NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Grupo com 180 venezuelanos desembarca em Manaus em voo da FAB

Venezuelanos saíram de Roraima e ficarão em abrigo da Cáritas.

Por Patrick Marques, G1 Am | Publicado em 04/09 - 15h52

Um grupo com 180 venezuelanos refugiados desembarcou em Manaus na tarde desta terça-feira (4). Eles chegaram em um avião da Força Aérea Brasileira, às 14h30. Na capital amazonense, eles ficarão abrigados em uma Cáritas, localizada na Zona Sul.

Os imigrantes estavam em Roraima. A transferência acontece semanas após grandes conflitos registrados na barreira de Pacaraima e Venezuela.

Crise na Venezuela

A onda migratória para o Brasil, principalmente pela fronteira com Roraima, e a expansão para Estados vizinhos teve início ainda em meados de 2017. Os venezuelanos deixam o país de origem por conta da grave crise econômica e a falta de alimentos e se apresentam como refugiados, em condição de perseguição política ou crise humanitária. Em Manaus, buscam empregos e, principalmente, atendimento de saúde pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Voo da FAB leva mais de 200 venezuelanos para Manaus e Cuiabá

Imigrantes embarcaram em avião da FAB na manhã desta terça-feira (4). Este é o 9º voo do chamado processo de interiorização, que transfere refugiados de Roraima a outros estados.

Por G1 Rr, Boa Vista | Publicado em 04/09 - 08h51

Mais 204 venezuelanos foram interiorizados para o Amazonas e Mato Grosso nesta terça-feira (4). Eles foram levados em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) que decolou do Aeroporto Internacional de Boa Vista Atlas Brasil Cantanhede às 7h50 (8h50 de Brasília).

Segundo a Casa Civil da presidência, que coordena o processo, 180 venezuelanos foram para Manaus e 24 para Cuiabá. A primeira parada do boeing 767 será em Manaus, por volta das 9h. Depois, a aeronave segue para o Mato Grosso.

Depois do desembarque dos venezuelanos, o avião segue de volta a Boa Vista para mais uma etapa de interiorização na quarta-feira (5), quando outros refugiados serão transportados para São Paulo, Distrito Federal e Rio Grande do Sul.

Com o 9º voo, o número de pessoas levadas de Roraima para outros estados no processo de interiorização chega 1.303. O transporte de imigrantes de Roraima para o restante do país começou em abril.

O objetivo do governo federal é de transferir cerca de 400 venezuelanos por semana até o fim de setembro.

A interiorização conta com apoio da Agência da ONU para Refugiados (Acnur), da Agência da ONU para as Migrações (OIM), do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Para aderir à interiorização, o Acnur identifica os venezuelanos interessados em participar e cruza informações com as vagas disponíveis e o perfil dos abrigos participantes. Eles têm que estar documentados e vacinados.

Acirramento da violência

A saída de mais esse grupo de venezuelanos do estado ocorre quase três semanas após o mais recente caso de acirramento da violência na fronteira entre Pacaraima (RR) e a Venezuela.

No dia 18 de agosto, um grupo de brasileiros atacou acampamentos de venezuelanos, colocando fogo em objetos, roupas e documentos dos imigrantes.

A violência foi uma represália a um assalto: um comerciante disse que foi roubado e agredido em seu comércio por venezuelanos. Após o ataque dos brasileiros, 1,2 mil venezuelanos deixaram o Brasil, segundo o Exército.

 

AGÊNCIA SENADO


Plenário aprova novos embaixadores do Brasil na Suécia e na Austrália


Da Redação | Publicado em 04/09 - 19h07

O Plenário aprovou nesta terça-feira (4) a indicação dos novos embaixadores do Brasil na Suécia e na Austrália. Cumulativamente, os diplomatas assumem as representações brasileiras em outros seis países.

Nelson Antonio Tabajara de Oliveira responderá pela embaixada do Brasil na Suécia e na Letônia. O diplomata, de 61 anos, ingressou no Itamaraty em 1983. Ele serviu no Chile e na Índia, além de ter atuado na representação brasileira na Organização dos Estados Americanos (OEA). Seu nome foi aprovado por 49 votos a favor e três contra.

