NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROFLAP


Militares da FAB treinam salvamento em altura na Paraíba


Gabriel Centeno | Publicada em 03/08/2021 10:22

Militares da Academia da Força Aérea (AFA), dos Esquadrões Falcão (1º/8º GAv), Puma (3º/8º GAv), Pantera (5º/8º GAv) e PARA-SAR (Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento) realizaram entre 12 e 23 de julho o Treinamento de Salvamento em Altura para Homens de Resgate. As instruções aconteceram no Parque Estadual da Pedra da Boca, na cidade de Araruna, na Paraíba. 

Segundo a Força Aérea Brasileira, a capacitação teve como objetivo aprimorar as técnicas de salvamento em altura, navegação em ambiente de montanha, técnicas de escalada, de transposição de obstáculos e rapel.

O instrutor da atividade, Sargento Rodrigo Cezar de Souza Monçores, destacou que as técnicas aprimoradas durante o exercício podem ser, também, utilizadas em outros ambientes. “A manobra visa aumentar a gama de conhecimento geral do resgateiro. Ela amplia o escopo de estratégias desse homem de resgate para que possa, chegando ao local do sinistro, avaliar a situação e aplicar a melhores técnicas para realizar o resgate da forma mais segura possível”, explicou.

Um exemplo de aplicação do treinamento fora do ambiente de montanha é o resgate de uma vítima dentro de uma aeronave que se encontra em local instável. Para a estabilização da aeronave e a retirada da vítima em segurança é necessária a utilização de pontos de ancoragem e sistemas de força, que são técnicas treinadas durante a manobra.

Via FAB.

DEFESA - AGÊNCIA DE NOTÍCIAS


Comandante da Aeronáutica recebe visita do Diretor-Geral da Polícia Federal


Força Aérea Brasileira | Publicada em 03/08/2021 14:03

Nesta segunda-feira (2), o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, recebeu em seu gabinete, em Brasília (DF), a visita do Diretor-Geral da Polícia Federal (PF), Paulo Gustavo Maiurino. A reunião contou, ainda, com a participação do Diretor-Executivo do Órgão Policial, Cairo Costa Duarte, e de Oficiais do Alto-Comando da Aeronáutica. No encontro, foram debatidos assuntos correlatos às Instituições.

O Tenente-Brigadeiro Baptista Junior destacou a parceria entre os Órgãos na interceptação de 300 quilos de drogas, realizada no último final de semana, na divisa de Rondônia com o Mato Grosso. “Isso é fruto de uma parceria entre a Força Aérea e a Polícia Federal de muito tempo, e que tem se intensificado a cada dia. São duas Instituições de Estado, trabalhando pelo nosso País e pela nossa sociedade”, ressaltou. 

Na oportunidade, o Diretor da PF também falou sobre o encontro. “Foi uma visita de cortesia, mas também tratamos de assuntos de interesse da Polícia Federal e da Força Aérea Brasileira, tanto da parte operacional, quanto na parte de equipamentos de Segurança”, concluiu.

Operação Ostium

A Ostium é uma operação de reforço na vigilância do espaço aéreo sobre a região de fronteira do Brasil, realizada 24 horas por dia pela Força Aérea Brasileira (FAB), por meio de uma rede de radares que cobre todo o território continental do País, além de partes do Oceano Atlântico. No âmbito da Operação, a FAB interceptou, no dia 31 de julho, uma aeronave classificada como suspeita, segundo informações de inteligência da Polícia Federal, que ingressou no espaço aéreo brasileiro oriunda da Bolívia. As ações envolveram dois caças A-29 Super Tucano e um helicóptero H-60 Black Hawk, além de todo o Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA).

A aeronave interceptada tentou se evadir e realizou o pouso em uma pista não homologada na divisa de Rondônia com o Mato Grosso. A partir de então a Polícia Federal, a bordo de um H-60 Black Hawk, assumiu as Medidas de Controle de Solo (MCS). O piloto se evadiu antes do pouso do helicóptero e na aeronave foram encontrados mais de 300 quilos de cloridrato de cocaína. A ação ocorreu sob a coordenação conjunta do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), do Quarto Centro Integrado de Defesa e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV) e da Polícia Federal.

Fotos: Soldado A. Soares/CECOMSAER e Divulgação PF

EMAER realiza cerimônia militar para transmissão de cargo de Vice-Chefe


Força Aérea Brasileira | Publicada em 03/08/2021 10:59

A Cerimônia Militar de transmissão do cargo de Vice-Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) aconteceu nessa sexta-feira (30), em Brasília (DF). O Major-Brigadeiro do Ar Jefson Borges passou o cargo para o Major-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert. A solenidade foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, e contou com a presença do Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, além de Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica, Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares e convidados.

