NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


AP recebe carga com 121 cilindros de oxigênio para pacientes com Covid-19

Chegada em Macapá aconteceu nesta segunda-feira (5). Gases serão usados na reserva do Centro Covid do Hospital Universitário.

Por G1 Ap — Macapá | Publicada em 05/04/2021 19:40

O Amapá recebeu nesta segunda-feira (5) um novo carregamento com 121 cilindros de oxigênio para reforço do atendimento a pacientes com Covid-19 internados na rede hospitalar do estado.

A carga desembarcou no Aeroporto de Macapá durante a manhã um avião Força Aérea Brasileira (FAB) com apoio do Exército Brasileiro.

Os cilindros vieram da cidade Belém, no Pará. De acordo com o Estado, eles serão usados para aumentar a reserva de oxigênio, principalmente, do Centro Covid do Hospital Universitário (HU).

De acordo com o governo estadual, os cilindros irão garantir uma maior segurança para os pacientes com Covid-19 internados em leitos de UTI no HU, já que o nível de oxigênio estava abaixo do desejável.

Essa é a segunda grande carga de cilindros que chega ao Amapá. Uma remessa de 550 chegou ao estado na mês de março, depois alta no consumo dos gases nas unidades de saúde.

DEFESA AÉREA & NAVAL


DCTA certifica o Reabastecimento em Voo entre dois KC-390 Millennium


Agência Força Aérea | Publicada em 05/04/2021 15:03

O projeto KC-390 Millennium deu mais um salto importante no desenvolvimento e certificação das suas capacidades operacionais. No dia 26 de março, em Gavião Peixoto (SP), foram realizados testes de reabastecimento em voo (REVO), utilizando duas aeronaves KC-390. A aeronave que recebeu o combustível foi certificada para realizar a operação de reabastecimento em voo de outra aeronave KC-390 que fez parte do voo.

Após intenso desenvolvimento das leis de controle (fly-by-wire) e da verificação das funcionalidades do sistema de combustível, pilotos e engenheiros de ensaio do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), Organização Militar subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), realizaram o voo de certificação. O objetivo foi verificar a versatilidade da aeronave em realizar o processo de reabastecimento em voo, ou seja, desde o seu posicionamento em relação ao avião reabastecedor até o acoplamento da mangueira para realizar a transferência de combustível. Todas as atividades foram supervisionadas por engenheiros do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), responsável pelo processo de certificação.

Antes do voo de certificação a equipagem de ensaio, composta por pilotos e engenheiros, executou voos no simulador de engenharia da Embraer, a fim de ter contato com as soluções implementadas na aeronave. Uma lei de controle, (comportamento que a aeronave tem baseado nos comandos de voo operado pelo piloto) foi desenvolvida especificamente para a função da aeronave recebedora. “As verificações em simulador foram importantes para o entendimento da proposta da empresa e para o comportamento das características de voo da aeronave com a lei desenvolvida”, disse o Major Aviador André Marques Peixoto, piloto de ensaio do IPEV.

Após os ensaios no simulador foi feito um voo para a adaptação dos tripulantes da FAB, que envolveu reabastecimentos dentro da velocidade e altitude propostas para serem utilizadas operacionalmente em missões de REVO. Em seguida, foi a vez do voo de certificação, com a transferência de combustível nas condições mais críticas encontradas, o que permitiu a verificação da aeronave em condições menos favoráveis.

“O voo de certificação do par KC-390 é um marco importante no projeto. As características de pilotagem da aeronave com a lei desenvolvida ficaram bem adequadas e intuitivas ao piloto, permitindo uma pilotagem precisa, o que aumenta as chances de sucesso na missão de REVO, que por si só já tem dificuldades operacionais relacionadas à natureza da missão com uma aeronave do porte do KC-390”, complementa o Diretor do IPEV e piloto de ensaio que participou do voo de certificação, Coronel Aviador Marcelo Zampier Bussmann.

Ao término do processo as aeronaves operacionais receberão modificações para utilizarem as funcionalidades de REVO, o que permitirá que o Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, que já opera a aeronave, passe a realizar essa ação de Força Aérea, maximizando a capacidade de emprego da aeronave KC-390 Millennium.

