NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


DEFESA AÉREA & NAVAL


Vídeo – Conheça as modificações no T-27M Tucano da FAB


Da Redação | Publicada em 01/12/2021 21:57

O projeto de modernização da aeronave está sendo conduzido pelos técnicos e especialistas do Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS).

 

 

PORTAL AEROIN


Tenente-brigadeiro-do-ar Luiz Nascimento aprovado para a diretoria da ANAC


Carlos Ferreira | Publicada em 01/12/2021 15:25

O Plenário do Senado aprovou na terça-feira (30) a indicação do tenente-brigadeiro-do-ar Luiz Ricardo de Souza Nascimento para a diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Foram 47 votos favoráveis, seis votos contrários e duas abstenções.

Antes de chegar ao Plenário, a indicação de Nascimento já havia sido aprovada na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado, em julho de 2021.

Nascimento atualmente comanda a Subchefia de Planejamento Estratégico do Estado-Maior da Aeronáutica (desde fevereiro deste ano). Já foi diretor-geral de Economia e Finanças da Aeronáutica. No Sistema de Controle de Espaço Aéreo, foi responsável pela Gerência de Tráfego Aéreo durante os Jogos Olímpicos de 2016 e da Copa do Mundo de Futebol de 2014. 

A indicação de Nascimento, que irá ocupar a vaga decorrente do término do mandato de Juliano Alcântara Noman, foi elogiada pelos senadores Antonio Anastasia (PSD-MG) e Jayme Campos (DEM-MT), entre outros.

 

Pilotos de drone, profissionais e entusiastas podem se cadastrar para testar novo SARPAS


Murilo Basseto | Publicada em 01/12/2021 15:36

Os pilotos de drone, profissionais do ramo e entusiastas que desejarem testar a nova versão do SARPAS, o sistema do Comando da Aeronáutica (COMAER) para solicitação de operações com aeronaves remotamente pilotadas no espaço aéreo brasileiro, já podem se voluntariar.

O SARPAS NG, nome da próxima versão, será apresentada ao público na quinta-feira, dia 2 de dezembro, durante o Simpósio Regional sobre Sistemas de Aeronaves não Tripuladas (SIRESANT), que está sendo realizado de 30 de novembro a 2 de dezembro de 2021, no Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), em Brasília/DF, com transmissão ao vivo pelo canal do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) no YouTube.

Para se voluntariar, os interessados devem ser cadastrados na atual versão do SARPAS, no qual será habilitado um link para demonstrar interesse em testar a nova versão. A habilitação de acesso à nova versão será feita de maneira gradativa no decorrer do período de testes.

O feedback poderá ser enviado ao DECEA por meio de formulário próprio, disponível no próprio sistema, e será analisado pela equipe da Assessoria de Transformação Digital (ATD) do Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA, desenvolvedora do sistema.

O material de apoio para orientação dos voluntários que irão testar o sistema está disponível na Central de Ajuda do DECEA.

O início do cadastramento marca os 100 dias que faltam para o lançamento da nova versão do SARPAS. O SARPAS NG foi concebido a partir de uma reformulação completa na tecnologia empregada e arquitetura do sistema. Essa mudança se deve, essencialmente, aos avanços necessários para viabilizar a criação de um ecossistema a partir da integração automática de terceiros. Para que isso seja possível, foi criado um serviço dedicado, o ECO-UTM, que concentra em uma única interface todas as API (Interface de Programação de Aplicações) necessárias para que seja possível a automatização da solicitação de utilização do espaço aéreo por outros serviços, dando maior liberdade aos usuários que decidirem usar outras interfaces para solicitação de voo além do SARPAS, ou para organizações integrarem o recurso de solicitação de voo a serviços digitais que apoiem seus negócios.

Com este serviço, o DECEA visa fomentar um ecossistema de produtos digitais que tenham como foco negócios que tenham os voos de drone como uma etapa relevante e marca o início de uma nova era na área de UAS (Tráfego Aéreo Não Tripulado) no Brasil.

Integração ASA e SARPAS

Desde setembro de 2021, o SARPAS está integrado com o Airspace System Analysis (ASA), e utiliza o motor de análise desse sistema para tratar as solicitações recebidas. Para o usuário final, essa integração não trouxe nenhuma mudança perceptível, pois a interface para solicitação de voos continuou sendo a mesma. Desde que a integração foi ativada, mais de 40.000 voos foram aprovados de maneira automática. Por meio de uma série de módulos (ASA-MAP, ASA-GIS, ASA-AUTO e ASA-GAD, de Gerador Automático de Desenho), o ASA concentra dados georreferenciados de diversas fontes e possibilita, em seu mapa, a exibição das áreas em que vai ocorrer a operação, incluindo acréscimo de informações obtidas a partir de dados estruturados do espaço aéreo. Assim, o mapa exibe um cenário mais fidedigno para a porção do espaço aéreo pretendida numa dada janela de tempo, como Zona de Proteção de Aeródromos (ZPA) e Espaço Aéreo Condicionado (EAC), por exemplo.

