NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


Do “14-Bis ao 14-X“, conheça a história por trás da Operação Cruzeiro da FAB


Dcta, Por Tenente Larissa | Publicada em 03/12/2021 09:00

A história da aviação no Brasil vai além dos 80 anos de existência da Força Aérea Brasileira (FAB). A indústria aeronáutica nacional não existiria sem a contribuição de pessoas dedicadas à ciência e ao desenvolvimento do País ao longo de toda a história nacional, como o “Pai da Aviação”, o célebre Alberto Santos-Dumont.

O jovem sonhador alçou novos ares quando, em 23 de outubro de 1906, uma aeronave, denominada 14-Bis, decolou no Campo de Bagatelle (França), mantendo-se a três metros de altura ao longo de 60 metros. Era o marco da aviação e em homenagem a tal feito o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira é comemorado em 23 de outubro de cada ano.

Outro visionário, foi Casimiro Montenegro Filho, que assumiu a missão de fundar as bases de uma indústria de aviação nacional. Nascia, assim, o Centro Técnico de Aeronáutica (CTA) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), a primeira escola de formação de engenheiros aeronáuticos do Brasil, no ano de 1950, na cidade de São José dos Campos (SP).

Vale destacar, ainda, o grande marco da época, o projeto do primeiro avião comercial desenvolvido no Brasil, liderado pelo Major Aviador e Engenheiro formado no ITA (turma 1962), Ozires Silva: a construção da aeronave Bandeirante, que realizou o seu voo inaugural em 22 de outubro de 1968.

A aeronave estimulou a aviação regional no País e deu início à Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), que viria a se tornar a terceira maior fabricante de aeronaves comerciais do mundo.

A criação do CTA, atual Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), trouxe oportunidades, desafios e um futuro promissor para o desenvolvimento tecnológico do País. Em seus mais de 50 anos de história, o DCTA tem como missão “Desenvolver soluções científico-tecnológicas no campo do Poder Aeroespacial, a fim de contribuir para a manutenção da soberania do espaço aéreo e a integração nacional”, fator que impulsiona essa Organização Militar a buscar meios de contribuir com o desenvolvimento da sociedade e domínio do setor aeroespacial.

Para o Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, a Organização Militar apresenta em toda sua história grandes feitos que tem impulsionado ainda mais o desenvolvimento tecnológico.

“O DCTA é responsável por entregas de grande relevância para a sociedade, isso remonta desde invenções como o motor a álcool que foi concebido aqui. A produção de tecnologia e inovação é o que move o Departamento. Todo conhecimento empregado em projetos revela a maturidade e entrosamento sinérgico entre pesquisa pura e aplicada”, afirma o Oficial-General. 

A Era Espacial Brasileira

A FAB deu início a seus trabalhos e estudos no setor Espacial no ano de 1963 com a criação do atual Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), localizado em Natal, no Rio Grande do Norte.

Mais tarde, com a criação do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) foi desenvolvido a família Sonda de foguetes, que permitiu ao Brasil o domínio das tecnologias necessárias para o projeto de um Veículo Lançador de Satélites (VLS) e incitou a construção de um novo centro de lançamento de foguetes, uma vez que o CLBI não comportava o lançamento de um foguete do porte do VLS.

Nascia assim, em 1983, o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) com o objetivo de realizar lançamentos e rastreio de engenhos aeroespaciais, ampliando a capacidade científica, tecnológica e de inovação da FAB.

Vale ressaltar que as tecnologias do setor espacial costumam ser de conhecimento restrito aos países detentores desse conhecimento. Nesse sentido, o domínio de tecnologia no setor aeroespacial proporciona a autonomia aos países que a detém, evidenciando a capacidade da indústria nacional, além da grande visibilidade e projeção de poder no cenário mundial.

A Era Hipersônica Brasileira

O setor aeroespacial, desde o último século, busca evoluir e encontrar alternativas para tornar o voo hipersônico uma realidade. Nesse sentido, o DCTA tem em seu escopo um projeto que visa demonstrar toda a capacidade do Brasil em desenvolver um motor hipersônico e foguetes para a realização de experimentos aeroespaciais.

O projeto de Propulsão Hipersônica 14-X (PropHiper), desenvolvido pelo Instituto de Estudos Avançados (IEAv) desde 2008, visa capacitar o Brasil na área estratégica e prioritária da hipersônica por meio da operação em voo de um sistema com propulsão hipersônica aspirada (tecnologia Scramjet).

