NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


Está a caminho do Brasil o Boeing 767 com peças e simulador do caça Gripen


Carlos Martins | Publicada em 02/07/2022 17:00

Um visitante especial já está vindo para o Brasil com uma carga militar para o mais novo caça da Força Aérea Brasileira (FAB), o F-39 Gripen.

Como adiantado com exclusividade pelo AEROIN, a fabricante de aviões SAAB fretou um Boeing 767 para levar uma carga relacionada ao JAS-39E/F Gripen, denominado no Brasil como F-39.

Atualmente, a FAB já possui dois caças deste modelo no país, mas que ainda não estão operacionais, além de haver uma unidade protótipo dedicada a ensaios em voo. Outros dois exemplares de série deverão começar a ser testados em treinamentos em breve.

Mas para poder formar os futuros pilotos brasileiros no caça, sem que eles precisem ir até a Suécia, será utilizado um simulador de voo, que chega ao Brasil no Boeing 767 da canadense CargoJet que hoje está voando ao Brasil.

Inicialmente, o voo do 767 cargueiro estava programado para pousar em Anápolis, sede do 1º Grupo de Defesa Aérea (Esquadrão Jaguar), que será o primeiro a operar o caça F-39. Mas, por ser tratar de voo internacional, é necessário ter estrutura alfandegária, e a Base Aérea não conta com isso.

Assim, um plano B foi traçado para Goiânia, que conta com estrutura e pode receber voos internacionais, desde que agendados previamente, para que seja possível deslocamento do pessoal da Polícia e Receita Federal. Mas, no fim, para evitar qualquer complicação, uma nova alteração foi feita, e o voo agora pousará em Brasília, que tem estrutura permanente para voos internacionais.

O jato de matrícula C-FCCJ saiu de Örebro, na Suécia, e no momento da publicação desta matéria, está em uma parada técnica na Ilha de Gran Canaria, antes de seguir para Brasília. Quando o jato estiver novamente em voo, será possível acompanhar em tempo real na tela abaixo ou clicando neste link.

PORTAL AEROFLAP


Vídeo: KC-390 da FAB lança cargas na Antártica pela primeira vez


Gabriel Centeno | Publicada em 02/07/2022 16:00

Como noticiamos ontem, a Força Aérea Brasileira (FAB) enviou um KC-390 Millennium para a Antártica pela primeira vez. Hoje, a instituição publicou um vídeo mostrando o lançamento de cargas do KC-390 sobre a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF).

Nas imagens é possível ver o compartimento de cargas do KC-390 lotado com fardos de suprimentos para os militares da Marinha do Brasil e pesquisadores que atuam na EACF. A aeronave lança um par de fardos por vez.

O KC-390, de matrícula FAB 2857 do Esquadrão Gordo (1º/1º Grupo de Transporte), decolou de sua base no Aeroporto Internacional do Galeão (RJ) na quinta-feira (30). A aeronave ainda fez uma escala no Aeroporto Internacional João Simões Lopes Neto, em Pelotas (RS) e então partiu com destino à Punta Arenas, no sul do Chile.

O jato da FAB decolou de Punta Arenas e sobrevoou o Estreito de Drake com direção à EACF, onde foi feito o lançamento de cargas. Antes realizada pelo C-130 Hércules, também operado pelo Esquadrão Gordo, o ressuprimento da Estação Comandante Ferraz agora será cumprido pelos KC-390. A operação de sexta-feira marcou a estreia do jato militar da Embraer na OPERANTAR (Operações Antárticas).

Empresa de Navegação Aérea do Brasil completa um ano de operações


Da Redação | Publicada em 02/07/2022 17:00

A NAV Brasil Serviços de Navegação Aérea, ou apenas NAV Brasil, completou recentemente um ano de criação.

Constituída em junho de 2021, a partir de uma cisão parcial da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), de quem recebeu todo o acervo e pessoal afetos à prestação de Serviços de Navegação Aérea.

A NAV Brasil tem como objeto social implementar, administrar, operar e explorar industrial e comercialmente a infraestrutura aeronáutica destinada à prestação de serviços de navegação aérea que lhe for atribuída pelo Comandante da Aeronáutica.

A empresa foi criada sob a condição sine qua non de se estabelecer como “Não Dependente” de recursos do Tesouro Nacional e concluiu o ano de 2021 com balanço positivo, prevendo repetir o feito ao fechamento do primeiro semestre deste ano.

