NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL R7


FAB lança videoclipe e documentário em homenagem ao C-130 Hercules

Produtos ressaltam a importância do vetor ao longo de seis décadas

Luiz Fara Monteiro | Publicada em 06/03/2024 18:40

Para homenagear os 59 anos de serviço da aeronave C-130 Hercules, a Força Aérea Brasileira (FAB) produziu um videoclipe que ressalta o legado desse vetor. Para assistir, clique aqui.

Ainda em homenagem à aeronave, um documentário foi produzido com imagens históricas e entrevistas de militares que registraram seus nomes na trajetória do avião.

PORTAL AEROIN


Esquadrilha da Fumaça segue para o Nordeste para 5 demonstrações; duas cidades a receberão pela 1ª vez


Juliano Gianotto | Publicada em 06/03/2024 16:06

Nos próximos dias, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça, iniciará uma sequência de cinco demonstrações no Nordeste, atendendo às solicitações de municípios de Pernambuco e Sergipe.

Após iniciar a temporada de apresentações de 2024, realizando duas demonstrações no interior de São Paulo, em Itirapina e Pedreira, as aeronaves A-29 Super Tucano agora seguem para uma nova sequência de voos entre os dias 08 e 17 de março.

Conforme informa a comunicação social do EDA, a cidade de Afrânio (PE) será a primeira a receber a Esquadrilha da Fumaça. A demonstração acontecerá no dia 08 de março, às 16h, na prefeitura da cidade, na rua Francisco de Melo Franco, S/N – Centro.

No dia seguinte (09), a equipe estará em Serra Talhada (PE), para uma apresentação às 16h, no Parque dos Ipês Padre Afonso Carvalho. Ambas as demonstrações serão em alusão ao Dia Internacional da Mulher.

Ainda em Pernambuco, no domingo (10), às 16h, Recife recebe a Esquadrilha no Marco Zero, para comemorar os 487 anos da capital pernambucana. A última vez que houve demonstração da Esquadrilha da Fumaça no Recife foi em setembro de 2022, em celebração aos 200 anos da Independência do Brasil.

Na sexta-feira (15), às 16h, será a vez da população de Caruaru e região assistir aos sete aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) deixarem os rastros de fumaça em manobras nos céus da cidade. A demonstração acontecerá durante o Caruaru Aero Show, no Aeroporto Oscar Laranjeira.

Por fim, no dia 17 de março, a Esquadrilha se despede do Nordeste com uma demonstração aérea em Aracaju (SE), na Orla dos Lagos, às 15h30. Este será o retorno da equipe após 6 anos.

“É sempre um prazer representar a Força Aérea Brasileira em demonstrações no Nordeste. Recife e Caruaru nos receberam em 2022. Já Aracaju faz seis anos que não recebe a Esquadrilha da Fumaça. Porém, Afrânio e Serra Talhada será a primeira vez que a Esquadrilha se apresentará em ambas as cidades – já fizemos mais de quatro mil demonstrações e isso mostra o tamanho do nosso Brasil”, afirma o Capitão Aviador André Nery Bezerra, um dos pilotos da Esquadrilha que, inclusive, é natural de Aracaju.

“Certamente será especial para todos, mas para mim ainda mais. Poder fazer uma demonstração com a Esquadrilha na cidade onde eu nasci, sendo uma representação do nordestino, do sergipano e, especificamente, do aracajuano dentro desta equipe, é algo inexplicável”, complementa o Capitão, que estará pela primeira vez com a Esquadrilha em Aracaju, por ter ingressado no Esquadrão em 2021.