O projeto 14-X foi batizado desta forma em homenagem ao centenário, em 2006, do primeiro voo do 14-Bis. Fato que contribui para o surgimento da Campanha atual do “14-Bis ao 14-X”, que foi pensada por demonstrar a concepção de duas grandes ideias.

Nesse sentido, o 14-X evidencia a mesma importância que o 14-Bis teve na época para Santos-Dumont, um homem que rompeu as barreiras da tecnologia e inovação, fato que o projeto hipersônico visa alcançar na atualidade, uma vez que o Brasil vai utilizar um veículo espacial para habilitar uma tecnologia Aeronáutica. 

Na próxima reportagem do especial “Do 14-Bis ao 14-X”, a FAB mostrará como o Projeto vem sendo desenvolvido e como será a Operação Cruzeiro, na qual ocorrerá o lançamento do Veículo Acelerador Hipersônico (VAH) equipado com a carga útil do IEAv, denominada 14-XS, com a finalidade de proporcionar as condições necessárias para o ensaio em voo do Demonstrador de Tecnologia Scramjet (DTS), a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e utilizando o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) como Estação Remota.

PORTAL AEROFLAP


Operação Cruzeiro: FAB se prepara para testar o motor hipersônico 14-X


Dcta, Por Tenente Larissa | Publicada em 03/12/2021 10:00

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), situado em São José dos Campos (SP), iniciou os preparativos da Operação Cruzeiro com o envio de materiais do primeiro teste de voo do motor aeronáutico hipersônico 14-X, desenvolvido pelo Instituto de Estudos Avançados (IEAv), para o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

Os equipamentos foram enviados de duas formas: via terrestre e aérea, partindo de São José dos Campos (SP). No dia 17 de novembro, foi enviado o primeiro carregamento, via terrestre, saindo do Centro de Transporte Logístico da Aeronáutica (CTLA), contendo os cilindros de gases que serão utilizados na carga útil do 14-X.

A segunda etapa, também via terrestre, deslocou-se do Grupamento de Apoio de São José dos Campos (GAP-SJ), no dia 23 de novembro, levando o apoio para a campanha como carrinho elétrico e outras peças.

No dia 28 de novembro, a aeronave C-130 Hércules, operada pelo Esquadrão Gordo (1º/1º GT), realizou o carregamento dos motores foguetes, componentes pirotécnicos, módulos, empenas, bancos de controle e a carga útil do motor.

Já no dia 29 de novembro, a aeronave KC-390 Millennium, operado pelo Esquadrão Zeus (1º GTT), realizou o transporte das equipes do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e do Instituto de Estudos Avançados (IEAv).

A aeronave transportou também doações, arrecadadas durante o Concerto Sinfônico da Banda de Música do DCTA, e testes de COVID-19, doados pela Associação Desportista Classista da EMBRAER (ADC EMBRAER), para as Agrovilas da cidade de Alcântara (MA).

14-X – A Era Hipersônica Brasileira

O setor aeroespacial, desde o último século, busca evoluir e encontrar alternativas para tornar o voo hipersônico uma realidade. Nesse sentido, o DCTA tem em seu escopo um projeto que visa demonstrar toda a capacidade do Brasil em desenvolver um motor hipersônico e foguetes para a realização de experimentos aeroespaciais.

O projeto de Propulsão Hipersônica 14-X (PropHiper), desenvolvido pelo Instituto de Estudos Avançados (IEAv) desde 2008, visa capacitar o Brasil na área estratégica e prioritária da hipersônica por meio da operação em voo de um sistema com propulsão hipersônica aspirada (tecnologia Scramjet).

O projeto 14-X foi batizado desta forma em homenagem ao centenário, em 2006, do primeiro voo do 14-Bis. Fato que contribui para o surgimento da Campanha atual do “14-Bis ao 14-X”, que foi pensada por demonstrar a concepção de duas grandes ideias.

Nesse sentido, o 14-X evidencia a mesma importância que o 14-Bis teve na época para Santos-Dumont, um homem que rompeu as barreiras da tecnologia e inovação, fato que o projeto hipersônico visa alcançar na atualidade, uma vez que iremos utilizar um veículo espacial para habilitar uma tecnologia Aeronáutica. 