PORTAL AEROIN


Força Aérea Brasileira adere ao programa TransformaGov de melhoria da gestão pública


Murilo Basseto | Publicada em 05/04/2021 05:23

A Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou na última sexta-feira (02) que se tornou a primeira Força Armada a aderir ao Programa TransformaGov, que tem por objetivo avaliar e modernizar a gestão estratégica dos órgãos integrantes da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

A assinatura do plano foi realizada no dia 29 de março. No total, já são 71 órgãos participando do TransformaGov.

O programa, que é liderado pelo Ministério da Economia (ME) em parceria com a Secretaria-Geral da Presidência da República (SG/PR), foi instituído pelo decreto nº 10.382/2020. O Ministério da Economia espera otimizar a implementação de suas políticas públicas, conferir mais eficiência ao gasto público e entregar mais valor à sociedade.

Segundo o Plano de Gestão Estratégica e Transformação Institucional (PGT) da FAB, diversas iniciativas devem ser realizadas até julho deste ano. Entre elas estão a implantação de rotina de manutenção das informações no Sistema de Organização e Inovação Institucional do Governo Federal (Siorg), a validação das informações do Painel Raio-X e a avaliação dos sistemas complementares desenvolvidos pela FAB para melhoria dos sistemas estruturantes.

O PGT é o documento que norteia as ações institucionais e busca – a partir de metas estabelecidas – aumentar a eficiência da gestão pública.

Para saber mais sobre o TransformaGov acesse aqui.

Informações da Força Aérea Brasileira e do Ministério da Economia

FAB voa ao mar para resgatar tripulante filipino que caiu no porão de um navio


Murilo Basseto | Publicada em 05/04/2021 05:26

Curiosamente, esta é a segunda vez em menos de um ano em que o Esquadrão é acionado para resgatar um tripulante filipino na costa brasileira.

O Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1º/8º GAV) – Esquadrão Falcão, sediado na Ala 10, em Parnamirim (RN), resgatou, na última quinta-feira (01), um tripulante filipino de 42 anos que caiu de uma altura de oito metros, no porão de cargas de um navio que saiu da Argentina com destino ao Marrocos. O navio navegava pela costa brasileira, próximo ao Estado de Pernambuco (PE).

O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), Organização da Força Aérea Brasileira (FAB) responsável pela coordenação de missões aéreas, acionou o Esquadrão após contato do Centro de Coordenação de Salvamento Aéreo (SALVAERO) de Recife. O navio MV Kiran Africa, originário do País de Malta, foi localizado a aproximadamente 30 quilômetros da costa brasileira, próximo ao Porto de Suape, na cidade do Recife (PE).

A aeronave H-36 Caracal decolou de Parnamirim (RN) às 6h15 (horário de Brasília) e voou até a posição do navio para realizar o resgate. O helicóptero manteve o voo pairado enquanto os homens de resgate SAR (do inglês, Search and Rescue – Busca e Salvamento) desceram até o convés, imobilizaram o tripulante do navio e o içaram.

Ao final, o Esquadrão transportou o paciente até a Base Aérea de Recife (BARF), onde foi transferido, em seguida, de ambulância, para um hospital da capital pernambucana para receber atendimento médico especializado. O estado de saúde do filipino foi considerado estável. Toda a operação teve duração de três horas e meia de voo.

“É motivo de muito orgulho e satisfação poder participar de mais um resgate bem sucedido. O preparo e o profissionalismo de todos os tripulantes foram fatores de destaque, proporcionando uma operação segura e rápida. Essa eficiência fez total diferença para a realização do içamento na modalidade maca”, disse o Comandante da aeronave Capitão Aviador José Wellinghton Félix De Carvalho.

De acordo com um dos homens de resgate do FAB 8512, Tenente Aviador Johnata Tavares Soares, o primeiro militar a descer até o convés do navio, os treinamentos que o Esquadrão realiza para missões de resgate são fundamentais para quando ocorrerem situações reais.