Em junho passado, durante sabatina na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), Nelson Tabajara destacou que empresas suecas — como Scania, Ericsson e Electrolux — são fortes investidoras no Brasil. Ele lembrou ainda a parceria o governo brasileiro com a companhia Saab para a produção dos caças Gripen.

— É um grande contrato que conseguimos para as Forças Armadas. Serão 36 caças. Em 2019, já começaremos talvez a produção. É um investimento de mais de US$ 5 bilhões, mas que terá retorno muito grande. Além da parceria, vamos nos tornar sócios da Saab para exportação para terceiros mercados — disse.

Austrália

Sérgio Eduardo Moreira Lima assumirá a embaixada do Brasil na Austrália. O diplomata responderá ainda pelas representações brasileiras em Ilhas Salomão, Papua Nova Guiné, Vanuatu, Fiji e Nauru. Ele tem 69 anos e ingressou no Itamaraty em 1973. Serviu em Portugal, Estados Unidos, Inglaterra, Israel, Chipre, Noruega, Islândia e Hungria. Seu nome foi aprovado por 42 votos a favor e 2 contra.

Em julho, Sérgio Lima foi sabatinado pela CRE. Ele afirmou que o intercâmbio comercial entre Brasil e Austrália tem potencial para aumentar mais de 400%. Uma das medidas anunciadas pelo diplomata será levar adidos militares ao país para promover a venda de aviões da Embraer e outros materiais de defesa.

— Os aviões da Embraer já estão por lá há 40 anos, mas esta é uma relação cheia de altos e baixos. Queremos torná-la uma parceria vencedora, e o cargueiro KC-390 cria esta condição. Temos o que oferecer, a tecnologia mais moderna, para uma nação que precisa cuidar da segurança referente a toda a região do Pacífico — afirmou.

 

CRE aprova acordo de sigilo militar com a Suécia e doação de blindados para o Uruguai


Publicado em 04/09 - 19h23

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou nesta terça-feira (4) o acordo com a Suécia para proteção mútua de informações sensíveis (PDS 93/2018). A proposta ajudará a proteger segredos tecnológicos e militares relacionados à fabricação dos caças militares Gripen, como explicou o senador Jorge Viana (PT-AC).

Os senadores também aprovaram um projeto de lei autorizando o governo brasileiro a doar 25 viaturas blindadas de combate para o Uruguai (PLC 91/2018). Mais informações com o repórter Floriano Filho, da Rádio Senado.

Imagem

 

JORNAL A CRÍTICA (MS)


Cerca de 40 mil pessoas devem conferir apresentação da Esquadrilha da Fumaça no dia 9


Da Redação | Publicado em 04/09 - 12h37

A Base Aérea de Campo Grande abre seus portões no domingo (9) para receber o público que irá conferir a apresentação da Esquadrilha da Fumaça. Estiveram hoje no Giro Estadual de Notícias a 1ª tenente Camila Barbieri e o 1º tenente Roberto Renato Lima da Silva, que falaram sobre a tradicional atração.

“A Base Aérea vai abrir os portões da ala 5 das 10h às 17h com a grande apresentação da Esquadrilha da Fumaça”, informaram os tenentes.

Os organizadores do evento estimam que cerca de 40 mil pessoas irão passar pelo local para conferir as atrações. A demonstração aérea será feita com as sete aeronaves A-29 Super-Tucano da Esquadrilha da Fumaça. O evento tem entrada gratuita, mas quem quiser pode colaborar com um quilo de alimento não perecível. Os alimentos serão revertidos para instituições assistenciais da Capital. Também haverá um posto de recolhimento de livros usados para o projeto Gibiteca.

A programação ainda inclui exposição de aviões de caça, aviões cargueiros, helicópteros e carros antigos.
Quer assistir ao próximo programa? Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:

RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 104,7 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS

Imagem

Clique no botão PLAY, no centro da imagem acima, e confira a entrevista.

