NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROFLAP


ITA renova parceria com universidade em Toulouse (França)


Pedro Viana | Publicada em 29/09/2020 12:00

O Instituto Técnológico de Aeronáutica (ITA), localizado em São José dos Campos (SP), e o Institut Supérieur de l’Aéronautique et de l’Espace (ISAE-SUPAERO), renovaram, no dia 10 de setembro, os acordos de cooperação até o ano de 2025. A parceira entre as instituições existe desde 2008.

O ISAE-SUPAERO é uma escola de Engenharia Aeronáutica e Espaço fundada em 1909, na cidade do Toulouse, França, e é uma instituição de ensino superior pública referência mundial no campo da engenharia aeroespacial.

A parceria já proporcionou ao ITA a formação de mais de 100 alunos nos últimos dez anos, a renovação dos currículos da Engenharia Aeronáutica e da Engenharia Aeroespacial, o desenvolvimento de trabalhos práticos e projetos acadêmicos no campo das plataformas de pequenos satélites, a realização de estágios de estudantes brasileiros na ISAE-SUPAERO e em empresas francesas, visando aprofundar seus conhecimentos no campo aeroespacial.

“Esta é a parceria mais relevante que o ITA tem, tanto em termos de duração, pois mandamos alunos para o ISAE-SUPAERO há quase 20 anos, quanto em quantidade de alunos, enviamos 92 e recebemos 17 alunos da França. É a parceria que mais influenciou os currículos da Engenharia Aeronáutica e da Aeroespacial, pois a atualização implementada nestes cursos tomou por base o ensino praticado por essa tradicional escola”, afirmou o Reitor do ITA, Professor Anderson Ribeiro Correia.

Devido à pandemia, as assinaturas aconteceram de forma online e contaram com a presença do Diretor-Geral do ISAE-SUPAERO, Professor Olivier Lesbre; do Chefe de Relações Internacionais, Professor Emmanuel Zenou; do Consultor Acadêmico para Intercâmbio de alunos da América do Norte e do Sul, Professor Pierre de Saqui-Sannes; além de outros professores da instituição.

Representando o ITA, estavam presentes o Vice-Reitor do ITA, Professor Jesuíno Takachi Tomita; a Pró-Reitora de Pesquisa e Relacionamento Institucional, Professora Maryangela G. de Lima; o Pró-Reitor de Graduação, Professor Flávio Mendes Neto; o Pró-Reitor de Pós-graduação, Professor Pedro Teixeira Lacava; a Coordenadora do ITA do Projeto Propulsão Aeroespacial do Programa CAPES/BRAFITEC, Professora Cristiane Martins; e demais professores e alunos do ITA que iniciam a dupla diplomação na ISAE-SUPAERO.

O primeiro acordo-quadro que estabelece todas as modalidades de cooperação entre as duas instituições, abrange desde o bacharelado até o doutorado, além de projetos de pesquisas conjuntos e realização de eventos de interesse comum em educação e pesquisa.

O segundo compreende o acordo de dupla-diplomação entre as duas instituições e estabelece um programa de intercâmbio de estudantes para obtenção de um duplo diploma acadêmico de níveis de pós-graduação.

O terceiro acordo de parceria trata de mobilidade estudantil, incluindo: intercâmbio de estudantes por programas acadêmicos sem diploma, matrícula de alunos em um programa acadêmico de um ano e intercâmbio de estudantes para projetos de pesquisa. Atualmente, encontram-se na ISAE-SUPAERO 15 alunos do ITA em processo de dupla-diplomação. A previsão é que cinco finalizem em dezembro de 2020, cinco em dezembro de 2021 e cinco em dezembro de 2022.

PORTAL SPUTNIK


VÍDEO mostra esquadrões de Super Tucano da FAB durante missão de defesa aérea

A Força Aérea Brasileira (FAB) enviou seus esquadrões de Super Tucano localizados em Boa Vista e Porto Velho para missões de defesa aérea.

Publicada em 29/09/2020 10:33

A FAB divulgou um vídeo mostrando o 1º e 3º GAV (Grupo de Aviação), Esquadrão Escorpião, e o 2º e 3º GAV, Esquadrão Grifo, em ações de defesa aérea.

Estas unidades aéreas são especializadas não apenas na defesa aérea, como também em reconhecimento armado, apoio aéreo aproximado, controle aéreo avançado, entre outras missões.

Sediados em Boa Vista e em Porto Velho, ambos os esquadrões empregam a aeronave A-29 Super Tucano.

O avião A-29 Super Tucano, fabricado pela Embraer, é uma aeronave de ataque leve e treinamento avançado, sendo vendido para ao menos 15 países.

O Super Tucano é uma variante maior e mais potente de um dos mais bem-sucedidos aviões de treinamento do mundo, o EMB-312A Tucano da Embraer. Aeronave robusta, barata, de operação simples, fácil manutenção e muito funcional, esta é a melhor forma de definir o EMB-314 Super Tucano.

PORTAL DEFESANET


Comandante da Aeronáutica participa de videoconferência com Ministro da Justiça

Reunião ocorreu na tarde desta segunda-feira (28), no Comando da Aeronáutica, em Brasília (DF)

Ten Letícia Faria E Ten Cel Santana | Publicada em 29/09/2020 10:30

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, participou, nesta segunda-feira (28), em Brasília (DF), de uma videoconferência com o Ministro da Justiça e Segurança Pública, André Luiz de Almeida Mendonça. Na oportunidade, foram tratados assuntos correlatos às Instituições.

Para o Tenente-Brigadeiro Bermudez, a reunião com o Ministro tem grande importância, pois reforça a parceria já existente. “Agradecemos a disponibilidade, atenção e consideração do Ministro com a Força Aérea. Aproveitamos o ensejo para alinhar algumas questões e traçar ações futuras", disse o Comandante.

