NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


TV GLOBO - JORNAL NACIONAL


FAB anuncia que vai enviar avião para buscar brasileiros em fuga da guerra

Ministério da Defesa informou que avião vai levar 11,5 toneladas de material de ajuda humanitária à Ucrânia.

Da Redação | Publicada em 03/03/2022 21:04

TV GLOBO - JORNAL HOJE


Avião da FAB decola, na próxima segunda-feira, para buscar brasileiros

Mais de 100 brasileiros já informaram ao Ministério das Relações Exteriores que querem voltar para o país.

Da Redação | Publicada em 03/03/2022

PORTAL UOL


Governo enviará na segunda avião da FAB para resgatar brasileiros


Carla Araújo | Publicada em 03/03/2022 13:46

O governo informou que vai mandar na segunda-feira (7) uma aeronave KC-390 Millennium, da FAB (Força Aérea Brasileira), para resgatar brasileiros que fugiram da Ucrânia.

Segundo nota enviada à coluna, a previsão é que o avião decole na tarde de segunda de Brasília om destino a Varsóvia, na Polônia, levando "11,5 toneladas de material de ajuda humanitária".

"Serão realizadas paradas técnicas em Recife (PE); Cabo Verde; e Lisboa. A chegada ao Brasil está prevista para quinta-feira (10) pela manhã", continua o comunicado.

O KC-390 Millennium tem capacidade máxima de carga de 26 toneladas e voa mais rápido e mais alto que outros modelos da frota brasileira.

Trens

A Embaixada do Brasil na Ucrânia recomendou hoje embarques em trens saindo da capital Kiev mesmo após o toque de recolher em meio a novos relatos de bombardeios russos na cidade, incluindo uma explosão em uma plataforma nos arredores da estação central, onde centenas de civis estão abrigados para se proteger de uma súbita onda de frio que cobriu a região de neve nos últimos dias.

A entidade consular também divulgou a lista de composições para hoje em todo o país. Só na capital, está prevista a partida de ao menos 48 trens. Após as 20h, quando inicia o toque de recolher, há a previsão da saída de 20 composições —média de uma a cada 12 minutos. Também há trens que irão passar por cidades como Kharkiv, Dnipro, Zaporizhzhya, Odessa, Lviv, Donetsk e Vinnitsa.

A prioridade no embarque é dada a mulheres, crianças e idosos, e o embarque é gratuito. A embaixada brasileira também alerta para a ocorrência de golpes na estação de trem de Lviv, com falsas ofertas de transporte. "Não entrar em carros de estranho", recomenda o órgão.

Socorro a brasileiros

O Itamaraty reitera a importância do registro junto à embaixada por meio do link: https://forms.gle/GjfKD3Mrbs1y9rAG7.

Brasileiros na Ucrânia ou familiares, seja no Brasil ou em outros países, podem obter orientações por diversos meios. Nas redes sociais, as atualizações são disponibilizadas pelo Twitter, Telegram e Facebook da Embaixada em Kiev.

O plantão consular internacional está sendo realizado pelo número +380 50 384 5484. Também há plantão realizado no Brasil, que pode ser contatado no número +55 61 98260-0610.

PORTAL G1


FAB vai enviar avião na segunda para buscar na Polônia brasileiros saídos da Ucrânia, diz Defesa

Ministério informou também que avião vai levar 11,5 toneladas de material de ajuda humanitária à Ucrânia, invadida pela Rússia há uma semana. Itamaraty vai organizar o embarque dos brasileiros em Varsóvia.

Délis Ortiz | Publicada em 03/03/2022 13:23

A Força Aérea Brasileira (FAB) vai enviar um avião militar na segunda-feira (7) para buscar, na Polônia, brasileiros que estão deixando a Ucrânia. A informação foi divulgada em nota pelo Ministério da Defesa.

A Defesa informou ainda que o avião vai levar 11,5 toneladas de material de ajuda humanitária para a Ucrânia, país invadido pela Rússia há uma semana.

"Por determinação da Presidência da República e sob coordenação dos Ministérios da Defesa e das Relações Exteriores, uma aeronave KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira tem previsão de decolar na segunda-feira (7) à tarde, de Brasília (DF), para o resgate de brasileiros que estão sendo evacuados da Ucrânia. Do Brasil, a aeronave transportará 11,5 toneladas de material de ajuda humanitária", informou o governo em nota.

O destino final do avião será Varsóvia, capital polonesa. Após sair de Brasília, vai fazer paradas técnicas no Recife, em Cabo Verde e em Lisboa. A previsão de chegada ao Brasil é na quinta-feira (10).

O Ministério das Relações Exteriores vai organizar o embarque dos brasileiros em Varsóvia.

Nesta quinta (3), o Itamaraty informou que já foi procurado por 110 brasileiros na Ucrânia que pretendem voltar para o Brasil. Desses, porém, 40 não souberam dizer em qual cidade ucraniana estão exatamente.

O presidente Jair Bolsonaro determinou na semana passada que duas aeronaves da FAB deveriam ficar de “prontidão” para realizar o resgate dos brasileiros. Até o momento, o governo informou a previsão de voo de um dos cargueiros.

PORTAL R7


Avião da FAB decola na segunda (7) rumo a Polônia para buscar brasileiros e levar ajuda humanitária

A aeronave poderá transtportar até 80 passageiros, mas ainda não há confirmação dos nomes

Da Redação | Publicada em 03/03/2022 17:54

Na próxima segunda-feira (7), um avião da FAB irá decolar rumo a Polônia para resgatar brasileiros que estão fugindo do conflito na Ucrânia, além de levar mantimentos para as vítimas da guerra que acontece na região.

CNN BRASIL


Avião da FAB decola na segunda para resgate de brasileiros em área de conflito

Aeronáutica já preparou o plano de voo em direção à Polônia, principal rota de fuga dos brasileiros que estão na região de conflito

Basília Rodrigues | Publicada em 03/03/2022 12:11

O primeiro avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que vai resgatar brasileiros que estavam na Ucrânia sairá de Brasília na próxima segunda-feira (7), às 15 horas.

A informação foi apurada pela CNN junto a fontes do alto escalão do governo.

A Aeronáutica já preparou o plano de voo em direção à Polônia, principal rota de fuga dos brasileiros que estão na região de conflito.

O avião levará quase 12 toneladas de cargas de ajuda humanitária e, no retorno, irá transportar os brasileiros que estiverem em Varsóvia.

Cerca de 100 brasileiros ainda estão no local, de acordo com estimativas do governo. A coordenação dos passageiros no trecho Varsóvia – Brasil está sob coordenação do Ministério de Relações Exteriores.

A aeronave, um KC-390, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, terá capacidade para trazer até 80 pessoas.