“Enquanto era içado em meio ao mar imenso com a vítima na maca, me veio à cabeça cada dificuldade que tive que enfrentar para estar ali, desde a minha formação na Escola de Especialistas de Aeronáutica e na Academia da Força Aérea até os desafios no Curso SAR. O sentimento já dentro da aeronave é que cada gota da suor, cada percalço valeu a pena. Já tinha tido essa oportunidade como piloto, mas como H-SAR essa sensação é ainda mais intensa”, relatou.

Curiosamente, esta é a segunda vez que o Esquadrão é acionado para resgatar um tripulante filipino em um navio na costa brasileira. Na ocasião anterior, em julho de 2020, a emergência se deu por suspeita de o tripulante estar com pancreatite aguda a bordo de um navio que veio de Nova Orleans, nos Estados Unidos, com destino a Santos (SP).

O navio navegava a 325 quilômetros da costa brasileira, próximo ao estado do Ceará. O Esquadrão transportou o paciente para o Aeroporto Internacional de Fortaleza, sendo transferido, em seguida, de ambulância, para um hospital da capital cearense. Veja em vídeo como foi o resgate:

PORTAL AEROFLAP


Piloto da FAB realiza treinamento intenso para voar o Gripen Brasileiro


Publicada em 05/04/2021 18:34

Enquanto o novo caça brasileiro realiza testes no Centro de Ensaios em Voo do Saab Gripen F-39E na Embraer (GFTC, do inglês Gripen Flight Test Centre), em Gavião Peixoto (SP), os pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB) seguem a preparação na Suécia para pilotar o novo vetor da Aeronáutica.

A primeira fase do curso, chamada de Conversion Training, é realizada em Linköping e tem como foco ajustes dos equipamentos de voo do piloto e exercícios de exigência física extrema.

Em 2020, o Major Aviador Abdon de Rezende Vasconcelos, piloto de provas da FAB, foi o primeiro a receber o treinamento do Gripen C/D e o de conversão para o Gripen E. A capacitação começou em agosto do ano pasado, e o treinamento prático com o caça seguirá, ao menos, até o fim do primeiro semestre de 2021.

Antes de subir no cockpit da aeronave, o piloto passou por uma série de exercícios teóricos e recebeu preparação do equipamento necessário.

Para se ter uma ideia, o primeiro dia do curso foi dedicado a ajustes no equipamento pessoal, como no macacão de voo, no equipamento anti-G, nas botas, na máscara de oxigênio e no capacete. Foi um processo meticuloso para garantir que tudo se encaixasse perfeitamente no piloto.

No dia seguinte, o cenário da preparação foi o Centro Fisiológico de Voo da Qinetics, localizado em Malmslätt, Linköping. Lá, ele passou por treinamento na centrífuga 9G, um dos requisitos fundamentais para a pilotagem do Gripen.

Antes da prática, o Capitão Johan Ekblad ensinou ao aviador como respirar e se preparar para suportar as enormes forças que colocariam seu corpo e mente em teste.

Após a aula teórica, o Major Abdon foi direcionado à centrífuga, acompanhado por especialistas e um médico. Nela, as forças G foram aumentadas aos poucos para que ele praticasse suas novas habilidades.

Quando atingiu 8G, o Major optou por aguentar até 30 segundos – um longo tempo para esse tipo de força -, e após alguns minutos de descanso, retomou para a última sessão, a de 9G. Nessa etapa ele permaneceu por 15 segundos, sem qualquer problema, sendo aprovado ao final do período – e aliviado por ter vivenciado esse teste.

“Foi a primeira vez que eu fiz esse tipo de treinamento. Foi muito importante porque aprendi e apliquei técnica correta para a manutenção dos 9Gs. Eu tenho certeza que isso será necessário durante a operação da aeronave”, disse o aviador.

O Major recebeu ainda uma instrução sobre os procedimentos de aterragem após uma ejeção. “Pude relembrar alguns procedimentos e aprender outros utilizados aqui na Suécia no caso de uma ejeção para um pouso seguro”, afirmou o piloto.

O segundo dia de curso foi concluído com um treinamento teórico e prático de sobrevivência no mar. Houve um simulado dentro de uma piscina, com ondas, tempestade e tempo noturno. Ele recebeu orientações diversas sobre todos os procedimentos necessários caso ocorra uma aterragem dentro da água.

