NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


TV GLOBO - JORNAL HOJE


JORNAL HOJE - Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea, no Rio, controla os voos de todo o país

O Carnaval já provoca grande movimento nos principais aeroportos do país. Monitorar os voos é uma atividade complexa, feita em uma sala cheia de tecnologia localizada no Rio de Janeiro. O Jornal Hoje mostra como funciona essa operação.

Da Redação | Publicada em 08/02/2024 14:04

REDE GLOBO


BOM DIA DF - Dengue: vacinação no DF deve começar nesta sexta-feira (9)

Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos estão no grupo prioritário.

Da Redação | Publicada em 08/02/2024 15:49

PORTAL R7


Hospital de Campanha da Aeronáutica já fez mais de três mil atendimentos

A unidade conta com oito módulos, sendo um destinado a exames laboratoriais e sete para atendimentos

Da Redação | Publicada em 08/02/2024 16:18

O Hospital de Campanha da Aeronáutica já fez mais de três mil atendimentos desde o início da semana e 19 pessoas precisaram ser transferidas para outros hospitais. O hospital conta com oito módulos, sendo um destinado a exames laboratoriais e sete para atendimentos, com um específico para pediatria.

A FAB (Força Aérea Brasileira) fez um balanço dos primeiros dias de atuação e abordou assuntos como os horários de atendimento, atualização dos números alcançados até o momento. De acordo com a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, atualmente o Distrito Federal registra 20% dos casos de dengue de todo o Brasil.

AGÊNCIA BRASIL


HCamp faz mais de 3,5 mil atendimentos em três dias de funcionamento

Estrutura montada pela FAB visa reforçar o atendimento aos pacientes diagnosticados com dengue

Thaís Miranda E Débora Cronemberger | Publicada em 08/02/2024 11:03

Com apenas três dias dias desde que foi instituído, o Hospital de Campanha (HCamp), administrado pela Força Aérea Brasileira (FAB), já realizou 3.561 procedimentos aos pacientes diagnosticados com dengue no Distrito Federal (DF). As estruturas foram montadas ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ceilândia com o objetivo de desafogar a alta demanda nos hospitais da rede pública de saúde.

O HCamp está dividido em módulos, sendo um de emergência, dois ambulatoriais, um de hidratação e outro exclusivo para exames laboratoriais. As estruturas dispõem de 33 militares das áreas da medicina, enfermagem e farmácia. Os atendimentos ocorrem de forma ininterrupta, 24 horas por dia.

Entre os dias 5 e 7 de fevereiro, o HCamp identificou 29 casos confirmados da dengue. Entre os procedimentos realizados nesses três dias estão triagem, prova de laço, exames laboratoriais e atendimentos médicos.

“A nossa finalidade é atender bem. Mas pedimos a compreensão da população porque tem chegado casos que não são de dengue. Isso dificulta e sobrecarrega o atendimento, porque não é a nossa finalidade. Para situações que não sejam de dengue, pedimos que procurem uma unidade de saúde mais próxima”, afirmou a médica e comandante do HCamp, major Juliana Vandesteen.

Somando todas as estruturas da rede pública de saúde e o HCamp, já são quase 100 mil atendimentos relacionados a dengue desde 1º de janeiro.

O trabalho não para

Até que seja decretado o fim da situação de emergência na saúde pública, o Governo do Distrito Federal (GDF) tem adotado uma série de medidas no enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti.

Foram instituídas nove tendas de acolhimento nas administrações regionais que, somadas às 176 unidades básicas de saúde (UBSs), servem como porta de entrada para os pacientes com sintomas da doença. Mais 11 novas estruturas deste tipo serão instaladas em outras regiões com alta incidência do mosquito transmissor.

O governo também efetivou a contratação de mais 75 agentes de vigilância ambiental (AVAs) que vistoriam as residências e comércios do DF. Esse trabalho ganhou reforço com o apoio de 247 militares do Exército Brasileiro capacitados para realizarem o mesmo serviço de porta em porta nas regiões críticas da cidade.

Já com relação à fiscalização, a Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) intensificou as operações em pontos com potencial de proliferação do Aedes aegypti, como lotes sujos e locais públicos com descarte irregular de resíduos. A pasta prevê, ainda, a compra de 64 câmeras de monitoramento a serem instaladas em pontos de transbordo indicados pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU) para flagrar e inibir ações desta natureza.

Além disso, órgãos de zeladoria promovem diariamente ações integradas pelas regiões do DF, com recolhimento de inservíveis e limpeza de área pública. Já para os pacientes diagnosticados, as unidades básicas de saúde (UBSs) e de pronto atendimento (UPAs) tiveram os horários ampliados.