Na Operação Cruzeiro, ocorrerá o lançamento Veículo Acelerador Hipersônico (VAH) equipado com a carga útil do IEAv, denominada 14-XS, com a finalidade de proporcionar as condições necessárias para o ensaio em voo do Demonstrador de Tecnologia Scramjet (DTS), a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e utilizando o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) como Estação Remota.

Torre de controle de São Pedro da Aldeia recebe prêmio da FAB


Gabriel Centeno | Publicada em 03/12/2021 09:00

Durante a Reunião de Coordenação Operacional de 2021, realizada pelo Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE), em São Paulo, a Torre de Controle Aldeia (TWR-ES) da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia obteve a primeira posição em sua categoria, com o índice de 100% de eficiência.

O CRCEA-SE é responsável por prover os serviços de controle do espaço aéreo e telecomunicações do COMAER em sua área de jurisdição, que abrange os terminais aéreos de São Paulo e Rio de Janeiro e inclui seis dos aeroportos de maior volume de fluxo aéreo do País, tais como: Guarulhos, Congonhas, Tom Jobim, Santos Dumont, Marte e Jacarepaguá.

Ressalta-se ainda que os outros Provedores de Serviço de Navegação Aérea da BAeNSPA: Controle de Aproximação de Aldeia (APP-ES), Estação Meteorológica de Superfície (EMS-ES), Centro Meteorológico Militar (CMM-ES) também figuraram entre os primeiros colocados.

Essa premiação corrobora com a busca da satisfação dos clientes, no atendimento às normas técnicas em vigor, mantendo o comprometimento com a segurança da aviação e a mentalidade de melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade. 

SAAB disponibiliza novos wallpapers gratuitos do Gripen


Gabriel Centeno | Publicada em 03/12/2021 11:00

A Saab divulgou hoje (03) 15 novas imagens em alta resolução dos novos caças Gripen de produção em série. As imagens estão disponíveis gratuitamente no site da fabricante sueca. 

São oito imagens para desktop e sete para plano de fundo de smartphones. Todas as fotos mostram os seis novos caças Gripen E de produção, entregues à Força Aérea Brasileira e Força Aérea Sueca em novembro. 

Clique aqui para conferir os novos wallpapers e baixá-los gratuitamente. 

No dia 24 de novembro, a Saab apresentou os seis primeiros Gripen E de produção em série, sendo quatro aviões da FAB e dois da Força Aérea Sueca. O evento realizado em Linköping, na Suécia, contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Jr., sua contraparte sueca, Major General Carl-Johan Edström, e executivos da Saab. 

Com a revelação dos caças, a Saab deu início à fase de entrega dos Gripen. Duas das quatro aeronaves brasileiras devem ser embarcadas em um navio ainda neste mês, com previsão para chegar ao país em janeiro de 2022. Os outros dois caças serão enviados posteriormente. 

Confira algumas imagens:

Fotos da FAB

Além das belas imagens disponibilizadas pela Saab, a FAB possui um perfil no Flickr com milhares de fotos, também gratuitas e em alta resolução. Foi por lá que a instituição divulgou as suas imagens da primeira visita do F-39 (designação do Gripen no Brasil) na Base Aérea de Anápolis (Ala 2), sua futura sede operacional. 

Quando entrar em serviço, ainda em 2022, o F-39 será operado pelo 1º Grupo de Defesa Aérea, o Esquadrão Jaguar. Atualmente a unidade responsável pela defesa da Capital Federal opera com caças F-5EM/FM Tiger II. 

Confira as imagens dos talentosos fotógrafos da Força Aérea Brasileira clicando aqui

PORTAL DEFESANET


Defesa avança nos projetos estratégicos com nova aeronave KC-390 Milllennium e 500º veículo blindado Guarani


Mariana Alvarenga | Publicada em 03/12/2021 11:11

Manter as Forças Armadas adequadamente equipadas e promover a autonomia tecnológica do País está entre os principais objetivos para a garantia da Segurança e da Defesa nacionais. Assim, como parte desse processo, mais uma aeronave KC-390 Milllennium e a 500ª viatura blindada Guarani integram, agora, os meios da Força Aérea Brasileira e do Exército, respectivamente. O recebimento do avião foi comemorado, oficialmente, nesta quarta-feira (01), na Ala 2 (Base Aérea de Anápolis), em Goiás.

O Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, esteve na cerimônia, ao lado do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, e do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior. “Mais um momento que marca nossa história e da Força Aérea, que renova sua frota. Isso é muito bom para todos nós”, salientou o Presidente. Esta é a quinta unidade entregue da aeronave da Força Aérea.

A solenidade comemorou, ainda, o aniversário de 60 anos do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT) – Esquadrão Zeus, sediado em Anápolis. A organização militar opera o avião, que já transportou toneladas de cilindros de oxigênio, medicamentos, vacinas e materiais hospitalares para atenuar os efeitos da pandemia de Covid-19 nos diversos estados brasileiros. 

Na solenidade, o Presidente da República, o Ministro da Defesa e o Comandante da Aeronáutica realizaram o tradicional rito de batismo, comemorando mais uma conquista alcançada e o sucesso do projeto estratégico, que projetou o País como um dos grandes produtores de equipamentos de defesa no mundo, fortalecendo a Base Industrial de Defesa nacional.

Exército recebe a 500ª viatura Guarani

O Ministério da Defesa, por meio do Exército Brasileiro, recebeu a 500ª unidade da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal (VBTP) Guarani.

O marco histórico foi comemorado em solenidade nas instalações da fabricante Iveco, em Sete Lagoas, Minas Gerais, dia 23 de novembro. O evento contou com a presença do Comandante do Exército, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, e de integrantes do Alto Comando da Força Terrestre.

Na ocasião, houve a entrega, também, do primeiro lote da Viatura Blindada Multitarefa Leve sobre Rodas (VBM-LSR) 4x4, somando 32 unidades. O acordo prevê a entrega total de 186 unidades.

O Projeto Guarani foi concebido pelo Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Exército Brasileiro, em parceria com a empresa Iveco Defence Vehicles. Com previsão de duração de 20 anos, contempla mais de 1,5 mil veículos. A parceria das Forças Armadas com a fabricante contribui para o crescimento da Indústria de Defesa Nacional. Além disso, dezenas de unidades do Guarani 6x6 já foram exportadas para outros países.

O contrato iniciou em 2006, quando a empresa venceu o processo de concorrência para o Guarani. Já o projeto do LMV-BR começou em 2015, também, após concorrência.

Esquadrão Zeus comemora aniversário e realiza a Segunda Ordem do Millennium

Evento foi realizado nessa quarta-feira (1º) e contou com a presença do Presidente da República, do Ministro da Defesa e do Comandante da Aeronáutica

Tenente Flávia Rocha | Publicada em 03/12/2021 10:00

A cerimônia alusiva ao aniversário de 60 anos de ativação do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa e à Segunda Ordem do Millennium aconteceu nessa quarta-feira, 1º de dezembro, na Base Aérea de Anápolis, em Goiás. O evento contou com a presença do Presidente da República, Jair Bolsonaro; do Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, dentre outras autoridades civis e militares.

Na solenidade, o Cálice do Olimpo foi entregue aos pilotos da segunda turma da aeronave KC-390 Millennium. Além disso, ocorreu a entrega da distinção de Zeus Honorário da Ordem do Millennium. A homenagem foi criada para reconhecer aqueles que contribuíram para o processo de implantação, desenvolvimento, e atuação operacional da aeronave KC-390 na Força Aérea Brasileira (FAB)

O Presidente da República recebeu o cálice e a carta-símbolo de Zeus Honorário. Foram sagrados, ainda, como Zeus Honorário o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior; o Comandante de Preparo e Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida; e o Comandante-Geral de Apoio, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic.

Aniversário do 1º GTT

O Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT – Esquadrão Zeus) foi criado como unidade aérea de combate com a missão de assegurar o transporte aéreo das unidades aeroterrestres do Exército Brasileiro, tendo seu comando efetivamente ativado em 15 de junho de 1961, por meio de portaria assinada pelo Ministro da Aeronáutica, Gabriel Grun Moss.

Considerando o seu extenso histórico de relevantes serviços prestados à sociedade brasileira, a Unidade Aérea comemora neste ano o seu sexagésimo aniversário e se consagra na nobre missão de implantar e operar mais um vetor estratégico da Força Aérea Brasileira: o KC-390 Millennium.