Conta, hoje, com cerca de 1.640 empregados, distribuídos em 44 localidades, nas quais presta os denominados Serviços de Navegação Aérea, por meio de Torres de Controle, como as dos aeroportos de Guarulhos, Santos Dumont, Vitória, Goiânia e Campinas, ou de Estações de Radiocomunicação, como as dos aeroportos de Bagé, Campina Grande, Ponta Porã e Montes Claros, o que representa cerca de 12% do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (aproximadamente, 85% estão a cargo do Comando da Aeronáutica, por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DECEA).

Para o Presidente da empresa, Major-Brigadeiro do Ar José Pompeu dos Magalhães Brasil Filho, a NAV Brasil demonstra potencial de desenvolvimento para os próximos anos.

“Levando em conta o profissionalismo e a eficiência demonstrados pela equipe nesse primeiro ano, acredito que continuaremos a evoluir em ritmo cada vez mais intenso. Tenho certeza de que, além da qualidade, eficiência e segurança dos serviços que provê a sociedade, a NAV Brasil também será reconhecida por sua vocação à modernidade, por sua governança e transparência”, pontuou.

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL BCN - Epcar encerra cursos de formação

Solenidades marcaram o encerramento do Curso de Formação de Cabos e o término da primeira fase do Estágio de Adaptação Técnico

Isabella Paolucci | Publicada em 02/07/2022 09:00

Na manhã desta sexta-feira (01/07), a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), realizou duas solenidades militares que marcaram o encerramento de cursos que capacitaram novos militares para atuarem em suas respectivas funções: o Curso de Formação de Cabos (CFC) e o término da primeira fase do Estágio de Adaptação Técnico (EAT). Novos cabos e novos aspirantes a oficial passam a integrar o efetivo das unidades que compõe a Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ). Ambas as solenidades foram presididas pelo Comandante da Escola, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça, e contou com a presença de convidados e com o efetivo da Guarnição.

No auditório da EPCAR, logo no início da manhã, foi realizada a primeira cerimônia, que promoveu vinte e cinco soldados de primeira classe para a graduação de cabo. Os militares pertencem às especialidades de administração, guarda e segurança, logística e manutenção e saúde. Um dos concludentes deste curso é o agora Cabo Welson Luiz da Silva, que ingressou na Força Aérea Brasileira (FAB) em agosto de 2017. Atualmente, o militar presta serviços na Seção de Comunicação Social da EPCAR e destacou que esta nova oportunidade em sua carreira o faz acreditar no reconhecimento da instituição por estes quase cinco anos de serviços prestados. “Primeiramente, agradeço a Deus e à minha família, pois, sem eles, nada disso seria possível. Acredito que a promoção a cabo seja o ápice para nós, soldados. É um momento muito almejado e que, muitas vezes, parecia distante e inatingível. Esta promoção é uma grande conquista em minha vida, pois vejo como sendo o fruto da dedicação e do comprometimento que emprego em minhas funções, diariamente. A partir de hoje, nossas responsabilidades aumentarão, contudo, tenho plena convicção de que estamos no caminho certo e preparados para compartilhar os conhecimentos que nos foram repassados”, enfatizou o militar que também fez questão de mencionar que espera ver seu irmão, que também é soldado da FAB, vivenciando as mesmas experiências.

Primeira colocada do EAT, a aspirante a oficial Bianca de Souza Véspoli, destacou que estes intensos dias de estágio foram de grande aprendizado para ela e para todos os integrantes da turma Nóctua, nome escolhido por seus integrantes. Graduada em administração, a aspirante Bianca se diz preparada e motivada para atuar nas mais diversas funções que lhe serão atribuídas. Durante a solenidade militar, ela recebeu a espada, símbolo do oficialato, das mãos do Comandante da EPCAR e de seus familiares. “É muita emoção, de maneira tal que não consigo nem descrever. É a sensação de que todo o empenho valeu a pena. A Força Aérea pode esperar todo o meu empenho e minha dedicação, pois honrarei a farda e servirei com todo o meu coração. Estou muito feliz!”, enalteceu.

Durante a solenidade militar que marcou o encerramento da primeira fase do Estágio de Adaptação Técnico, o Comandante da Escola discursou e, em suas palavras, fez questão de destacar as novas responsabilidades que serão incutidas a cada um, destacando que a preparação a que foram submetidos lhes será fundamental para que possam cumprir suas atribuições de forma a manter o elevado nível institucional da Nascente do Poder Aéreo, como é conhecida a EPCAR. “A cerimônia ora realizada reveste-se de significado ímpar em nossas vidas, não só pela conquista que vivenciam, mas também em função do compromisso solene que prestaram. Mantenham-se motivados e focados no cumprimento da missão, sempre norteados pelos valores fundamentais da nossa Escola: dignidade acima de tudo, servir por ideal e aprender para liderar”, enalteceu o Brigadeiro Daniel.