No SARPAS NG, esse mapa será incorporado ao fluxo de solicitações de voos, aumentando o nível de integração entre os sistemas e aumentando a capacidade dos usuários em planejar seus voos.

SARPAS

A primeira versão do SARPAS foi disponibilizada ao público em 2016, sendo pioneira na facilidade em autorizar utilização de DRONES de maneira segura e rápida. Atualmente, o SARPAS conta com mais de 70 mil pilotos e 26.698 aeronaves ativas, com aprovação média mensal de 24.000 voos. Um dos ganhos proporcionados pelo sistema é a possibilidade de haver operações analisadas automaticamente, segundo os parâmetros estabelecidos pela Instrução do Comando da Aeronáutica 100-40, que disciplina o tema.

Dessa forma, apenas os voos que, devido às suas características de localização, por exemplo, precisam passar por uma análise de tráfego aéreo, são encaminhados aos setores ATM dos Órgãos Regionais do DECEA. Os demais, que constituem a grande maioria das operações solicitadas, são analisados pelo motor do sistema, o que acarreta mais agilidade ao usuário para informar seus voos.

Caso os usuários já queiram utilizar essa facilidade, basta acessar a interface do ASA dedicada a DRONES em https://asa.decea.mil.br/sarpas. Para saber mais sobre o assunto, basta acessar o tópico da Central de Ajuda que esclarece o tema.

MINISTÉRIO DA DEFESA


Defesa visita Representação do Brasil na Junta Interamericana de Defesa


Carolina Militão | Publicada em 01/12/2021 09:54

Brasília, 1°/12/21 - O Chefe de Assuntos Estratégicos (CAE) do Ministério da Defesa, General de Exército Eduardo Antonio Fernandes, visitou a Representação do Brasil na Junta Interamericana de Defesa (RBJID), em Washington-D.C., nos Estados Unidos da América. O encontro ocorreu no dia 18 de novembro. 

Na ocasião, o Chefe da RBJID, Brigadeiro do Ar Edson Fernando da Costa Guimarães, apresentou ao CAE uma atualização sobre a estrutura da Junta e sobre os assuntos de interesse do Brasil em andamento. Além de destacar os processos eletivos para os quais o País poderá apresentar candidatos e as formas como o Sistema JID pode contribuir para a projeção brasileira no hemisfério ocidental.    

Durante a visita, o representante da pasta da Defesa constatou a relevância do apoio do Brasil ao Colégio Interamericano de Defesa, no segmento acadêmico, referente às atividades administrativas, bem como à colaboração da Direção.

Orquestra Sinfônica estreia em comemoração aos 80 anos da Força Aérea Brasileira


Ascom | Publicada em 01/12/2021 15:29

Brasília (DF), 1°/12/2021 - O Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, prestigiou, nessa segunda-feira (29), a cerimônia de estreia da Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira (OSFAB), junto ao Presidente da República, Jair Bolsonaro, e ao Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior. A apresentação ocorreu no Teatro Pedro Calmon, em Brasília e faz parte da programação alusiva aos 80 anos da FAB.

Para abrir a noite de apresentações, a primeira obra executada foi composta pelo Tenente Paulo Rezende, em homenagem à Força Aérea Brasileira e ao Comandante da Aeronáutica, pela criação da Orquestra.

O repertório contou, ainda, com músicas populares e eruditas, entre elas, O Lago dos Cisnes, Aquarela do Brasil e Garota de Ipanema.

OSFAB
A Orquestra foi criada com a missão de realizar atividades musicais para promoção da imagem institucional da Força Aérea, em âmbito nacional e internacional. Atualmente, conta com 136 integrantes, entre eles, violinistas, violistas, violoncelistas, contrabaixistas e harpistas, que ingressaram na Força por meio de processo seletivo.

DEFESA - AGÊNCIA DE NOTÍCIAS


Suporte, Atuação e Avanços Tecnológicos


Da Redação | Publicada em 01/12/2021 14:26

O Dia da Tecnologia da Informação da Aeronáutica é comemorado no dia 1º de dezembro pela Força Aérea Brasileira (FAB). A data é uma alusão à criação do Centro de Informática e Estatística do Ministério da Aeronáutica (CINFE), em 1º de dezembro de 1983.

A Tecnologia da Informação é uma das áreas que mais crescem em desenvolvimento, com profissionais capacitados para gerir projetos na área da tecnologia com o foco central no gerenciamento de informações, criando e distribuindo-as em redes de computadores, envolvendo banco de dados, redes, engenharia de hardwares e softwares, informática e análises. Por isso, o profissional de TI tem atuação estratégica na Força Aérea Brasileira (FAB).

