NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Galeão é inspecionado quanto à segurança da aviação


Juliano Gianotto | Publicada em 20/03/2024

A Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo (ASOCEA) iniciou, hoje (19/3), uma inspeção de segurança da aviação no Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Galeão (DTCEA-GL). A equipe de auditores irá avaliar os procedimentos e medidas de segurança do DTCEA-GL em relação à proteção contra atos de interferência ilícita. O trabalho se estenderá até o dia 22 de março e faz parte do Programa Nacional de Segurança da Aviação Civil contra Atos de Interferência Ilícita (PNAVSEC) de 2024.

No primeiro dia, a equipe de auditores foi recebida pelo comandante do DTCEA-GL, Major Aviador Douglas Luna Lopes da Costa, e seu efetivo. Após uma preleção do oficial, o assessor de Segurança da Aviação Civil (AVSEC – Aviation Security) da ASOCEA, Claudio Fidalgo, apresentou, oportunamente, o roteiro de procedimentos e avaliações da equipe da ASOCEA e deu início, propriamente, à inspeção.

Ao longo da semana, a equipe verificará o cumprimento dos requisitos AVSEC, sobretudo, no que tange às áreas de “Proteção de Infraestruturas Críticas”, “Processos Gerenciamento de Risco”, e “Pronta Resposta Operacional”.

Para o comandante do DTCEA-GL, a relevância dessa inspeção vai além das fronteiras do Destacamento. “É um trabalho fundamental para garantia do mais alto nível de proteção contra qualquer ameaça de interferência ilícita nas operações aéreas“, afirma.

Utilizando o Protocolo AVSEC, os inspetores seguirão um padrão rigoroso de verificação, em conformidade com as diretrizes da OACI. Os resultados serão registrados, posteriormente, em uma plataforma que permite o monitoramento de pendências observadas. Caso haja necessidade, serão recomendadas medidas corretivas com base na análise de risco e na matriz de avaliação de segurança.

A ASOCEA realiza inspeções AVSEC em todos os provedores de serviços de navegação aérea nacionais desde 2018. Elas são realizadas a cada três anos para órgãos de controle de tráfego aéreo e a cada cinco anos para órgãos de informação de voo de aeródromo.

Em outubro de 2023, a organização iniciou um novo ciclo de inspeções, que se alinha às novas práticas do Programa Universal de Auditorias de Segurança da Aviação Civil (USAP) da OACI.

A atualização é oportuna, explica, Claudio Fidalgo: “no segundo semestre de 2024, o Brasil será auditado pela OACI à luz do USAP. Os registros resultantes das inspeções da ASOCEA no DTCEA-GL desempenharão um papel relevante neste contexto, ratificando o compromisso do Estado brasileiro com a segurança da aviação civil em âmbito internacional.“

PORTAL AEROFLAP


Embraer exibe C-390 Millennium e A-29 Super Tucano em visita inédita na Flórida


Da Redação | Publicada em 20/03/2024

A Embraer apresentou pela primeira vez nos Estados Unidos o C-390 Millennium e o A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira (FAB). A visita inaugural das duas aeronaves ocorreu nos dias 18 e 19 de março, na sede da Embraer Executive Jets, perto do Aeroporto Internacional de Orlando, em Melbourne, na Flórida e contou com a presença de autoridades governamentais, oficiais militares, potenciais clientes e parceiros.

Além das aeronaves de defesa, a Embraer também apresentou o Praetor 600, o jato executivo médio mais tecnologicamente avançado do mundo, e o Phenom 300E, o jato executivo leve mais vendido por 12 anos consecutivos. O evento de dois dias permitiu aos participantes conhecer de perto essas avançadas aeronaves e suas capacidades.

“Estamos orgulhosos de receber o C-390 Millenium e o A-29 Super Tucano em nossas instalações em Melbourne. Pudemos interagir com um público importante e diversificado, além de apresentar uma aeronave construída em Jacksonville, a poucas horas de distância”, afirma Bosco da Costa Junior, Presidente & CEO da Embraer Defesa & Segurança. “O A-29 Super Tucano tem sido uma parte importante da nossa presença industrial na Flórida, há mais de 10 anos, e vemos grandes oportunidades para ambas as aeronaves no mercado, incluindo a possibilidade de trazer o C-390 para cá também”.

O C-390 é uma plataforma versátil com uma combinação imbatível de tecnologias comprovadas e inovadoras, com baixos custos operacionais, facilidade de manutenção e máxima prontidão operacional, permitindo a interoperabilidade e a conectividade em ambientes de rede e múltiplos domínios.

Assim, a aeronave oferece às forças aéreas de todo o mundo um desempenho excepcional da frota, máxima eficiência de custos e elevada disponibilidade. Um avião moderno, que não deixa nada a desejar. O C-390 pode transportar mais carga útil (26 toneladas) em comparação com outras aeronaves de transporte militar de médio porte e voa mais rápido (470 nós) e mais longe, sendo capaz de realizar uma ampla gama de missões, como transporte e lançamento de cargas e tropas, evacuação aeromédica, busca e salvamento, combate a incêndios e missões humanitárias, operando inclusive em pistas não pavimentadas, em superfícies como terra compactada e cascalho. A aeronave foi selecionada pela Coreia do Sul, República Tcheca, Áustria, Holanda, Portugal e Brasil.