O treinamento sobre hipóxia, ou seja, a falta de oxigênio, ocorreu no terceiro dia, com uma aula teórica de preparação para que o piloto pudesse aprender como seu corpo é afetado pela falta de oxigênio.

“A redução do oxigênio para o cérebro resulta em perda da realidade e deterioração da capacidade mental. Algumas tarefas muito fáceis devem ser realizadas durante um fornecimento decrescente de oxigênio.”

“As tarefas tornam-se cada vez mais difíceis de executar. Neste exercício o objetivo foi aprender sobre você e os sinais que seu corpo pode dar em caso de falta de oxigênio para que se tome as medidas necessárias a tempo”, explicou.

Após os três dias de intenso treinamento, o Major Abdon foi aprovado. “Todos os instrutores me receberam muito bem e transmitiram muito conhecimento sobre como operar a aeronave no dia a dia. A experiência é extremamente valiosa para mim como piloto e representante da Força Aérea Brasileira”, afirmou.

Via: Saab

PORTAL DEFESANET


Pilotos das Forças Armadas participam de treinamento conjunto


Ccomsod | Publicada em 05/04/2021 09:09

Preparo e prontidão: palavras que definem as Forças Armadas. Para atingir esse objetivo, treinamentos constantes são realizados com o intuito de manter as tropas com elevada capacidade de pronta-resposta, sempre em condições de defender a Pátria. Nessa terça-feira (30), Marinha, Exército e Aeronáutica realizaram a manutenção do exercício conjunto para emprego de helicópteros em embarcações da Força Marítima. A atividade ocorreu no Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico (NAM “Atlântico”), fundeado no litoral sul do Rio de Janeiro.

A atividade dá continuidade ao exercício que ocorreu entre 5 e 9 de outubro de 2020. À época, as Forças Singulares realizaram a “Qualificação de Pouso a Bordo”, que capacitou os pilotos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica para pousarem aeronaves de asas rotativas no convés de voo do NAM “Atlântico”. Cinco meses depois, os militares retornam ao navio para novos treinamentos e, assim, manterem-se preparados. Durante a atividade, as aeronaves HM-4 Jaguar, do Exército, e a H-36 Caracal, da Força Aérea, pousaram no navio.

O Comandante do Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico, Capitão de Mar e Guerra Mozart Junqueira Ribeiro, ressaltou a importância da atividade no aprimoramento das ações conjuntas das Forças Armadas. “Essa é uma atividade de manutenção do exercício já realizado, muito importante para incrementar a interoperabilidade da Marinha, do Exército e da Aeronáutica”, disse.

De acordo com o Comandante da aeronave do Exército presente no exercício, o Major de Cavalaria Ricardo Figueredo, o treinamento aumenta a capacidade operativa da Força Terrestre. Ainda segundo o militar, houve evolução em relação ao treinamento que ocorreu no ano passado: “Em 2021, nossa tripulação já conseguiu executar os pousos com menos orientações do instrutor da Marinha que estava presente no helicóptero”, contou.

O piloto da Força Aérea Brasileira, 1º Tenente Aviador Arthur Fernandes Mendes dos Santos, destacou a importância desse tipo de treinamento. “Esse fomento às ações conjuntas demonstra a visão que o Ministério da Defesa possui em relação às Forças Armadas. A interoperabilidade promove uma projeção do poder militar a algo que jamais sonhamos, mas que, hoje, vemos tornar-se realidade”, concluiu.

NAM “Atlântico”

Neste mês de março, o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”, maior embarcação em atividade da Marinha, alcançou a marca de 2 mil pousos em seu convés. Com 208 metros de comprimento, 35 de largura e calado (casco abaixo da linha d´água) de 6,5 metros, o Atlântico desloca até 21.578 toneladas. A embarcação possui capacidade para receber mais de 1 mil militares embarcados, além de avançada estrutura.

Durante todo o período do exercício, foram observados os protocolos de combate à Covid-19, tais como: realização de teste em todos que estavam a bordo, utilização de máscara de proteção, disponibilização de álcool 70% e higienização constante das áreas.