O Ministro André Luiz de Almeida Mendonça comentou sobre a cooperação com a Força Aérea Brasileira. “É uma satisfação estar reunido com o Comando da Aeronáutica e tratar de assuntos importantes para a segurança pública”, finalizou.

Participaram do encontro, ainda, o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira; o Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas; o Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; e o Chefe da Assessoria Parlamentar e de Relações Institucionais do Comandante da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Flávio Luiz de Oliveira Pinto.

CISCEA realiza teste em Estações Meteorológicas de Altitude Automáticas

Novas Estações Meteorológicas de Altitude Automáticas serão implantadas em Uruguaiana (RS) e em Fernando de Noronha (PE)

Ten Camille, Ten Flávia E Major Monteiro | Publicada em 29/09/2020 10:20

A Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) participou do Teste de Aceitação em Fábrica (FAT, do inglês Factory Acceptance Testing). O evento, que ocorreu de 31 de agosto a 3 de setembro, de modo remoto, nas dependências da Empresa HOBECO Sudamericana, no Rio de Janeiro, tratou das novas Estações Meteorológicas de Altitude Automáticas (EMA-A) que serão implantadas nas localidades de Uruguaiana (RS) e Fernando de Noronha (PE) e incorporadas ao Sistema de Meteorologia Aeronáutica do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

O evento teve a participação de representante da Fabricante VAISALA no Brasil e contou com a presença do Presidente da CISCEA, Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior; do Vice-Presidente, Coronel Aviador Cyro André Cruz; do Chefe da Divisão Técnica, Tenente-Coronel Engenheiro Marcos Aurélio Valença Belchior e sua equipe técnica, formada pelos Engenheiros Jorge Kushikawa, Sérgio Prado e Marialva Novaes, além da equipe técnica da empresa HOBECO.

O equipamento estava instalado na cidade de Vantaa, na Finlândia. As checagens de recebimento foram realizadas por meio de videoconferência. “Esta iniciativa foi um marco para todos os envolvidos, pois a fabricante VAISALA, a Integradora HOBECO Sudamericana e a CISCEA ainda não haviam realizado um recebimento em fábrica de forma virtual, ainda mais um equipamento físico na dimensão tecnológica de uma EMA Automática. A condição inovadora que os serviços a serem prestados de forma automática trarão benefícios para o SISCEAB como um todo”, declarou o Engenheiro Sérgio Prado, da Divisão Técnica da CISCEA.

Estações Meteorológicas de Altitude Automáticas (EMA-A)

As Estações Meteorológicas de Altitude Automáticas têm como principal finalidade melhorar os serviços meteorológicos de análise, vigilância e previsão nas áreas das Regiões de Informação de Voo (FIR, do inglês Flight Information Region) onde o acesso de recursos humanos se tornem inviáveis, além de desenvolver atividades operacionais automatizadas, com o intuito de promover o contínuo aperfeiçoamento da Meteorologia Aeronáutica no âmbito do SISCEAB.

O conceito EMA-A representa o lançamento automático de balões de látex inflados por hidrogênio, portando verdadeiros laboratórios compactos, com radiossondas que capturam e transmitem durante sua ascensão, entre outras informações, pressão, temperatura, velocidade, umidade e direção do vento em diversos níveis de altitude. Essas informações alimentam grandes bases de dados internacionais que, por meio de algoritmos complexos, fazem previsões úteis para aviação mundial.

Os balões são automaticamente lançados duas vezes por dia, e podem atingir a altura de 10.000m a 15.000m e se deslocar até 300 km do local de lançamento, dependendo da velocidade do vento e direção, ainda com capacidade de ser monitorada pelo Sistema de Processamento em solo.

Redução de custos

“Estas EMA automáticas reduzirão a necessidade de recursos humanos, bem como os custos de manutenção em locais remotos de difícil acesso logístico. É uma grande economia, algo em torno de 1.800 homens-hora por ano em comparação a uma estação de sondagem operada manualmente”, destacou o chefe da Divisão Técnica da CISCEA, Tenente-Coronel Engenheiro Marcos Aurélio Valença Belchior.

O Presidente da CISCEA, Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, explica que se trata de um importante passo para o SISCEAB, pela disponibilidade, qualidade e precisão dos dados meteorológicos. “As estações de sondagem trazem, de forma pioneira, a funcionalidade de automaticidade no lançamento destes balões e atuarão em locais geograficamente remotos, de difícil acesso e nas condições mais adversas, com o mais alto nível de eficiência operacional e confiabilidade”, pontuou o Brigadeiro Sérgio Bastos.

As EMA-A serão instaladas nas localidades de Uruguaiana (MS) e Fernando de Noronha (PE) e monitorados a partir do Segundo e do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (CINDACTA II e III, respectivamente), com previsão de início de operação até o final deste ano.

Comandante da Aeronáutica recebe Presidente da Empresa Taurus

Encontro ocorreu nesta segunda-feira (28), no Comando da Aeronáutica, em Brasília (DF)

Tenente-coronel Santana | Publicada em 29/09/2020 10:10

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, recebeu, nesta segunda-feira (28), em Brasília (DF), o Presidente da Empresa Taurus, Salésio Nuhs. Durante a visita, foram tratados temas comuns às Instituições.

O Tenente-Brigadeiro Bermudez falou sobre o encontro. “A Taurus tem atuação estratégica, com seus 80 anos de história. Foi uma satisfação receber o senhor Salésio e conhecer um pouco mais sobre a empresa”, destacou o Comandante.

O Presidente da Taurus comentou que a visita buscou renovar os votos de compromisso com a Força Aérea Brasileira. “Temos muito orgulho de compartilhar nossos produtos com a FAB”, disse.