 

JORNAL CORREIO DO ESTADO (MS)


Força Aérea vai ampliar ações de monitoramento em fronteiras

Ministro, Raul Jungmann, anunciou acordo de cooperação

Thiago Gomes | Publicado em 05/09 - 04h00

A Força Aérea Brasileira (FAB) ampliará as ações de monitoramento nas regiões de fronteira com a Bolívia e o Paraguai, a fim de fortalecer os trabalhos de combate ao tráfico de drogas e contrabando.

As formas em que se dará esse monitoramento ainda não estão detalhadas. Hoje, a FAB já é responsável pelas interceptações de voos clandestinos que entram no espaço aéreo brasileiro provenientes dos países vizinhos.

A informação da ampliação partiu do ministro de Segurança Pública, Raul Jungmann, que ontem participou do evento “Correio Debate 10 medidas contra o mercado ilegal: os 3 Poderes unidos contra o crime organizado”, em Brasília.

Segundo o ministro, será estabelecida uma parceria com a Força Aérea para a ampliação e, paralelamente, será feito acordo com a Marinha para monitorar todos os portos do Rio de Janeiro ao Espírito Santo. A ação visa à proteção das principais vias marítimas do Brasil para entrada e saída de mercadoria ilegal, inclusive drogas.

Conforme Jungmann, aproximadamente 40% dos produtos que circulam no Brasil são fruto de contrabando. “Grande parte das mercadorias ilegais passaram pelas nossas fronteiras e isso representa uma evasão de recursos importantes para o setor econômico. Esse desvio resulta em menos emprego e em menos impostos, que são fundamentais para a saúde, para a educação e para a segurança”, afirmou. De acordo com Jungmann, a legislação precisa ser aperfeiçoada porque as multas e punição são baixas.

O ministro frisou que o Brasil tem a terceira maior fronteira, com cerca de 17 mil km, sendo aproximadamente 9 mil km de fronteiras molhadas.

“Nós fazemos fronteira com 10 países, sendo quatro produtores de drogas e pelo menos três deles são fontes de contrabando e pirataria”, alertou. “A fronteira norte do Brasil é composta por rios de penetração, com milhares de vias por onde transitam essas mercadorias e crimes”, disse.

INTEGRAÇÃO

Jungmann voltou a defender a integração dos organismos policiais dos países envolvidos nas questões do tráfico e contrabando. “As grandes facções brasileiras se nacionalizaram e depois se transnacionalizam. Esse tipo de crime não se resolverá apenas com estratégia nacional”, afirmou.

O Brasil assumiu recentemente a Secretaria Executiva da Comunidade de Polícias das Américas (Ameripol) e lidera movimento para que se torne uma polícia como a Interpol e a Europol. Segundo o ministro, a Ameripol não tem identidade jurídica internacional, sem a prerrogativa de realizar, por exemplo, uma perseguição ou uma expedição de mandados de busca e apreensão.

“Nós precisamos de um órgão para discutir a convergência da legislação entre os países da América do Sul. Nós temos divergências em termos de tipificação, de estabelecimento de sanções e, sobretudo, temos um deficit de integração de inteligência”, ponderou.

Jungmann destacou que o atual governo estruturou o Programa de Proteção Integrada de Fronteiras, que visa à integração de todos os órgãos em níveis federal e estadual.

 

OUTRAS MÍDIAS


JP NEWS (MS) - Com Esquadrilha da Fumaça, base Aérea se prepara para receber população neste domingo

Organização espera a visita de mais de 40 mil pessoas

Por Redação | Publicado em 04/09 - 13h21

Durante entrevista à Rádio CBN Campo Grande, o comandante da Ala 5, brigadeiro Augusto Cesar, falou sobre o "Domingo Aéreo", dia de portas abertas da Base Aérea. A Esquadrilha da Fumaça vai se apresentar no evento. Confira todos os detalhes na entrevista:

Imagem