PORTAL AEROIN


KC-390 da FAB levou sistema de combate a incêndios para ser instalado em C-130 colombiano no Galeão


Juliano Gianotto | Publicada em 09/02/2024 09:08

Nos últimos meses, a Colômbia tem enfrentado uma crise ambiental sem precedentes, com uma média de 204 incêndios por mês, aproximadamente oito por dia, afetando centenas de pessoas e devastando extensas áreas florestais em todo o país.

Diante dessa situação crítica, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou uma missão de colaboração com a Força Aérea Colombiana (FAC) para combater os incêndios.

Logo que acionada, no último dia 31/01, a FAB, reconhecendo a magnitude do desastre, mobilizou uma aeronave KC-390 Millenium, operada pelo 1º Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, para participar dessa missão.

A aeronave multimissão decolou da Base Aérea de Anápolis (BAAN) – equipada com o Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios (MAFFS II, sigla em inglês para Modular Airborne Fire Fighting System), essencial para realizar ações de Combate a Incêndio em Voo – com destino à Base Aérea do Galeão (BAGL).

Na capital do Rio de Janeiro, uma aeronave C-130 da FAC estava à espera da aeronave brasileira para assim ser equipada com o sistema MAFFS I da FAB e seguir de volta ao aeroporto colombiano de El Dorado (SKBO), o maior e mais importante da Colômbia, para, então, iniciar o combate aos incêndios que apresentam focos em diversas áreas do país.

A aeronave que visitou o Brasil, registrada sob a matrícula FAC1005, cruzou o país no último dia 30 de janeiro, pousando na Base Aérea do Galeão (BAGL), e realizando o retorno à Colômbia no último dia 3 de fevereiro.

A bordo, encontravam-se militares do efetivo da BAAN e da BAGL que participaram do processo de preparação e testes do Sistema MAFFS na aeronave colombiana, cuja coordenação ficou a cargo da Segunda Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica e do Comando de Operações Aeroespaciais. O transporte do Sistema viabiliza que a Colômbia eleve suas capacidades de combate a incêndios florestais, sendo um importante aliado para a preservação das florestas, como, por exemplo, a Floresta Amazônica existente nos territórios dos países.

O Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) – Esquadrão Gordo, também ficou responsável pela instalação dos equipamentos a serem enviados à Colômbia. De acordo com o Comandante do Esquadrão Gordo, Tenente-Coronel Umile Coelho Rende, o sistema pode ser rapidamente instalado ou removido do compartimento de carga da aeronave, uma vez que sua estrutura foi projetada para tornar eficiente sua instalação e a desinstalação na aeronave, o que leva em torno de 3 horas para a completa montagem ou desmontagem do vetor aéreo.

Para essa missão, o conjunto de proteção ambiental disponibilizado tem 16 metros de comprimento e capacidade para o lançamento de 12.000 litros de água e retardante de fogo.

“O sistema foi instalado na aeronave C-130 da Colômbia com o suporte da Base Aérea do Galeão. As conexões elétricas e estruturais do aparelho foram adaptadas de forma a compatibilizar o equipamento brasileiro com o avião estrangeiro. Além disso, uma equipe de técnicos da FAB prestou todo o apoio às operações de solo da aeronave e do equipamento e seguiu a bordo da aeronave para prestar todo o auxílio caso fosse preciso”, explicou o Comandante do 1º/1º GT.

Já o Comandante da aeronave KC-390 empregada na missão, Major Aviador Anderson Dias, destacou que participar desta ação ratifica a vocação do 1º GTT em realizar transportes com pronta resposta, auxiliando em demandas nacionais e internacionais. “Essa missão demonstra as capacidades, por meio do KC-390, de suportar demandas de cooperação entre o Brasil e seus países vizinhos sempre que necessário, sendo motivo de grande orgulho para nós tripulantes”, explica.

Vale lembrar que o KC-390 do Esquadrão Zeus, além de levar os equipamentos até o Rio de Janeiro, também se deslocou até a Colômbia para prestar apoio, como mostrado previamente pelo AEROIN.

MAFFS II

O Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios projeta a água pela porta lateral na fuselagem, permitindo manter o interior da aeronave pressurizada, ou seja, sem comprometer sua performance.

Entre as principais características do sistema MAFFS II estão o baixo custo de manutenção, rápida configuração e flexibilidade multimissão, podendo ser utilizado no combate a incêndios, derramamento de produtos químicos, contaminação nuclear, radiológica e biológica, entre outros.

Por possuir esse sistema, a FAB faz parte do rol das Forças Aéreas capazes de realizar grandes missões de combate a incêndios, assim como já ocorreu em 2023, quando auxiliou no combate aos incêndios florestais que atingiram a cidade de Concepción, no Chile, zona centro-sul do país. A operação contabilizou o lançamento de 636 mil litros de água e mais de 40 horas de voo.