O Chefe do EMAER, Tenente-Brigadeiro Damasceno, comentou sobre a atuação dos Oficiais-Generais junto à Organização Militar (OM), desejou sucesso aos que assumem novos desafios e ressaltou a importância do EMAER na Força Aérea Brasileira (FAB). “O Estado-Maior da Aeronáutica, no decorrer de toda a sua sólida trajetória, tem sido um grande órgão em que a aprendizagem e as mudanças caminham consonantes em prol da árdua e incessante responsabilidade de formular políticas e de elaborar planejamentos estratégicos, que orientam o Comando da Aeronáutica e conduzem a nossa Instituição”, disse o Oficial-General.

Ao deixar a Vice-Chefia do EMAER e o serviço ativo da Força Aérea, após 39 anos de trabalho, o Major-Brigadeiro Jefson destacou a importância de realizar um trabalho de qualidade. “É preciso fazer as coisas que precisam ser feitas pensando no melhor e na evolução. Às vezes, isso é difícil, porque mexe com paradigmas e tradições. Entretanto, temos que venerar o passado, mas olhar para o futuro, buscando as mudanças necessárias para o amanhã”, disse o Oficial-General.

Ao assumir o cargo, o Major-Brigadeiro Neubert comentou sobre os desafios. “A função de Vice-Chefe é altamente preponderante. Logicamente, os assuntos que passam pelo Estado-Maior são os mais variados da Força Aérea e não apenas setoriais, o que vai exigir  um trabalho conjunto com as Subchefias do EMAER para que possamos assessorar, adequadamente, o nosso Chefe do Estado-Maior e, por consequência, o Comandante da Aeronáutica”, afirmou.

Síntese Bibliográfica

O Major-Brigadeiro Neubert é natural de Belo Horizonte (MG) e ingressou na FAB em 1º de março de 1980. Possui Curso de Política e Estratégia Aeroespaciais, Curso Superior de Defesa, Aircraft Maintenance Officer Course – USAF (USA); Curso de Logística e Mobilização Nacionais – ESG; Pós-Graduação em Engenharia de Processos e Pós-Graduação em Gestão e Operações de Logística – Instituto de Educação Tecnológica de Minas Gerais; MBA em Logística Empresarial – FGV; e MBA em Processos – UFF.

Dentre os principais cargos da carreira, o Oficial-General foi Chefe do Estado-Maior do Comando-Geral de Apoio, Diretor de Material Aeronáutico e Bélico; Chefe da Subchefia de Planejamento e Controle do Estado-Maior do Comando-Geral de Apoio; Diretor do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo, dentre outros.

Confira a reportagem em vídeo da cerimônia.

Fotos: Soldado A. Soares / CECOMSAER

FAB realiza cerimônia de promoção de Oficiais-Generais e a imposição da OMA


Agência Força Aérea | Publicada em 03/08/2021 23:52

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nesta segunda-feira (2), a cerimônia de promoção de Oficiais-Generais e a imposição da comenda da Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA), no Grau Grã-Cruz, ao Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic e ao Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares. A solenidade foi realizada no Espaço Força Aérea, em Brasília (DF), e foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior.

Na oportunidade estiveram presentes os Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica, além dos que ascenderam ao novo posto, sendo eles: Major-Brigadeiro Intendente Alexandre Falconiere de Torres; Major-Brigadeiro do Ar Mário Sérgio Rodrigues da Costa; Major-Brigadeiro do Ar Sergio Barros de Oliveira; Brigadeiro Intendente José Lopes Fernandes; Brigadeiro do Ar Antonio Marcos Godoy Soares Mioni Rodrigues; Brigadeiro do Ar Fábio Luís Morau; Brigadeiro do Ar Clauco Fernando Vieira Rosseto; Brigadeiro do Ar Alessandro Cramer; e Brigadeiro do Ar Rodrigo Gibin Duarte.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Baptista Junior, em seu discurso, destacou a importância do momento. “A promoção ao generalato é ao mesmo tempo uma meta alcançada e o ponto de partida para missões com novas responsabilidades, dando perenidade aos valores da nossa Instituição. Tenentes-Brigadeiros Farcic e Reis, parabéns pela imposição da Comenda da Ordem do Mérito Aeronáutico no Grau Grã-Cruz. Estejam certos que os encargos atrelados as quatro estrelas dos seus novos postos trarão um nível de exigência elevado e coloca suas virtudes ainda mais em destaque”, afirma o Oficial-General.