Agenda

– Afrânio (PE) – 08/03, 16h, na Prefeitura

– Serra Talhada (PE) – 09/03, 16h, Parque dos Ipês Padre Afonso Carvalho

– Recife (PE) – 10/03, 16h, Marco Zero

– Caruaru (PE) – 15/03, 16h, Aeroporto Oscar Laranjeira

– Aracaju (SE) – 17/03, 15h30, Orla dos Lagos

PORTAL DEFESANET


Aeronáutica abre 130 vagas para o Curso Preparatório de Cadetes do Ar

As inscrições começam no dia 05/03/2024 e terminam no dia 25/03/2024

Ricardo Fan | Publicada em 06/03/2024 11:00

As inscrições para o Exame de Admissão ao Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) do ano de 2025 começam no dia 05/03/2024 e terminam no dia 25/03/2024. Para se inscrever basta acessar o site: https://www.fab.mil.br/ingresso/, realizar a sua inscrição e pagar a taxa de R$ 80,00. As 130 vagas são destinadas a candidatos de ambos os sexos, sendo 26 reservadas aos candidatos negros.

Para ser matriculado no curso, o candidato precisa cumprir todas as exigências previstas nas Instruções Específicas do Exame, não possuir menos de 14, nem completar 19 anos de idade até 31 de dezembro de 2025 e ter concluído, na data da Concentração Final do Exame, o Ensino Fundamental do Sistema Nacional de Ensino.

O processo seletivo é composto de provas escritas (língua portuguesa, matemática, língua inglesa e redação), inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico, procedimento de heteroidentificação complementar (para candidatos que optarem por concorrer às vagas reservadas aos negros) e validação documental.

 As provas escritas ocorrerão no dia 26/06/2024. Os aprovados em todas as etapas do processo seletivo e selecionados pela Junta Especial de Avaliação (JEA) deverão se apresentar na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena (MG), no dia 11/01/2025, para habilitação à matrícula no curso. Após a conclusão do curso com aproveitamento, previsto para 3 anos, o aluno fará jus aos certificados de conclusão do Ensino Médio e do próprio CPCAR e poderá concorrer ao número de vagas previsto à matrícula no primeiro ano do Curso de Formação de Oficiais Aviadores da Academia da Força Aérea (AFA).

JORNAL O LIBERAL


Base Aérea de Belém recebe exercício de treinamento da FAB e Exército brasileiro

O treinamento consiste em simulações de diversas missões realizadas pelas Forças Armadas

Lucas Quirino | Publicada em 06/03/2024 11:03

Nesta terça-feira (06), a Base Aérea de Belém recebe o treinamento EXTEC FABEX, entre as Forças Aérea Brasileira(FAB) e Exército. A ação envolve missões de busca e salvamento, ressuprimento aéreo, em cenário marítimo e terrestre, além de ações de Polícia de Aeronáutica. 

Estarão envolvidos neste Exercício os seguintes Esquadrões: Primeiro Esquadrão de Transporte Aéreo (1° ETA), Terceiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (3°/7° GAV), Destacamento de Aviação do Exército (DstAvEx) e Grupo de Segurança e Defesa de Belém (GSD-BE).

O exercício acontecerá numa região remota de selva amazônica, no Pará, com um cenário fictício,um avião bimotor particular sofrerá um acidente e cairá em uma área densa de vegetação. A Aeronave de patrulha do 3°/7 GAV fará a busca pelo avião desaparecido. Um pelotão de Polícia de Aeronáutica do GSD-BE fará a segurança da área e proteção da aeronave e tripulantes. O C-95 Bandeirante do 1° ETA fará o lançamento de cargas com alimentos e o HM-4 do Exército fará o resgate dos feridos.

De acordo com o Major Aviador Bruno de Araújo Antunes, Chefe da Seção de Avaliação e Doutrina da Base Aérea de Belém, o exercício é uma oportunidade na qual as Unidades Operacionais e o GSD-BE têm para alcançar a melhoria contínua das habilidades de salvar vidas e manter a segurança em ambiente marítimo e terrestre.