A atual frota de aeronaves em operação acumulou mais de 11.500 horas de voo, com uma disponibilidade operacional de cerca de 80% e taxas de conclusão de missão superiores a 99%, demonstrando uma produtividade excepcional na categoria.

O A-29 Super Tucano é um avião turboélice de ataque leve utilizado por 16 forças aéreas em todo o mundo e já ultrapassou as 500.000 horas de voo em todo o mundo, com 60.000 horas em combate. A aeronave pode desempenhar várias funções, desde o apoio aéreo aproximado à interdição aérea, juntamente com uma gama diversificada de armamentos, dependendo do ambiente.

Sobre a Embraer

A Embraer é uma empresa aeroespacial global com sede no Brasil. Fabrica aeronaves para a aviação comercial e executiva, defesa e segurança e clientes agrícolas. A empresa também fornece serviços e suporte pós-venda por meio de uma rede mundial de entidades próprias e agentes autorizados. Desde a sua fundação em 1969, a Embraer já entregou mais de 8.000 aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, um avião fabricado pela Embraer descola algures no mundo, transportando mais de 145 milhões de passageiros por ano.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e é a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviços e de distribuição de peças nas Américas, África, Ásia e Europa.

Sobre a Embraer Defesa & Segurança

Os produtos e soluções da Embraer Defesa & Segurança estão presentes em mais de 60 países e incluem a aeronave de transporte militar multimissão C-390 Millennium e o avião de ataque leve e treinamento avançado A-29 Super Tucano.

A aeronave C-390 foi entregue pela primeira vez à Força Aérea Brasileira em 2019 e provou sua capacidade, confiabilidade e excelente desempenho em missões domésticas e no exterior, bem como sua capacidade de responder rapidamente a situações de emergência ou humanitárias. A aeronave foi contratada pelo Brasil, Portugal e Hungria e selecionada pela Holanda, Áustria, República Checa e, mais recentemente, Coreia do Sul.

Sobre a Embraer Aviação Executiva

A Embraer está criando hoje o mundo de amanhã com viagens aéreas privadas sob medida, utilizando inovação, design e tecnologia líderes do setor, ao mesmo tempo em que incorpora práticas sustentáveis e socialmente responsáveis. Como uma empresa global com mais de 54 anos no setor aeroespacial, a Embraer oferece a melhor experiência em aviação executiva por meio de aeronaves que apresentam desempenho, tecnologia e conforto disruptivos. Seu portfólio é composto pelo Phenom 100EX, que oferece conforto de cabine inigualável, os mais altos níveis de versatilidade operacional e aviônicos aprimorados; o Phenom 300E, que é o jato leve mais vendido nos últimos 12 anos consecutivos; e o Praetor 500 e o Praetor 600, os jatos executivos de médio e supermédio porte mais disruptivos e tecnologicamente avançados.

FAB: últimos dias para inscrições no concurso da EPCAR


Gabreil Centeno | Publicada em 20/03/2024

As inscrições para o concurso da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) da Força Aérea Brasileira estão nos seus últimos dias, encerrando na próxima segunda-feira (25/03). Uma das principais portas de entradas para a carreira na Aeronáutica, a escola localizada em Minas Gerais realiza anualmente o Exame de Admissão ao Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR). 

Jovens de ambos os sexos, entre 14 e 18 anos e com ensino fundamental completo, podem se inscrever através do site www.fab.mil.br/ingresso. A FAB cobra uma taxa de R$ 80,00 para a inscrição. O CPCAR de 2025 tem 130 vagas, sendo 26 reservadas aos candidatos negros.

O processo seletivo é composto de provas escritas de língua portuguesa, língua inglesa, matemática e redação. Se o candidato for aprovado na provas escrita, ainda passa pela inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico e validação documental. Os candidatos que optarem por concorrer às vagas reservadas aos negros também deverão passar pelo procediment

Com sede em Barbacena (MG), EPCAR prepara jovens para se tornarem cadetes da Força Aérea Brasileira; inscrições para concurso de 2024 encerram na segunda-feira (25/03) Foto: FAB/Divulgação.

O candidato só será matriculado no curso se cumprir todas as exigências previstas no edital do exame de admissão. O documento completo pode ser conferido clicando aqui. O concurso será realizado no dia 26/06/2024. 

Conhecida como Nascente do Poder Aéreo, a EPCAR tem sede em Barbacena (MG). A escola militar oferece ensino de nível médio, concluído por seus alunos no período de 3 anos. Após a conclusão do CPCAR, os alunos podem concorrer ao número de vagas previsto à matrícula no primeiro ano do Curso de Formação de Oficiais Aviadores, da Academia da Força Aérea (AFA). 

Nesta quarta-feira (20), a partir das 20h00 a Força Aérea realiza uma transmissão ao vivo com os alunos da EPCAR com o Comandante do Corpo de Alunos, Tenente-Coronel Marcelo José da Paz Junior. Na live, os militares falarão sobre preparação dos alunos e a rotina na escola.