O Tenente-Brigadeiro do Ar Farcic comentou sobre a promoção e o recebimento da comenda. “Fomos escolhidos a ocupar postos atrelados a decisões de extrema responsabilidade em um mundo mais competitivo e complexo, tempo em que se exige enorme capacidade nas informações e nos recursos financeiros e humanos, onde o profundo conhecimento dos processos é imprescindível para alcançar índices de eficiência e operacionalidade”, disse.

Já o Tenente-Brigadeiro do Ar Reis enfatizou a conquista. “Sentimento de realização, de gratidão a Deus por ter vencido e chegado à essa etapa, o momento de agradecimento ao Alto-Comando pela confiança depositada e a todos aqueles com os quais eu trabalhei e que fazem parte dessa vitória. Agradeço também ao sentimento de realização plena a mim e à minha família”, relata.

O Brigadeiro Intendente José Lopes Fernandes salientou a emoção de atingir o primeiro posto do generalato. “Divido tudo com a nossa família e também com outros Intendentes. É muito importante a gente ter esse reconhecimento”, declara.

OMA

A Ordem do Mérito Aeronáutico é uma distinção concedida  aos militares da Aeronáutica Brasileira que tenham prestado notáveis serviços ao País, ou que se hajam distinguido no exercício da sua profissão; aos militares das Forças Armadas Nacionais e Estrangeiras que se tenham tornado merecedores de homenagem da nação brasileira e, particularmente, da Aeronáutica; aos cidadãos brasileiros e estrangeiros que se tenham destacado nas suas áreas de atuação a serviço da nação brasileira; e às Corporações Militares, Nacionais e Estrangeiras, suas bandeiras ou estandartes, por serviços ou ações que as recomendem ao reconhecimento da nação brasileira e, de modo particular, da Aeronáutica.

Fotos: Sargento Bianca Viol / CECOMSAER

Vídeo: Suboficial Barros / CECOMSAER

Desembargador do TRF1 visita Odontoclínica da Aeronáutica de Brasília


Força Aérea Brasileira | Publicada em 03/08/2021 20:40

Para a maioria das pessoas, ir ao dentista, quando criança, não remete a boas lembranças. A equipe da Odontoclínica da Aeronáutica de Brasília (OABR), no entanto, fez o Desembargador Rafael Paulo Soares Pinto, do Tribunal Regional Federal da Primeira Região (TRF1), voltar à Unidade com saudosismo, nesta terça-feira (3). Durante uma visita ao Comando da Força Aérea Brasileira (FAB), o magistrado, que é filho de militar da FAB, visitou as instalações da OABR e relembrou, com carinho, parte da infância que passou pelos corredores da Clínica.

Acompanhado pela Diretora da Organização, Coronel Dentista Maria Elizabeth Medeiros, o desembargador destacou a evolução estrutural e o comprometimento dos profissionais da Unidade. “A gente vê que são muito comprometidos com o trabalho, muito responsáveis. E também com a evolução do local. Há 30 anos, não tínhamos essa estrutura. Nós, que lidamos com a coisa pública, sabemos como é importante a manutenção, você tratar a coisa pública com respeito e dedicação”, ressaltou.

Primeira Organização Militar (OM) da Aeronáutica a ser reconhecida como Especialista em Saúde Bucal, a OABR tem cerca de 27 mil usuários como público-alvo. Na Unidade, todas as especialidades odontológicas são oferecidas, escalonadas por faixa etária, desde o pré-natal até a geriatria. 

Segundo a Coronel Elizabeth, a Odontoclínica possui 34 consultórios e conta com a atuação de cerca de 200 profissionais de Saúde, além de aparelhos modernos para atendimentos precisos.

Para a Diretora, a visita do desembargador Rafael reforçou a percepção de que a Unidade conseguiu deixar uma boa impressão até mesmo em um serviço que, para muitos, é considerado o “bicho papão”. “Nós ficamos muito felizes por ver que um usuário do Sistema de Saúde há tanto tempo e que tem a OABR como um referencial da sua infância, veio até aqui ver as instalações. A visita do desembargador nos deu a oportunidade de mostrar o que estamos fazendo e as perspectivas para o futuro”, concluiu.

Fotos: Sargento Bianca (CECOMSAER) / OABR