB para o meio externo. É extremamente importante a EPCAR, que é a Nascente do Poder Aéreo e berço de tantos líderes da FAB, ser destaque nas mídias nacionais, para que todo o público que acompanha as mídias sociais da Aeronáutica conheça a nossa Escola, sua história e tradição. Penso também que destacar a EPCAR é demonstrar o trabalho da Força com sua tropa mais jovem, podendo atrair a atenção, inclusive, para o futuro candidato ao CPCAR”, enalteceu.

Esta não é a primeira vez que um militar da EPCAR é destaque nas mídias sociais da FAB, por captar belas imagens e conseguir ampla repercussão. No mês de dezembro de 2020, o Sargento Pablo Júnior Alfim Domingos, um dos fotógrafos da Escola, foi o homenageado em âmbito nacional.