NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Mãe de menina do RN que ganhou coração no Recife quer conhecer família de doador

A dona de casa Núbia Barbosa, de 46 anos, está na capital pernambucana, onde Brunna Silveira Lopes, de 7 anos, passou por transplante.

Publicada em 04/04/2019 12:38

Horas depois do transplante, a mãe de Brunna Silveira Lopes, de 7 anos, estava ansiosa para poder ver a filha, que saiu do Rio Grande do Norte para ganhar um novo coração, no Recife. A menina está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A dona de casa Núbia Emanuela Barbosa, de 46 anos, contou ao G1, nesta quinta-feira (4), que quer conhecer a família de quem autorizou a doação do órgão.

O transplante foi realizado na madrugada desta quinta, no Instituto de Medicina Integral Fernando Figueira (Imip), nos Coelhos, na área central da capital pernambucana. Por nota, a unidade de saúde informou, durante a manhã, que a menina seguia internada na UTI em estado muito grave.

Em entrevista ao G1, por telefone, Núbia contou que tudo aconteceu de forma muito rápida. Assim que chegou à capital pernambucana com a filha, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), na quarta-feira (3), ela recebeu a informação da equipe médica de que havia sido doado um coração para a menina, que tem uma cardiopatia grave.

A dona de casa afirmou que, em seguida, foi feito um exame de compatibilidade do órgão, que deu positivo. Evangélica, ela disse ter feito muitas orações. "Foi Deus quem conseguiu esse coração para Brunna", declarou.

Para ela, agora começa uma nova fase na vida de Brunna, da família e de todos que acompanharam a luta da criança em busca do transplante. “O médico disse que vai me chamar para conversar e vamos saber como foi a cirurgia. Depois, começa a recuperação”, comentou.

Antes de conseguir o novo órgão, Brunna foi mantida viva por estar ligada a uma máquina de "oxigenação por membrana extracorpórea", conhecida como ECMO.

Segundo o médico Madson Vidal, que acompanha a menina no Rio Grande do Norte, ela nasceu com um problema chamado "transposição das grandes artérias" e passou por um cirurgia paliativa ainda quando bebê.

Paciente do Sistema Único de Saúde (SUS), Brunna recebeu acompanhamento médico pela sua condição, mas, nas últimas duas semanas, precisou passar por um novo procedimento para melhorar a sua oxigenação. Segundo o médico, o tom de pele dela estava cada vez mais "roxo". Neste novo procedimento, no entanto, o coração não suportou a circulação, de acordo com Vidal.

Luta

O Imip foi acionado pelo Sistema Nacional de Transplantes para receber Brunna e ela entrou na lista de prioridade máxima para doação de coração. Antes disso, a Central Nacional de Transplantes e a Justiça haviam negado autorização para o transplante no Hospital Rio Grande, onde ela estava internada.

A situação gerou um desabafo do médico Madson Vidal, que repercutiu redes sociais. "Não se deveria fazer contas ou haver 'burocracias' para tentar salvar uma vida", disse.

Após uma mobilização de vários órgãos, foi viabilizada a transferência de Brunna para o Recife, em uma operação que envolveu 20 profissionais de diferentes áreas.

Na quarta-feira, antes de o coração compatível ser encontrado, o médico Fernando Augusto Figueira, do Imip, fez um apelo para que as famílias tomem conhecimento sobre a importância da doação de órgãos.

Fila

Dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), na quarta-feira (3), apontam que mais de mil pessoas estão na fila de espera para transplante de órgãos em Pernambuco. O número, segundo o governo estadual, poderia ser menor, caso mais famílias aceitassem doar os órgãos de entes falecidos.

Nos dois primeiros meses do ano, o índice de recusa foi de 36%. Segundo a Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE), um percentual aceitável de negativas deveria ficar em torno de 30%. Entre janeiro e fevereiro de 2019, Pernambuco realizou 93 transplantes de órgãos sólidos, entre coração (8), rim (56) e fígado (27) - um a mais que o mesmo período em 2018.

No Brasil, a doação só pode ser efetuada com a autorização de um parente de até segundo grau. De acordo com a pasta, a dificuldade em diminuir o número de pacientes na fila de espera por transplantes está diretamente ligada à falta de informações e preconceito.

Epcar abre inscrições para Curso Preparatório de Cadetes do Ar em Barbacena

Estão disponíveis 180 vagas para adolescentes e jovens. Confira critérios e como se inscrever.

G1 Zona Da Mata | Publicada em 04/04/2019 16:49

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) abriu nesta quinta-feira (4) as inscrições para 180 vagas no Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) 2020 em Barbacena.

Os interessados têm até as 15h do dia 23 de abril para se inscrever na página da Divisão de Admissão e Seleção, onde também estão publicados o edital e as documentações referentes à seleção. A taxa de inscrição é de R$ 60.

