NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL UOL


FAB abre inscrições para 130 vagas para escola de cadetes na segunda-feira


Fábio Oruê | Publicada em 01/04/2022 13:42

A FAB (Força Aérea Brasileira) abre na segunda-feira (4) as inscrições para a Epcar (Escola Preparatória de Cadetes do Ar) para o ano de 2023, em Barbacena (MG). São 130 vagas para o CPCAR (Exame de Admissão ao Curso Preparatório de Cadetes do Ar).

De acordo com a FAB, são 110 vagas para homens e 20 para mulheres. As inscrições terão início às 9h e terminarão às 8h do dia 20 de abril de 2022 (horário de MS), e poderão ser feitas por meio do site da FAB. A taxa de inscrição é de R$ 80.

Para participar da seleção, o candidato deve ser voluntário e cumprir todas as exigências previstas nas Instruções Específicas. Para ser habilitado à matrícula no curso, não poderá possuir menos de 14 nem completar 19 anos de idade até o dia 31 de dezembro de 2022 e ter concluído o Ensino Fundamental do Sistema Nacional de Ensino.

O processo seletivo é composto de provas escritas de língua portuguesa, matemática, língua inglesa e redação, além de inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico, procedimento de heteroidentificação complementar (para candidatos negros que optarem pelo sistema de reserva de vagas) e validação documental. As provas escritas ocorrerão no dia 3 de julho 2022.

Curso

O CPCAR destina-se a preparar jovens para o ingresso no CFOAV (Curso de Formação de Oficiais Aviadores) da AFA (Academia da Força Aérea), em Pirassununga (SP). O curso terá duração de três anos. 

AGÊNCIA BRASIL


Presidente participa de solenidade de graduação de sargentos da FAB

Foram promovidos 60 militares à patente de segundo-sargento

Luciano Nascimento | Publicada em 01/04/2022 12:32

O presidente da República, Jair Bolsonaro, participou hoje (1) da cerimônia de graduação de sargentos da Força Aérea Brasileira (FAB). A graduação dos militares foi autorizada pelo presidente em dezembro do ano passado, quando assinou um decreto que alterou o Regulamento do Corpo do Pessoal Graduado da Aeronáutica.

Hoje, 60 militares foram promovidos à patente de segundo-sargento. Mas a medida vai beneficiar cerca de 1,4 mil militares da Aeronáutica, que serão promovidos de terceiro para segundo-sargento do Quadro Especial de Sargentos (QESA), de todos os grupamentos, a exemplo dos de comunicações, saúde, construção, infraestrutura, guarda e metalurgia, entre outros.

“Vocês fazem parte de uma corrente, um grande elo que existe entre os oficiais e a ponta final da linha, os soldados. Então, vocês são muito importante para nós, prestam os mais importantes serviços à FAB”, disse Bolsonaro.

Durante a graduação, o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Carlos de Almeida Baptista Junior, disse que a promoção era uma demanda antiga da FAB e que a iniciativa confere à Força Aérea isonomia ao dar o mesmo tratamento em vigor na Marinha e no Exército.

“Não se pode falar nos valores de uma instituição sem se referir ao seu bem mais precioso, o conjunto formado por seus recursos humanos, os verdadeiros responsáveis por garantir e defender os interesses maiores do país”, disse.

DEFESA AÉREA & NAVAL


Oficiais Alunos do CAAVO concluem Instrução de Salto de Emergência na AFA


Guilherme Wiltgen | Publicada em 01/04/2022 10:05

Dez Oficiais Alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais (CAAVO) T-1/2022 concluíram a Instrução de Salto de Emergência (ISE) 2022 na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga – SP. Após uma semana treinamento, os Oficiais Alunos do CAAVO T-1/2022 realizaram o referido salto a partir da aeronave C-105 Amazonas, da Força Aérea Brasileira (FAB).

O salto é pré-requisito para a realização do Estágio Primário de Aviação (EPAv), em que os Oficiais Alunos realizarão voo na aeronave T-25 Universal, no 2º Esquadrão de Instrução Aérea, e permitiu a interoperabilidade entre militares da Marinha e da FAB.

A instrução e o salto foram coordenados pelos militares instrutores do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (EAS), conhecido como PARA-SAR, sediado na ALA-5 em Campo Grande-MS.

Dentre os Oficiais Alunos que realizarão o EPAv, dois serão selecionados no ano seguinte para o Estágio Básico de Asa Fixa (EBAF) no avião T-27, visando a continuidade na formação de Aviadores Navais habilitados em Asa Fixa.

PORTAL DEFESANET


FAB realiza cerimônia de imposição da OMA a Oficiais-Generais

Solenidade contou com a presença de Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica

Aspirante Eniele Santos Major Oliveira Lima | Publicada em 01/04/2022 09:09

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nesta quinta-feira (31/03), a cerimônia de imposição da Comenda da Ordem do Mérito Aeronáutico – Grau Grã-Cruz aos Tenentes-Brigadeiros do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros e Ricardo Augusto Fonseca Neubert. A solenidade foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, e contou com a presença dos Oficiais-Generais do Alto-Comando e Oficiais-Generais da Aeronáutica.