Suporte, atuação e avanços tecnológicos

O papel do Sistema de Tecnologia da Informação (STI) é suportar, por meio da Tecnologia da Informação, as atividades finalísticas (ou atividades fins), bem como as de apoio, com o intuito de agregar valor, ou até mesmo viabilizar tais atividades, com vistas ao cumprimento das missões constitucionais da FAB. 

Atualmente, a área de TI possui várias especialidades como infraestrutura, segurança, suporte, desenvolvimento de software entre outras, as quais precisam de constante capacitação, em função da contínua evolução tecnológica. É importante destacar que tal evolução faz com que novas tecnologias surjam mais cedo que o esperado, demandando que o STI acompanhe e estude novas áreas de interesse do Comando da Aeronáutica, sob o risco da perda da próxima grande revolução tecnológica. Como exemplo a Inteligência Artificial e a sexta geração de redes de telecomunicações, o 6G. 

A tecnologia evolui ao longo da humanidade, trazendo riscos e mudanças. Com a TI não é diferente. “A chegada do KC-390 Millennium e do F-39 Gripen colocaram a FAB em um ambiente de estado da arte, de modo que este desafio é tratado por meio de um robusto processo de planejamento no STI, restrito acompanhamento desses projetos mais tecnológicos, capacitação e grupos de trabalho multidisciplinares”, destaca o Coordenador de Governança de TI da DTI, Coronel Aviador Gustavo Costa da Silveira.

Patrono da Tecnologia da Informação da Aeronáutica

O Major-Brigadeiro Engenheiro Tércio Pacitti é o Patrono da Tecnologia da Informação da Aeronáutica, responsável pela concepção e implementação da tecnologia da Informação no COMAER e no País.

Exercício Conjunto Tínia encerra com 1.400 horas de voo


Da Redação | Publicada em 01/12/2021 18:11

Com 1.400 horas de voo, foi concluído, no dia 26 de novembro, o Exercício Conjunto (EXCON) Tínia 2021. Sediado na Ala 4 – Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, desde o dia 8 de novembro, o adestramento atingiu vários recordes e foi considerado o maior treinamento operacional do ano realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB).  A terceira edição do EXCON Tínia reuniu mais de 1.200 militares, 50 aeronaves e 24 Unidades Aéreas e de Infantaria, em uma simulação de guerra convencional, também chamada de guerra regular, ou seja, quando há um conflito entre forças armadas de dois países ou alianças de Nações.  

Segundo o Comandante de Operações Aeroespaciais e Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida, o Exercício Tínia completou um ciclo de preparação da FAB de simulações bélicas. “Inicialmente, em Campo Grande, na Tápio, realizamos uma atividade de contrainsurgência em cooperação com a Organização das Nações Unidas [ONU]. Depois, o Exercício Kratos, que trabalhou com Comando e Controle, adestrou militares para o planejamento e condução de Operações Aeroespaciais. E, finalmente, o Comando de Preparo conduziu o Exercício Conjunto Tínia, de guerra regular, com as unidades de caça, de transporte, dentre outras. Com essas missões complementares, o objetivo é que estejamos sempre mais preparados para o combate”, frisou.

O Comandante da Ala 4 e Diretor do Exercício, Coronel Aviador Aly Cesar Charone, ressaltou que a terceira edição do adestramento atingiu expressivas marcas de decolagens, pousos e horas de voo, com um saldo extremamente positivo. “Entendemos que o Exercício foi um sucesso, cumprimos todos os nossos objetivos de treinamento, sejam eles no Exercício Tínia, no Adestramento Meridiano – Fase Ibagé, ou na Operação Escudo Antiaéreo. Após finalizarmos, entendemos que estamos prontos, e a Força Aérea está apta para cumprir a sua missão”, declarou.

Durante os 19 dias de treinamentos, entre os participantes estava o Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), que executou Ações de Escolta, Varredura e Defesa Aérea dentro da Tarefa do Controle do Ar. “A Escolta e Varredura basicamente se referem à proteção de aeronaves amigas ingressando em território inimigo. E a Defesa Aérea é basicamente a defesa de uma aérea dentro de território amigo”, explicou o Piloto Operacional do 1º GDA.

O Sargento Brayan Xavier Cardozo, que está se formando como mecânico de voo no Terceiro Esquadrão de Transporte Aéreo (3º ETA), comentou sobre sua experiência no EXCON. “No Exercício Tínia, tive a oportunidade de participar de uma manobra onde todos os tipos de aviações estão juntos. Isso, sem dúvida, me motiva bastante”, comentou.