Recebimento do 5º KC-390

A oportunidade também marcou o recebimento da quinta aeronave KC-390 Millennium – FAB 2857, incorporada nessa quarta-feira à frota da FAB. O multimissão será operado nas mais diversas missões em todo o Brasil e até no exterior, a exemplo das outras quatro aeronaves KC-390 que já demonstraram sua grande capacidade, principalmente no transporte de insumos e materiais durante a Operação COVID-19.

No evento, o Presidente da República batizou, com garrafa de espumante, a aeronave KC-390 FAB 2857, acompanhado do Ministro da Defesa e do Comandante da Aeronáutica. “É uma honra muito grande estar aqui em mais um momento que marca a história da Força Aérea Brasileira, equipando-se e renovando a sua frota. Ainda mais que vem de tecnologia 100% brasileira. Isso é muito bom para todos nós”, enfatizou o Presidente Bolsonaro.

O Comandante do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT), Tenente-Coronel Aviador Marcell Barros de Paula, ressaltou a contribuição dos militares do Esquadrão ao País, em especial durante a Operação COVID-19. “Levamos nas nossas asas os equipamentos, suprimentos e itens de saúde tão esperados para a proteção do bem mais precioso de uma nação: o seu povo. Tenho certeza de que os resultados desse suporte, de ter contribuído para a preservação de vidas diante de tamanho sofrimento, ficarão marcados na memória de cada um dos incansáveis guerreiros que tripularam o KC-390”, frisou.

PORTAL CAVOK


Saab Colaboração Real 4 – Episódio 4: A Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC)


Fernando Valduga | Publicada em 03/12/2021 12:00

A Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) exerce um papel fundamental em projetos estratégicos da Força Aérea Brasileira, visando sempre desenvolver a nossa Base Industrial de Defesa.

Neste novo episódio, você confere como o Programa Gripen está capacitando a indústria nacional a desenvolver e produzir caças supersônicos, através do maior programa de transferência de tecnologia em andamento no Brasil.

OUTRAS MÍDIAS


AVIACION ONLINE - La Fuerza Aérea Brasileña recibió su quinto KC-390


Gianfranco Durante | Publicada em 03/12/2021 20:05

Fue entregado a la Fuerza Aérea Brasileña el quinto Embraer KC-390 Millennium, el avión más grande jamás fabricado en la historia del país.

La ceremonia de conmemoración del 60º aniversario de la activación del Primer Grupo de Transporte de Tropas (1º GTT – Escuadrón Zeus) y de la Segunda Orden del Milenio, que tuvo lugar el pasado miércoles 1 de diciembre en la Base Aérea de Anápolis, en Goiás, estuvo marcada por la entrega del 5to Embraer KC-390 Millennium, matrícula FAB 2857, a la Fuerza Aérea Brasileña (FAB).

El vector multimisión será operado en las más diversas misiones en todo Brasil e incluso en el extranjero, siguiendo el ejemplo de las otras cuatro aeronaves KC-390 que ya pudieron demostrar su gran capacidad, especialmente en el transporte de suministros y materiales durante la Operación Covid-19.

Del acto, según reportó nuestro medio asociado, Aeroin, participó el presidente de Brasil, Jair Bolsonaro, acompañado por el Ministro de Defensa y el Comandante de la Fuerza Aérea, bautizando con una botella de champagne a la aeronave KC-390 FAB 2857.

«Es un gran honor estar aquí en otro momento que marca la historia de la Fuerza Aérea Brasileña, equipando y renovando su flota. Más aún porque proviene de tecnología 100% brasileña. Esto es muy bueno para todos nosotros», dijo el presidente Bolsonaro.

El Comandante del Primer Grupo de Transporte de Tropas, Teniente Coronel Aviador Marcell Barros de Paula, destacó la gran contribución que realizaron los militares del Escuadrón al país, especialmente durante la Operación Covid-19:

«Llevamos en nuestras alas el equipo, los suministros y los artículos sanitarios tan esperados para la protección del bien más preciado de una nación: su gente. Estoy seguro de que los resultados de este apoyo, de haber contribuido a preservar vidas ante tanto sufrimiento, quedarán marcados en la memoria de cada uno de los incansables guerreros que tripulaban al KC-390», subrayó.