O edital prevê a seleção de 160 alunos e 20 alunas. Destas vagas, 32 no sexo masculino e 4 no sexo feminino estão reservadas para alunos que se autodeclaram negros, atendendo ao percentual de 20% determinado Lei nº 12.990, de 9 de junho de 2014. Esta autodeclaração será confirmada procedimento de heteroidentificação complementar (PHC) obrigatório por ocasião da Concentração Final.

Para ser matriculado no curso, é preciso cumprir todas as exigências previstas nas Instruções Específicas: não possuir menos de 14 nem completar 19 anos de idade até 31 de dezembro de 2020; já ter concluído o Ensino Fundamental, na data da Concentração Final do certame, em janeiro do ano que vem.

O edital informa que o processo seletivo é composto de provas escritas de línguas portuguesa e inglesa, redação e matemática previstas para 7 de julho em local a ser divulgado; inspeção de saúde; exame de aptidão psicológica; teste de avaliação do condicionamento físico, entre outras etapas.

Os aprovados em todas as etapas deste processo seletivo e selecionados pela Junta Especial de Avaliação deverão se apresentar em 18 de janeiro do ano que vem na Epcar, Rua Santos Dumont, n°149, Bairro São José, para habilitação à matrícula.

O curso tem duração de três anos, sob regime de internato, sendo equivalente ao Ensino Médio regular do Sistema Nacional de Ensino. Além disso, a preparação abrange instruções nos campos geral e militar.

Após a conclusão do curso com aproveitamento, o aluno receberá os certificados de conclusão do Ensino Médio e do próprio CPCAR. Também poderá concorrer ao número de vagas previsto à matrícula no primeiro ano do Curso de Formação de Oficiais Aviadores da Academia da Força Aérea (AFA).

Primeiro caça Gripen produzido pela Embraer de Gavião Peixoto será entregue em 2024

Aeronaves serão produzidas em parceria com empresa sueca. FAB encomendou 36 caças.

G1 São Carlos E Araraquara | Publicada em 04/04/2019 17:13

A Embraer confirmou, nesta quinta-feira (4), que a entrega do primeiro caça Gripen feito no Brasil será em 2024. A produção será na unidade de Gavião Peixoto (SP) em parceria com a empresa sueca Saab.

Projeto e fabricação

O projeto da aeronave já está sendo desenvolvido e até 2021 a Força Aérea Brasileira (FAB) receberá o primeiro dos 36 caças encomendados por US$ 5,4 bilhões.

O trabalho geral de produção dos caças no Brasil será coordenado pela Embraer e a montagem dos aviões realizada na fábrica de Gavião Peixoto.

O caça é desenvolvido na Suécia desde os anos 1980. A FAB solicitou um display panorâmico, que não existe em nenhuma versão, o que deixou o valor da compra US$ 900 milhões maior.

A Saab comprou 15% da empresa de engenharia Akaer, que receberá parte da transferência da tecnologia exigida pela FAB e investiu outros US$ 150 milhões em uma fábrica em parceria com o Grupo Inbra, em São Bernardo do Campo, onde serão produzidas pequenas peças metálicas e aeroestruturas.

KC-390

Além disso, a Embraer também vai entregar, neste ano, o primeiro cargueiro KC-390 para a FAB. A aeronave de transporte militar é a maior já fabricada no país. Os outros 27 do mesmo modelo serão entregues até 2021.

A empresa está em conversas adiantadas para vender cinco aviões do modelo KC-390 para Portugal, segundo o diretor do programa KC-390 na fabricante brasileira de aeronaves, Walter Pinto Jr.

A Embraer é a terceira maior empresa de aviação do mundo, atrás da Boeing e da Airbus.

JORNAL DO SENADO


CAE vai discutir Previdência dos Militares


Bruno Lourenço | Publicada em 04/04/2019 11:20 | Atualizado em 04/04/2019 16:20

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) vai discutir em audiência pública, na próxima terça-feira (9), a reforma na previdência dos militares. O debate já teve uma prévia durante encontro com o ministro da Economia, Paulo Guedes. Senadores como Paulo Paim (PT-RS) e Eliziane Gama (Cidadania-MA) questionaram tratamento diferenciado à categoria. Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) disse não ver privilégios aos militares, enquanto Oriovisto Guimarães (Pode-PR) sugeriu adoção do modelo norte-americano. A reportagem é de Bruno Lourenço, da Rádio Senado.

OUTRAS MÍDIAS


AEROMAGAZINE - Com caças, aviões radar e mais | FAB realiza exercício de guerra na base de Canoas, no RS

Manobra envolve caças, aviões radar, de reconhecimento e de reabastecimento em voo

Edmundo Ubiratan | Publicada em 04/04/2019 21:28

A Força Aérea Brasileira iniciou um exercício de combate aéreo no Rio Grande do Sul, que se prolongará até o próximo dia 16 de abril. O treinamento, que ocorre na base aérea de Canoas, é focado em missões de combate além do alcance visual, visando treinar pilotos, controladores e equipes de solo para executarem ações dentro do atual cenário de guerra global.

