NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROFLAP


Esquadrão da FAB transporta vacinas e profissionais de saúde para comunidades indígenas na Amazônia – AEROFLAP


Gabriel Centeno | Publicada em 04/06/2021

Entre 12 e 28 de maio, o Esquadrão Harpia (7º/8º GAv), unidade de asas rotativas da Força Aérea Brasileira, esteve envolvido na Operação Alto do Rio Negro, onde foi realizado o transporte de vacinas contra COVID-19 e Influenza e profissionais de saúde para 47 aldeias indígenas em regiões de difícil acesso na Amazônia, na fronteira entre Brasil e Colômbia.

A unidade tem como sede a Ala 8 (Base Aérea de Manaus) e emprega os helicópteros Sikorsky H-60L Black Hawk, mas os voos partiram do Primeiro Pelotão Especial de Fronteira (1º PEF), em Iauaretê (AM), informa a FAB. Devido a impossibilidade de acesso fluvial em virtude da grande quantidade de cachoeiras e corredeiras, a operação aérea foi fundamental.

A Operação realizou o transporte de 12 vacinadores do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) e de material utilizado para a vacinação de 47 comunidades indígenas de diversas etnias, entre elas a Hupda, Tariano, Kubeo, Baniwa, Kuripako, Dessano, Tucano, Tariuca e Tatiana.

O Comandante da aeronave, Tenente Aviador Gabriel Sampaio Duarte, falou sobre a sensação de fazer parte da missão. “É um imenso prazer realizar esse tipo de Operação. É muito gratificante levar saúde a bordo do helicóptero, na forma de vacina e profissionais qualificados, garantindo a presença do Estado nas comunidades mais longínquas da Amazônia”, disse.

Integração

Este tipo de apoio, por parte da FAB, em comunidades isoladas, iniciou em 1993, após a notificação de surtos de sarampo em populações indígenas nas regiões do Rio Purus, Juruá e Solimões.

Desde então, consolidou-se a realização da multivacinação anual, atendendo ao calendário básico do Programa Nacional de Imunização. Somente no ano de 2020, foram atendidos, pelo Esquadrão Harpia, mais de 365 comunidades e 10.328 brasileiros.

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL AGORA VALE - ITA comemora seus 70 anos com exposição virtual de seu acervo histórico

A exposição será lançada na próxima terça-feira 8 de junho

Redação | Publicada em 04/06/2021 11:27

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em comemoração aos seus 70 anos, lança exposição virtual "Asas para que te quero", na próxima terça-feira (8).

A exposição, que foi realizada pela Associação dos Engenheiros do ITA (AEITA) e pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), estará disponível no canal da AEITA no YouTube. A partir do dia 9 de junho, também será disponibilizada uma galeria de fotos da exposição, pelo site Behance.

O lançamento da visita virtual será às 20h, durante live pelo Facebook do Parque Vicentina Aranha e do AEITA, com a participação da equipe responsável pelo projeto ITA 70 Anos, para um bate-papo sobre a concepção, processo de pesquisa e catalogação do acervo, até a realização do projeto.

A exposição no Parque Vicentina Aranha, em São José dos Campos, que precisou ser adiada devido à pandemia, permanecerá disponível até fevereiro de 2022. A data da abertura para visitas presenciais depende da flexibilização das medidas no município. Na inauguração da mostra, será lançado o livro "Asas para que te quero", também parte do projeto ITA 70 Anos.

Essa será a primeira vez que o ITA traz ao público amplo parte de seu acervo histórico, fora dos muros da instituição. A ideia da exposição e do livro surgiu a partir da catalogação, pela AEITA, de objetos, projetos de alunos, documentos e fotografias de época - alguns itens nunca exibidos. Ao todo, foram organizadas cerca de 4 mil fotos, 2 mil plantas de projetos de alunos e professores e 20 mil documentos, entre correspondências, relatórios, e informativos para a comunidade iteana.

Ambientada no Pavilhão São José, a mostra tem como espinha dorsal uma grande linha do tempo - do ITA dos anos 50 ao ITA atual, em momento de expansão. Assim, o visitante poderá admirar tanto uma maquete do imponente Laboratório de Estruturas, uma das primeiras edificações do Instituto, como o projeto da nova biblioteca e auditório, ainda a serem construídos. Uma vitrine especial reúne objetos pessoais do Marechal Casimiro Montenegro Filho, idealizador do ITA.

O diretor da Associação e coordenador do projeto ITA 70 Anos, Marcelo Dias Ferreira, afirma que "Desde sua fundação, em 1954, a AEITA tem atuado em diversas frentes de apoio ao ITA, com o objetivo de preservar a sua memória e de contribuir para que a escola se mantenha sempre à frente de seu tempo, como uma instituição de excelência".

"Este projeto é, sem dúvida, a mais ousada dessas iniciativas. Um legado que a comunidade iteana deixará, com muito orgulho, às futuras gerações", completa.

Para Nicolau Sarkis, presidente do Poliedro Educação, "O projeto contribui muito para preservar a história de uma das instituições de ensino mais renomadas do País e demonstrar como a melhoria contínua dos modelos educacionais fez com que o ITA conquistasse uma posição de destaque, apontando para a formação de um profissional completo. Temos orgulho de celebrar este momento e de preparar, há mais de 25 anos, estudantes para integrarem uma instituição de tamanha relevância".

E o reitor do ITA, Anderson Ribeiro Correia, comenta que "O projeto ITA 70 Anos relembra os acontecimentos do passado, fazendo uma boa associação com os acontecimentos mais recentes, indicando que a escola vem honrando e dando continuidade ao sonho do Marechal Casimiro Montenegro Filho, formando técnicos competentes e cidadãos conscientes".

A exposição "Asas para que te quero", do projeto ITA 70 Anos, é uma realização do Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do ITA e da AEITA. Conta com o patrocínio da Embraer e do Poliedro Educação e apoio das empresas Latécoère, Neogrid e Visiona Espacial.

Para mais informações sobre o livro e a exposição acesse: www.aeita.com.br/ita70anos.

PORTAL DOURADOS AGORA - Pacientes de Dourados seguem em voo para tratamento em UTI de Porto Velho


Da Redação | Publicada em 04/06/2021 15:35

Assim que as ambulâncias de Dourados chegaram no aeroporto de Campo Grande com os sete pacientes com Covid-19, imediatamente iniciou a remoção para uma aeronave com destino a tratamento em UTI na cidade de Porto velho (RO).

Conforme noticiou o Dourados Agora, o processo de transferência teve início por volta das 7h30 de hoje, com saída dos pacientes da UPA.

A transferência está sendo coordenada de forma conjunta pela Central de Regulação Estadual, Sems (Secretaria Municipal de Saúde) e a Funsaud.

De Campo grande os pacientes embarcaram num voo da FAB (Força Aérea Brasileira). Eles têm entre 29 e 79 anos.