NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


Força Aérea Brasileira envia apoio às vítimas das enchentes em Petrópolis


Fabio Farias | Publicada em 17/02/2022 06:14

A Força Aérea Brasileira (FAB) está em missão de apoio às vítimas das enchentes da cidade de Petrópolis (RJ). Diante do cenário de calamidade pública, o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Pico do Couto (DTCEA-PCO) empregou, na terça-feira, 15, sete militares e duas viaturas no transporte de materiais, dentre colchões e equipamentos, em apoio à Defesa Civil na Região Serrana do estado do Rio de Janeiro.

A equipe do DTCEA-PCO chegou ao Centro de Petrópolis às 21h da terça e permaneceu durante toda a madrugada. O Comandante do DTCEA-PCO, Major Aviador Pedro Henrique Gerwing Oliva, explicou que a Organização Militar da FAB está ajudando na locomoção até os locais de difícil acesso. “Foram enviadas duas equipes em duas viaturas para ajudar a Defesa Civil a chegar nas localidades que necessitavam de apoio. No momento, estamos de prontidão, aguardando diretrizes para auxiliar no que for necessário”, explica o Major Gerwing

A partir da quarta, 16, sob coordenação do Comando Conjunto do Leste (CML), as Forças Armadas foram acionadas para apoiar os moradores da região de Petrópolis, disponibilizando viaturas, ambulâncias, equipes de primeiros socorros, equipamentos da Engenharia do Exército para desobstrução de vias e outras máquinas para serviços especializados. Desde então o CML permanece acompanhando todos os desdobramentos.

Já nesta quinta-feira, 17, 14 militares do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º/1º GCC – Esquadrão Profeta), com um caminhão e duas viaturas, se deslocaram para a região, onde realizarão a montagem de um Aerodrome Flight Information Service (AFIS) ou Serviço de Informação de Voo de Aeródromo. O serviço dará suporte às aeronaves que atuam diretamente no socorro e apoio às vítimas.

Também nesta quinta-feira , o Ministério da Defesa autorizou o emprego temporário e episódico das Forças Armadas na cidade de Petrópolis. A portaria que autoriza a atuação das tropas na região está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira.

Estado de calamidade

A Prefeitura de Petrópolis decretou, ainda no dia 15/02, estado de calamidade pública e informou que as equipes dos hospitais foram reforçadas para o atendimento às vítimas. Quem tiver parentes desaparecidos deve procurar a delegacia. Os desabamentos e alagamentos provocaram, até o momento, 104 mortes, segundo o Governo do Estado do Rio de Janeiro e o Corpo de Bombeiros.

PORTAL DEFESANET


Comandante da Aeronáutica recebe Comandante da Força Aérea do Uruguai

O encontro buscou fortalecer a relação institucional entre as duas Forças Aéreas e trocar experiências e informações sobre a gestão aeronáutica

Da Redação | Publicada em 17/02/2022 09:00

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, recebeu, nesta quarta-feira (16/02), em seu gabinete, no prédio do Comando da Força Aérea Brasileira (FAB), em Brasília (DF), o Comandante da Força Aérea do Uruguai (FAU), General Luis Heber De León Pepelescov.

O encontro contou também com a presença do Comandante de Preparo da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida, e teve como objetivo fortalecer a relação institucional entre as duas Forças Aéreas e trocar experiências e informações sobre a gestão aeronáutica.

Na ocasião, o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior explicou que a FAB e a FAU já têm uma relação de muito tempo e a reunião foi uma oportunidade de decidir em que áreas as Forças Aéreas dos dois Países podem aprofundar a cooperação, como, por exemplo, na área de gerenciamento de tráfego aéreo. “O Brasil, logicamente, é um ator importante nessa área porque a maioria dos tráfegos é controlada pelo DECEA. Isso tem um peso muito grande em todo o fluxo da América do Sul. Além disso, tratamos sobre a possibilidade de cooperação em operações como a Cruzex, cooperações na área logística e na área de ensino”, destacou o Oficial-General.

Por sua vez, o General De León também ressaltou a oportunidade de trocar informações e aprofundar a parceria entre as duas Instituições Militares. “Nós temos laços de amizade e de parceria com a Força Aérea Brasileira. No início de nossas atividades de 2022, queríamos uma reunião do mais alto nível para trocar experiências e informações”, concluiu o Comandante da FAU.

Aeronáutica abre 159 vagas para nível superior

A admissão é para médicos, dentistas, farmacêuticos, capelães e quadro de apoio

Da Redação | Publicada em 17/02/2022 09:09

A Força Aérea Brasileira (FAB) lançou seis editais, com 159 vagas ao todo, para os Exames de Admissão ao Curso de Médicos (CAMAR), de Dentistas (CADAR) e de Farmacêuticos (CAFAR), além dos Estágios de Adaptação de Engenheiros (EAOEAR), de Capelães (EIAC) e do Quadro de Apoio (EAOAP). As inscrições estarão disponíveis no site do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), de 21 de fevereiro até as 10 horas (horário de Brasília) do dia 13 de março. A taxa de inscrição é de R$ 130,00.

Para participar dos exames de admissão de Médicos, Dentistas, Farmacêuticos e Engenheiros, os candidatos não podem ter completado 36 anos até o dia 31 de dezembro de 2023. Já para o Estágio de Adaptação de Oficiais de Apoio, os inscritos deverão possuir no mínimo 18 anos e no máximo 32 anos de idade até o dia 31 de dezembro de 2023. E, para o Estágio de Instrução e Adaptação para Capelães, é necessário que se tenha entre 30 e 40 anos de idade até 31 de dezembro de 2023.

No Curso de Adaptação de Dentistas (CADAR), são ofertadas 11 vagas para as especialidades de Estomatologia, Implantodontia, Odontogeriatria, Prótese Dentária, Periodontia e Radiologia Odontológica e Imaginologia. Já o Curso de Adaptação de Farmacêuticos (CAFAR) oferece cinco vagas para as especialidades de Farmácia Bioquímica e Farmácia Hospitalar.

Além disso, o Curso de Adaptação de Médicos (CAMAR) tem 100 vagas disponíveis e distribuídas nas especialidades de Anestesiologia, Cancerologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Endocrinologia, Geriatria, Ginecologia e Obstetrícia, Hemoterapia, Medicina Intensiva, Medicina de Família e Comunidade, Neurocirurgia, Neurologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Ortopedia, Pediatria, Pneumologia, Psiquiatria, Radiologia e Urologia.

Ainda, para o Curso de Adaptação de Oficiais de Apoio (EAOAP), há dez vagas nas especialidades de Administração, Análise de Sistemas, Pedagogia, Psicologia, Serviços Jurídicos e Serviço Social.

Já o Curso de Adaptação de Oficiais Engenheiros (EAOEAR) disponibiliza 30 vagas para as especialidades de Cartográfica, Civil, Computação, Eletrônica, Elétrica, Mecânica, Química e Telecomunicações. Por último, o edital de Capelães conta com três vagas para Sacerdote Católico Apostólico Romano.

Os processos seletivos são compostos de provas escritas, inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico, prova prático-oral (somente para médicos, dentistas e farmacêuticos), procedimento de heteroidentificação complementar e validação documental.

As provas escritas estão previstas para o dia 12 de junho de 2022. Se aprovado em todas as etapas, o candidato fará o curso/estágio no CIAAR, em Lagoa Santa (MG), durante aproximadamente 17 semanas. Após a conclusão com aproveitamento, o aluno será nomeado Segundo-Tenente – no caso dos capelães –, e Primeiro-Tenente – nas demais especialidades.