NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Apresentação da Esquadrilha da Fumaça leva 60 mil pessoas à Base Aérea de Brasília

Esta é a 25ª edição do "Portões Abertos", evento que mostra atividades desenvolvidas pela Força Aérea Brasileira. Aviões ficarão expostos até as 17h.

Por Marília Marques, G1 Df | Publicada em 02/09 - 16h11

ImagemA edição 2018 do "Portões Abertos" levou mais de 60 mil apaixonados pela aviação à Base Aérea de Brasília neste domingo (2). O balanço foi divulgado às 16h pela Força Aérea Brasileira (FAB). No evento, o público pode conferir uma exposição de aeronaves civis e militares, além da tão esperada apresentação da Esquadrilha da Fumaça.

Os aviões decolaram às 15h e deram um show no céu de Brasília. As acrobacias e manobras nos ares foram feitas por sete aeronaves modelo A-29 Super-Tucano. A programação segue até as 17h.

Outro destaque do evento foi a exposição da maquete da aeronave Gripen NG. O avião é uma réplica em tamanho real da versão de um caça sueco adquirido pela FAB.

Os visitantes também tiveram a oportunidade de conhecer outros equipamentos militares, carros antigos e prestigiar saltos de paraquedistas e shows musicais.

Aeronaves

Entre os aviões de defesa, o público teve à disposição o caça F-5M e o avião-radar E-99, usado principalmente nas regiões de fronteira. As aeronaves de transporte C-95 Bandeirante e C-97 Brasília também fizeram parte da mostra, assim como os aviões VC-2 Embraer 190, VC-99 Legacy e F-2000 Mirage – usado pela FAB até 2013 .

Aeroporto das crianças

A programação dedicou uma parte especial às crianças que foram à Base Aérea de Brasília neste domingo. Brinquedos infláveis e o espaço "Aeroporto das Crianças" permitiram que os pequenos entrassem em miniaturas de aviões militares usados pela FAB.

A próxima edição do evento está prevista para 2019, ainda sem data definida.

 

Aeronáutica investiga queda de monomotor com uma morte em Taquaraçu de Minas

Neste domingo (2), equipe esteve no local para fotografar, retirar partes da aeronave para análise e coletar relatos de testemunhas.

Publicada em 02/09 - 18h23

ImagemInvestigadores do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA III) começaram a investigar neste domingo (2) a queda de um avião monomotor em Taquaraçu de Minas, na Região Central de Minas Gerais. O acidente ocorreu na tarde deste sábado (1º) e deixou um morto.

Uma equipe esteve no local para fotografar, retirar partes da aeronave para análise, reunir documentos e ouvir relatos de pessoas que possam ter observado a queda. O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica informou que o avião tem matrícula PT-OCB.

Neste sábado, o Corpo de Bombeiros disse que o monomotor saiu do Aeroporto Carlos Prates, em Belo Horizonte, e seguia para a Serra do Cipó, quando caiu em uma mata fechada.

Segundo a corporação, um tenente-coronel da Aeronáutica, cujo nome não foi divulgado, pilotava o monomotor e morreu. Ele estava sozinho no avião. Questionada sobre dados da vítima, a Aeronáutica não respondeu.

A fuselagem ficou totalmente destruída, e causa do acidente ainda é desconhecida.