NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL DEFESANET


Primeiro escalão de militares do Comando Militar do Nordeste parte para Operação Acolhida


Da Redação | Publicada em 04/02/2022 10:45

No dia 2 de fevereiro, o Comando Militar do Nordeste (CMNE) promoveu o embarque do primeiro escalão de militares que irão compor o 13º Contingente da Força-Tarefa Logística Humanitária da Operação Acolhida. Uma cerimônia militar na Base Aérea do Recife, presidida pelo Comandante Militar do Nordeste, General de Exército Richard Fernandez Nunes, marcou o embarque de 115 militares rumo ao estado de Roraima, onde a missão brasileira atua no ordenamento da fronteira com a Venezuela, no apoio aos imigrantes oriundos do país vizinho e na interiorização de venezuelanos para outros estados do Brasil.

O 13º Contingente, que assumirá a missão no dia 14 de fevereiro, será composto por 319 militares do CMNE e 204 militares do Comando Militar do Norte (CMN), sediado em Belém (PA). Os integrantes do contingente nordestino são originários de organizações militares das cidades pernambucanas de Garanhuns, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Petrolina e São Bento do Una, além do Recife. No Nordeste, também participam do contingente militares de quartéis sediados em Aracaju (SE), Barreiras (BA), Caicó (RN), Campina Grande (PB), Crateús (CE), Feira de Santana (BA), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Natal (RN), Paulo Afonso (BA), Picos (PI), Salvador (BA) e Teresina (PI). Os embarques, partindo do Recife, serão realizados em quatro escalões: nos dias 2, 7, 9 e 10 de fevereiro. 

Em Roraima, os integrantes do CMNE e do CMN farão parte do componente militar da Operação Acolhida, que conta, também, com atuação de organismos do poder público, do Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), de organizações não-governamentais e outras instituições civis. A ação conjunta e interagências acontece desde março de 2018 e visa proteger os venezuelanos que atravessam a fronteira, prestando auxílio humanitário aos imigrantes em situação de vulnerabilidade, refugiados da crise política, institucional e socioeconômica que acomete a República Bolivariana da Venezuela.

O Comando Militar do Nordeste já enviou militares em outras ocasiões: em 2018, no 3º Contingente; e 2020, no 8º Contingente. Cada contingente permanece na missão por cerca de cinco meses, atuando nas cidades de Boa Vista e Pacaraima, ambas em Roraima; e em Manaus, no Amazonas.

Participantes

Também participaram do evento o Comandante da 7ª Divisão de Exército, General de Divisão Vinícius Ferreira Martinelli; o Comandante da 7ª Região Militar, General de Divisão Francisco Carlos Machado Silva; o Comandante da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, General de Brigada André Luiz Aguiar Ribeiro; e o Comandante da Base Aérea de Recife, Coronel Aviador Rodrigo Santos de Faria.

IV COMAR está sob novo Comando

A cerimônia de passagem de Comando do Quarto Comando Aéreo Regional foi realizada na sexta-feira (28/01) e marcou a despedida do serviço ativo do Major-Brigadeiro do Ar Paulo Roberto de Barros Chã

Da Redação | Publicada em 04/02/2022 09:09

O Quarto Comando Aéreo Regional (IV COMAR) tem novo Comandante. Em cerimônia realizada na sexta-feira (28/01), o Major-Brigadeiro do Ar Paulo Roberto de Barros Chã passou o comando da Organização Militar ao Brigadeiro do Ar Alan Elvis de Lima. A solenidade foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, que comandou a Unidade no período de 2014 a 2016. 

O ato de passagem do cargo foi presidido pelo Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar José Augusto Crepaldi Affonso. Participaram, ainda, da cerimônia o Comandante-Geral de Apoio, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic; o Ex-Comandante do IV COMAR, Tenente-Brigadeiro Aprígio Eduardo de Moura Azevedo; o Diretor do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo, Vice-Almirante Guilherme Dionízio Alves; e o Comandante da Segunda Divisão de Exército, General de Divisão Edson Diehl Ripoli, dentre outras autoridades civis e militares.

Após o ato de passagem, foi procedida a despedida do serviço ativo do Major-Brigadeiro do Chã, que se despediu do IV COMAR e da Força Aérea Brasileira. “O Comando é o privilégio e a honraria de poucos, onde temos a oportunidade de aprender mais do que ensinar. Ao assumir o cargo de Comandante do Quarto Comando Aéreo Regional, tinha plena consciência da extrema responsabilidade em manter o legado de militares que dedicaram a sua vida em prol desta Unidade, com a missão de representar o Comando da Aeronáutica na jurisdição de São Paulo e Mato Grosso do Sul”, destacou.

Na ocasião, também houve o descerramento do quadro do Major-Brigadeiro Chã, na galeria de Ex-Comandantes da Unidade, que também recebeu a insígnia de Major-Brigadeiro do Ar, pelas mãos do Tenente André Simões de Oliveira, em homenagem a passagem para a reserva. “Por mais que estejamos prontos para este momento, a emoção inunda a nossa alma, e buscando estímulos para compreender a hora da partida, lembro das sábias palavras de Fernando Pessoa: O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade que elas acontecem”, completou o Oficial-General.

Novo Comandante

O Brigadeiro Elvis, que assume o Comando do IV COMAR, é praça desde 1987, com mais de 3 mil horas de voo, em mais de 30 aeronaves diferentes, incluindo aviões e helicópteros, dos quais destacam-se: T-27 Tucano, C-95 Bandeirante, C-97 Brasília, U-35 Learjet, Agusta A-109C, entre outras.

Foi Chefe da Divisão de Formação do IPEV, Chefe do Grupo de Acompanhamento e Controle na EMBRAER, Adido Naval e Aeronáutico da Espanha, Presidente da Comissão Coordenadora da Programa Aeronave de Combate, dentre outros cargos.