Na ocasião, o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior parabenizou os Oficiais-Generais pela mais alta distinção da Aeronáutica, ratificando a responsabilidade que ela traz e evidenciando que o Comando da Aeronáutica e o País contam com o melhor de suas capacidades de gestão e liderança em duas áreas de extrema sensibilidade: o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e a Secretária de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA). "Independente dos naturais óbices que surgirem, mantenham-se focados nos objetivos; lembrem-se das palavras de Darwin, que já dizia... 'não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas aquele que melhor se adapta às mudanças', principalmente no cenário dinâmico que vivenciamos na FAB e no Brasil", ressaltou.

O Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro Medeiros, ao receber a medalha e a condecoração, relembrou os 42 anos de serviço prestado à Força Aérea. "É uma alegria muito grande chegar ao último posto da carreira. É praticamente uma vida dedicada à Força Aérea Brasileira e atingir ao último posto significa que tudo aquilo que foi feito até agora, valeu à pena e valerá muito mais depois de hoje, com a possibilidade de poder contribuir, no mais alto grau de decisão da FAB para que a Instituição continue a cumprir a sua missão Constitucional, mas principalmente continue a contribuir para o crescimento do nosso País e, dessa forma da nossa sociedade", declarou.

Já o Tenente-Brigadeiro Neubert, atual Secretário da SEFA, destacou a sua conquista como um momento único." É um período muito sublime, porque passa um filme em nossa cabeça desde o ingresso, em Barbacena, na década de 80. E, após 42 anos, chegar ao último posto é algo inimaginável. Eu desejei e almejei, mas se não tivesse a vontade e o querer, seria muito difícil alcançar. Com esse reconhecimento, que veio de uma escolha do Alto-Comando da Força Aérea, vem junto uma responsabilidade muito grande, que é a de conduzir a Força Aérea em prol da sociedade brasileira", pontuou.

OMA

A Ordem do Mérito Aeronáutico é uma distinção concedida aos militares da Aeronáutica Brasileira que tenham prestado notáveis serviços ao País, ou que se hajam distinguido no exercício da sua profissão; aos militares das Forças Armadas Nacionais e Estrangeiras que se tenham tornado merecedores de homenagem da nação brasileira e, particularmente, da Aeronáutica; aos cidadãos brasileiros e estrangeiros que se tenham destacado nas suas áreas de atuação a serviço da nação brasileira; e às Corporações Militares, Nacionais e Estrangeiras, suas bandeiras ou estandartes, por serviços ou ações que as recomendem ao reconhecimento da nação brasileira e, de modo particular, da Aeronáutica.

PORTAL PALÁCIO DO PLANALTO


Presidente da República, Jair Bolsonaro, participa da cerimônia de promoção de graduados da FAB


Da Redação | Publicada em 01/04/2022 15:26

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, participou na manhã desta sexta-feira (01/04), na Base Aérea de Brasília, da cerimônia militar de promoção de Graduados do Quadro Especial de Sargentos (QESA) da Força Aérea Brasileira (FAB). Esta foi a primeira solenidade de ascensão desses militares depois da assinatura do decreto que altera o Regulamento do Corpo do Pessoal Graduado da Aeronáutica.

O documento, assinado em 1º de dezembro do ano passado pelo Presidente Jair Bolsonaro e em vigor desde 1º de janeiro de 2022, permitiu que o Quadro Especial de Sargentos da FAB passe a contar, além de Terceiros Sargentos, com Segundos Sargentos. A medida também modificou o prazo de ingresso dos Cabos no Quadro Especial de Sargentos de 20 para 15 anos. O novo ordenamento se aproxima do tratamento em vigor na Marinha do Brasil e no Exército Brasileiro. O objetivo foi melhorar a administração de pessoal do Comando da Aeronáutica, de forma a adequar as subespecialidades às mudanças tecnológicas atuais.

Na cerimônia desta sexta-feira, a Força Aérea Brasileira promoveu, a Terceiro Sargento e a Segundo Sargento, 60 militares do quadro especial de sargentos da Guarnição de Aeronáutica de Brasília. Entre os promovidos estão os primeiros 26 Segundos Sargentos QESA. A promoção é um reconhecimento pelos muitos anos de dedicação e serviços prestados à instituição.

“Todas as especialidades podem desfrutar desse tratamento isonômico e justo com as demais Forças. Estas modificações representam um marco histórico para aqueles que dedicaram muitos anos de comprometimento e de serviços prestados à nossa Força”, ressaltou o Comandante da Força Aérea, Carlos de Almeida Baptista Júnior, na leitura da Ordem do Dia.

As promoções no Corpo de Graduados da Aeronáutica ocorrem nos dias 1º de abril, 1º de agosto e 1º de dezembro de cada ano, conforme previsto em decreto. Nessas datas, os quadros de suboficiais e sargentos, taifeiros e quadro especial de sargentos são promovidos às graduações de sargentos.