DEFESA EM FOCO


A Força Aérea Brasileira marca 120 dias de Combate Incisivo ao Tráfico em Aeroportos: Uma Sinergia Poderosa com PF e RFB

Em uma operação conjunta, a FAB, PF, e RFB atingem resultados expressivos na luta contra o tráfico nos aeroportos do Rio de Janeiro e São Paulo, destacando o papel crucial da cooperação interagencial

Marcelo Barros | Publicada em 06/03/2024 15:00

Nas últimas décadas, o tráfico de drogas e outras atividades ilícitas em aeroportos emergiram como desafios significativos para a segurança nacional. Reconhecendo esta ameaça, a Força Aérea Brasileira (FAB), em cooperação com a Polícia Federal (PF) e a Receita Federal do Brasil (RFB), lançou a Operação Ponte Aérea. Este esforço coordenado não apenas sublinha o compromisso do Brasil com a segurança e a soberania mas também estabelece um novo padrão em operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

Desde o início da operação, mais de 336 quilos de drogas foram interceptados, e 48 indivíduos envolvidos em atividades ilícitas foram detidos, um testemunho do impacto direto da operação nos aeroportos do Galeão e de Guarulhos. Esses números não são apenas estatísticas; eles representam uma ameaça significativa neutralizada, protegendo incontáveis vidas e comunidades do flagelo do tráfico.

A Sinergia Operacional como Chave para o Sucesso

A eficácia da Operação Ponte Aérea é amplificada pela sinergia entre a FAB, a PF e a RFB, um modelo de cooperação interagencial. O sucesso deste esforço conjunto é um lembrete poderoso do que pode ser alcançado quando diferentes forças unem capacidades e expertise em prol de um objetivo comum. Este sucesso é atribuído não só à dedicação e ao profissionalismo dos envolvidos mas também à adoção de técnicas avançadas e ao emprego estratégico de recursos, como o uso de cães farejadores e vigilância eletrônica.

Impacto Profundo e Duradouro

O impacto da Operação Ponte Aérea vai além das apreensões e detenções. Ela serve como uma demonstração clara do compromisso do Brasil em combater o tráfico de drogas e outras atividades ilícitas, enviando uma mensagem forte para organizações criminosas que operam tanto dentro quanto fora do país. Além disso, estas operações reforçam a imagem do Brasil como um líder proativo na segurança regional e no combate ao crime transnacional.

O Caminho à Frente

O sucesso da Operação Ponte Aérea é um marco, mas também um ponto de partida para futuras iniciativas. O aprendizado e as experiências adquiridas fornecem uma base sólida para o aprimoramento contínuo das táticas e estratégias utilizadas na segurança de instalações críticas. À medida que a operação avança, espera-se que a integração e cooperação entre as agências continue a ser um modelo de eficácia, adaptando-se às mudanças nas táticas do crime organizado e mantendo os aeroportos brasileiros seguros.

O Adeus Majestoso ao Hércules da FAB: Como o Brasil Presta Homem a Uma Lenda dos Céus Entre 55 e 60 Anos de Serviço Ininterrupto

Numa despedida emocionante, a FAB celebra o legado do C-130 com cerimônias e homenagens, marcando o fim de uma era gloriosa

Marcelo Barros | Publicada em 06/03/2024 13:00

Na última semana, testemunhamos um momento histórico na aviação militar brasileira: a despedida oficial da aeronave C-130 Hércules, um ícone que serviu à Força Aérea Brasileira (FAB) com distinção desde 1965. Esta cerimônia repleta de emoção não apenas celebrou o aniversário de 59 anos do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) – Esquadrão Gordo, mas também homenageou o serviço inestimável do C-130, marcando o fim de uma era na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro.

Legado e Honrarias

Durante a solenidade, um mosaico de gerações de militares que serviram sob as asas desta aeronave lendária partilhou o espaço, numa cerimônia presidida pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida, com a presença de ilustres autoridades. O evento prestou uma última homenagem a este gigante dos ares, condecorando ex-comandantes e tripulantes do Esquadrão Gordo, numa clara demonstração de respeito e admiração pelo legado deixado pelo C-130.

A Passagem de Testemunho

Este marco histórico também simbolizou a transição para uma nova era, com a apresentação do KC-390 Millennium, aeronave desenvolvida para suceder o C-130 em missões de natureza semelhante. A cerimônia destacou a “passagem de serviço” através de sobrevoos emblemáticos, selando a despedida do Hércules e a chegada do novo guardião dos céus brasileiros.