Aeronaves empregadas

Em espaço aéreo reservado, localizado nas proximidades da Base Aérea de Santa Maria, os voos foram realizados por aeronaves de diversas aviações, como os caças A-1 AMX, A-29 Super Tucano e F-5M; as aeronaves de Transporte KC-390 Millennium, C-105 Amazonas, C-130 Hércules e C-95 Bandeirante; o helicóptero H-60L Black Hawk; as Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP) RQ-450 e RQ-900, e as aeronaves de Reconhecimento E-99. Além disso, houve o emprego dos Grupos de Defesa Antiaérea em aproveitamento do EXCON Tínia, integrando a Operação Escudo Antiaéreo, operando o sistema de míssil IGLA-S.

Integração entre as Forças

Pela primeira vez, concomitantemente ao EXCON Tínia, ocorreu o Adestramento Conjunto Meridiano – Fase Ibagé, sob coordenação do Exército Brasileiro, e a Operação Escudo Antiaéreo, sob responsabilidade do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), ambas realizadas entre os dias 10 e 14 de novembro.

Clique aqui e assista ao vídeo da reportagem.

 

Escola de Especialistas de Aeronáutica realiza formatura de 207 novos Sargentos


Publicada em 01/12/2021 22:36

A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) realizou, nessa sexta-feira (26), em Guaratinguetá (SP), solenidade militar alusiva à formatura da 253ª Turma do Curso de Formação de Sargentos (CFS) – Turma Tupã.  Prestigiaram a cerimônia o Presidente da República, Jair Bolsonaro; o Ministro da Defesa Walter Souza Braga Netto; o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, dentre outras autoridades. O evento marcou a promoção de 207 militares à graduação de Terceiro-Sargento da Força Aérea Brasileira (FAB), e mais quatro militares estrangeiros, sendo dois da Bolívia e dois do Paraguai.

No total, a turma de formandos foi composta por 64 mulheres e 143 homens especialistas nas áreas de Controle de Tráfego Aéreo (BCT), Mecânica de Aeronaves (BMA), Equipamento de Voo (BEV), Material Bélico (BMB) e Guarda e Segurança (SGS), que atuarão, no Brasil, em Organizações Militares do Comando da Aeronáutica (COMAER). Conhecida como o “Berço dos Especialistas”, a EEAR é o maior complexo de ensino técnico-militar da América do Sul e tem por finalidade a formação e o aperfeiçoamento de graduados da Aeronáutica, oferecendo diferentes áreas profissionais para o cumprimento da missão da FAB.

“O Brasil e a Força Aérea Brasileira contam com o trabalho de vocês. Estejam preparados para atuar como um forte elo entre as mais variadas atividades do Comando da Aeronáutica. Sejam bons naquilo que fizerem e se conduzam sempre inspirados pelos nossos valores. Jamais se afastem dos princípios basilares da hierarquia e da disciplina, sustentáculos inabaláveis da nossa Instituição. Mantenham-se firmes em suas convicções, mas não desprezem as experiências alheias. Façam as suas próprias escolhas, como cidadãos e como militares, mas não  abandonem os valores que aqui vos ensinamos, tais como o patriotismo, a honra e o respeito. Parabéns Turma Tupã”, discursou o Comandante da Aeronáutica.

Para o Comandante da Escola, Brigadeiro do Ar Antonio Marcos Godoy Soares Mioni Rodrigues, que também foi aluno da EAAR, o momento celebra a superação de desafios. “Temos certeza que, ao entregar os 207 graduados à Força Aérea Brasileira, que se formaram em meio a uma pandemia, uma situação atípica, nós cumprimos o nosso objetivo. Grandes desafios foram enfrentados durante esses dois anos, mas, no final, formamos militares capacitados para a Instituição”, disse. 

O primeiro colocado do CFS, então aluno Paulo Augusto Naldi Marcondes, recebeu o Prêmio Força Aérea Brasileira e o Prêmio Honra ao Mérito do Ministério da Defesa. O novo Sargento foi agraciado, ainda, com a imposição da Medalha Eduardo Gomes Aplicação e Estudo. As homenagens são concedidas aos formandos que obtém a primeira colocação na classificação geral dos cursos de formação de Oficias e de Sargentos da Aeronáutica. “Tudo que estou conquistando hoje, como primeiro colocado, eu devo aos meus amigos e aos meus companheiros de quartel, que pude conviver durante dois anos e que me ensinaram e me ajudaram muito. Se eu pudesse dar uma orientação, seria para que as pessoas não desistam de seus sonhos. Façam os sonhos se tornarem metas, coloquem datas e se dediquem muito, porque vale a pena”, afirmou o Sargento Paulo. Durante a solenidade, o Presidente Jair Bolsonaro foi homenageado com a “Ordem do Especialista Grau Engrenagem Honorário” pelo Comandante da Escola. Por fim, a tropa desfilou ao som da Canção do Especialista, letra do Suboficial George Aires Borges e Música do Capitão Músico João do Nascimento.

Confira a reportagem de como foi a solenidade.