A missão de treinamento inclui a participação de aeronaves de esquadrões de Manaus (AM), Anápolis (GO), Campo Grande (MS), Rio de Janeiro (RJ) e Santa Maria (RS), envolvendo os caças F-5M e A-1M, a aeronave-radar E-99, o avião de reconhecimento R-35, assim como o reabastecedor KC-130. O helicóptero H-36 Caracal (H225M) atua como suporte para missões de busca e salvamento.

O emprego de mísseis BVR (Beyond Visual Range) proporciona ao atacante um aumento do elemento surpresa e maior segurança ao piloto, permitindo atuar de maior distância do inimigo, dificultando assim o contra-ataque e mantendo a ameaça distante de alvos prioritários.

Mesmo com orçamento reduzido a FAB, assim como as demais forças, tem mantido um constante aperfeiçoamento de técnicas de defesa e operação ao longo do ano. Um dos principais benefícios ao país para esse tipo de exercício é permitir a melhoria dos tempos de resposta para emergência, permitindo atender no menor tempo possível situações de resgate e de mobilização nacional, como a tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais.

"Exercícios como esse são indispensáveis para a FAB manter sua capacidade de desdobramento, ou seja, estrategicamente ser capaz de se mobilizar para qualquer região do país com homens e máquinas altamente preparados para atuarem em um alto nível de integração e excelência", afirma o comandante da Ala 3, brigadeiro do ar Raimundo Nogueira Lopes Neto.

LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO COM DRONES

A FAB ainda realizou um treinamento para o uso de aeronaves não-tripuladascom foco em atividades de levantamento da topografia local e da altimetria por meio de pares de fotografias aéreas, além de análise de obstáculos no entorno de aeródromos. O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), realizou o exercício em parceria com a empresa Azzimute AeroSense, onde foi analisado as características da superfície do terreno, sua forma e outras características tridimensionais. Neste caso, são verificados os objetos naturais (árvores e rochas) e artificiais (edifícios, ruas, calçadas e paisagismo).

"Duas das maiores demandas que temos no contexto de aeródromos é o levantamento topográfico e a análise de obstáculos. O uso de uma aeronave remotamente pilotada configura ganho operacional devido à economicidade de tempo e mão de obra”, explicou o tenente Eduardo Silva.

O objetivo é registrar o operador e gerar certificados para as aeronaves não tripuladas com peso máximo de decolagem entre 250 gramas até 25 kg, que pretendam voar até 400 pés acima do nível do solo e em linha de visada visual (VLOS).

O exercício ocorreu no campo de aeromodelismo da Ilha do Governador, onde está situado o aeroporto internacional do Rio de Janeiro, em que foram apresentados os tipos de drones, seus modos de funcionamento e a instrução de pilotagem. Enquanto o módulo de fotografia aconteceu no Aterro do Flamengo, onde foram realizados fotogrametria do local, gerando, em poucos minutos, o perfil com as dimensões e alturas pertinentes do Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial.

AEROFLAP - FAB realiza mais de 50 reuniões em três dias da feira de segurança e defesa


Agência Força Aérea | Publicada em 04/04/2019 20:00

O Comando da Aeronáutica realizou mais de 50 reuniões ao longo dos três primeiros dias da Feira de Segurança e Defesa – LAAD 2019, que se encerra nesta sexta-feira (05/04), no Rio de Janeiro (RJ).

Foram abordados assuntos como cooperação, intercâmbio de estudo e formação, treinamento operacional, troca de informações operacionais, de manutenção e logísticas para as áreas de aviação militar e de controle do espaço aéreo.

“A LAAD é uma oportunidade para a FAB apresentar sua capacidade de desenvolver e conduzir projetos de alta tecnologia que contribuirão para o incremento da base industrial de defesa”, afirmou o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.

De acordo com o Coronel Aviador Helcio José Jasiocha Soares, membro da equipe de Coordenação da FAB na LAAD, o evento abre oportunidades para fortalecer os laços entre as nações e a confiança mútua.

“As visitas permitem troca de informações. Aqui temos condições de conhecer novas tecnologias, produtos e empresas, visando fomentar o comércio com os diversos países”, afirmou.

Reuniões

Os delegados, representantes oficiais da FAB, também cumpriram uma agenda intensa com cerca de 80 visitas às empresas nacionais e internacionais. São oito delegados realizando visitas diárias com o objetivo de conhecer e mapear o que cada indústria tem a oferecer.

O Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), o Comando-Geral de Apoio (COMGAP), o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), o Comando de Preparo (COMPREP), a Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA), o Comando Geral do Pessoal (COMGEP) e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) também realizaram cerca de 20 reuniões com empresas para atualização de projetos e entendimento de tecnologias.

Projetos

Dentre os projetos estratégicos da FAB apresentados na feira, estão a nova aeronave de combate F-39 Gripen, o novo avião multimissão KC-390 e o Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE).

Estes projetos incorporam a concepção da Dimensão 22, que enfatiza a área em que a Força Aérea é responsável por Controlar, Defender e Integrar o país.