Informações da Força Aérea Brasileira

PORTAL PODER AÉREO


VÍDEO: Colaboração Real 5 – Episódio 2


Da Redação | Publicada em 08/02/2024 14:54

O treinamento dos pilotos da Força Aérea Brasileira para operar o caça Gripen aconteceu na Suécia, em duas cidades.

Antes do voo, em Linköping, o grupo passou por aulas teóricas e de condicionamento físico no Gripen Centre da Saab. A famosa centrífuga é utilizada para testar o corpo humano quando submetido ao efeito 9G, que é o nível de força alcançado em uma manobra com caças supersônicos.

Acompanhe em mais um episódio da Web Série Colaboração Real 5. Essa é mais uma etapa da cooperação entre Brasil e Suécia para habilitar a Força Aérea Brasileira a dominar a operação do Gripen.

 

 

 

 

 

 

 

 

 



 

 

OUTRAS MÍDIAS


Área Militar - Força Aérea Brasileira – Comandante da Aeronáutica realiza Aula Inaugural e Entrega de Platinas na EPCAR


Da Redação | Publicada em 08/02/2024 16:57

Há mais de 74 anos, a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), localizada em Barbacena (MG), desempenha sua missão de preparar os alunos para ingressarem no Curso de Formação de Oficiais da Academia da Força Aérea (AFA), sediada em Pirassununga (SP). Essa preparação engloba não somente o Ensino Médio Regular, mas também a formação militar, moral e cívica, que são fundamentais para os valores de honestidade, lealdade e amor à pátria.

Na manhã dessa quarta-feira (07/02), o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, ministrou uma Aula Inaugural a pais e alunos da EPCAR. A palestra do Comandante foi marcada por momentos de inspiração e motivação aos futuros alunos. E, assim, destacou a importância do comprometimento, da dedicação e da excelência no serviço prestado pela Força Aérea Brasileira (FAB), ressaltando a responsabilidade que os jovens terão ao ingressar na carreira militar, bem como os desafios que encontrarão durante toda a jornada de formação.

Após a palestra, o Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno presidiu a Cerimônia de Entrega de Platina, que simboliza o fim do período de adaptação e o início do período acadêmico. Momento, este, de reconhecimento e celebração do esforço e da dedicação dos novos alunos, foi, então que a tropa incorporou, pela primeira vez, as fileiras da EPCAR e apresentaram o nome escolhido para o Esquadrão: Xavante.

O Comandante da Aeronáutica, acompanhado do Comandante da EPCAR, entregou as platinas à primeira colocada do Esquadrão Xavante, a aluna 2024/001 Giovana Grillo Arruda, juntamente com seus familiares.

Durante a cerimônia, o Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar André Luiz Alves Ferreira, falou aos alunos sobre o empenho e os incentivou a manterem o foco nos estudos e na formação militar. “Hoje, com os conceitos da disciplina e da hierarquia que são a base da vida militar agora enraizados, a Turma 2024 tem a grata satisfação de celebrar uma grande conquista, que é o recebimento das Platinas. Guerreiros Xavantes, este momento ficará eternizado em suas mentes, e, com ele, vem a responsabilidade militar e também a acadêmica, sempre balizada pelos preceitos militares e morais. Aproveitem as oportunidades que, de agora para a frente, serão proporcionadas. Usem as experiências e os conhecimentos que adquirirão com vistas a superarem os desafios vindouros”, finalizou.

Em seu discurso, o Comandante da Aeronáutica expressou a emoção de estar na EPCAR e relembrou o aluno de 48 anos atrás, o 76/298 Damasceno. E então, dirigiu-se aos novos alunos e falou sobre realização pessoal e profissional que teve. “Ao visitar a Escola para a entrega de Platinas ao Primeiro Esquadrão do Corpo de Alunos, sinto-me, a um só tempo, orgulhoso, emocionado e, de certa forma, rejuvenescido. Tais sensações advêm da satisfação de testemunhar mais um passo rumo ao sucesso dessa seleta juventude que escolheu, voluntariamente, os bancos escolares da FAB para sentir a mais pura realização pessoal e profissional. Notadamente, a EPCAR é apenas o começo de uma longa jornada de realizações de forma magistral. Essa escola fornece uma base sólida de conhecimentos, habilidades e técnicas multidisciplinares”, concluiu.

Por ser um momento de grande simbolismo, também estiveram presentes no o evento o Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares, o Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues, e o Chefe do Centro de Comunicação da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça; além de familiares e demais autoridades civis e militares.

Fotos: Sargento Vanessa Sonaly / CECOMSAER

Vídeo: Soldado Laube / CECOMSAER