O Peso do Legado

O Tenente-Coronel Aviador Umile Coelho Rende, comandante do 1º/1º GT, enfatizou a conexão indelével entre o Esquadrão e o Hércules, ressaltando a importância deste para a FAB e a sociedade brasileira. Com recordações de missões humanitárias, de paz, e de apoio em momentos cruciais, como o combate à pandemia de Covid-19, a aeronave demonstrou ser mais do que um meio de transporte; foi um símbolo de esperança e união.

A Jornada Histórica

A trajetória do C-130 Hércules na FAB, iniciada com a aquisição dos primeiros aviões em 1964, é marcada por inúmeras missões de impacto significativo, tanto no Brasil quanto no exterior. Sua participação em operações de apoio humanitário, combate a incêndios florestais, e missões de paz reflete a versatilidade e a capacidade incomparável desta aeronave.

OUTRAS MÍDIAS


NOTICIANDO SANTA LUZIA - Mais de 40 militares da Força Aérea Brasileira (FAB) participam do segundo “Dia D” de combate aos focos de Dengue, em Santa Luzia, nesta quarta-feira (06)

Ao todo, seis bairros das Partes Alta e Baixa estão sendo visitados pelos militares.

Natanael Jonathas | Publicada em 06/03/2024 12:37

Mais de quarenta militares da Força Aérea Brasileira (FAB) participam, na manhã desta quarta-feira (06), do segundo “Dia D” de combate aos focos de Dengue, em Santa Luzia.

Nas imagens feitas pelo Noticiando, em um dos seis bairros que devem receber o mutirão de limpeza, o Santa Rita, é possível ver como já é intensa a movimentação de militares desde o início do dia.

Na região, um comboio com dois caminhões da FAB, um caminhão caçamba, viaturas da Guarda Municipal e carros da Secretaria Municipal de Saúde, além de viaturas e agentes da Defesa Civil, percorre as principais ruas do bairro, coletando objetos inservíveis que podem servir de criadouro para o mosquito como pneus, garrafas, latas, entre outros. Contudo, vale destacar que móveis como sofás e outros não são recolhidos.

Para ajudar os militares na ação, moradores devem colocar para fora os objetos. Um exemplo, registrado pela nossa reportagem no bairro, onde em todas as ruas, haviam moradores ajudando e contribuindo no mutirão.

De pneus de caminhão a vasos sanitários, os militares lotaram o primeiro caminhão, em menos de trinta minutos. Enquanto outras equipes, já atuavam na região dos bairros Kennedy e Bom Jesus.

A grande mobilização conta ainda com duas equipes do setor de Fiscalização de Obras e Posturas estarão realizando vistorias em terrenos denunciados e que estejam em situação propícia ao desenvolvimento do Aedes, como mato alto e acúmulo de lixos. Autuando e notificando os proprietários, além de estarem recolhendo os objetos.

Quem também marca presença, é o prefeito, Pastor Sérgio, que participou das ações no Santa Rita, por cerca de uma hora, e se direcionou ao bairro Kennedy para acompanhar o mutirão na Parte Alta. Ele ainda, realizou uma live e gravou vídeos para suas redes sociais.

| DENGUE

Nesta segunda-feira (04), Santa Luzia ultrapassou a marca de 1.500 casos confirmados de Dengue, com mais de 2.200 notificados em apenas uma semana.

Segundo o Boletim Epidemiológico Municipal, entre os dias 25 de fevereiro e o último sábado (02), foram 2.261 casos notificados e 490 confirmados de Dengue. Já a Febre Chikungunya, somou 19 casos confirmados, o maior número já registrado, em apenas 7 dias, desde o início do ano.

Ao todo, foram 1.586 casos confirmados desde janeiro, na cidade, que já possui mais de 7 mil casos suspeitos da doença, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

O Boletim divulgado, também nesta segunda (04), revela 7.783 casos suspeitos de Dengue na cidade, 233 da Febre Chikungunya e nenhuma morte. Ou seja, pela segunda vez, a SES-MG voltou atrás e retirou uma morte que já havia sido confirmada no município.