NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


AGÊNCIA BRASIL


Ministro reforça necessidade de mais recursos para as Forças Armadas

Audiência foi na Comissão de Relações Exteriores da Câmara

Kleber Sampaio | Publicada em 06/07/2022 18:37

O ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, pediu hoje (6) ao Congresso Nacional que apoie a gradual ampliação de recursos financeiros destinados ao custeio das Forças Armadas. “Queria, mais uma vez, reforçar a necessidade de recebermos ajuda desta Casa no sentido de aumentarmos o orçamento das Forças Armadas [proporcionalmente] ao Produto Interno Bruto [PIB]”, disse o general durante uma audiência pública na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados.

O evento, que durou mais de seis horas, foi realizado em meio à expectativa da votação, pelo Congresso Nacional, da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que define as diretrizes do próximo ano, incluindo previsões de receitas e despesas.

Acompanhado dos comandantes das três forças (Aeronáutica, Exército e Marinha), o ministro exibiu um gráfico indicativo de que, embora o Brasil seja a principal economia da América do Sul, ocupa o sexto lugar entre os países sul-americanos em termos de investimentos percentuais do PIB.

Investimentos

De acordo com o ministro da Defesa, o Brasil investe 1,19% de seu PIB para equipar e manter o aparato das Forças Armadas, ficando atrás da Colômbia (3%); Equador (2,4%); Uruguai (2,2%); Chile (1,9%) e Bolívia (1,5%). Os dados são do Portal da Transparência, da Controladoria-Geral da União (CGU). “A Política Nacional de Defesa é clara ao dizer que, para termos a condição de desenvolver a contento nossos programas e projetos estratégicos, deveríamos chegar a 2% do PIB”, explicou o ministro ao elencar alguns dos principais “desafios” da Aeronáutica, Exército e Marinha: investir em desenvolvimento científico e tecnológico e na necessária capacitação dos militares; participar de mais missões de paz e segurança internacionais e reforçar a vigilância na Amazônia e nas fronteiras.

“A Amazônia é prioridade estratégica para a defesa nacional. Hoje, já somos quase 50 mil militares [na região]. A partir da década de 90, as Forças Armadas, principalmente o Exército, praticamente dobraram seu efetivo na Amazônia, transferindo várias organizações militares das regiões sul e leste pela necessidade de uma presença mais efetiva [na região]”, complementou.

Os comandantes militares endossaram o pedido do ministro, destacando a necessidade de recursos. “A Força Aérea [FAB], já há oito anos, tem feito um trabalho muito sério para reduzir a atividade-meio [e canalizar recursos] para a atividade-fim. Ou seja, diminuir o pagamento de pessoal para comprar aviões e mísseis. Fechamos quatro bases aéreas e três parques de manutenção, mas não conseguimos, da maneira como o Orçamento é feito, transferir esses recursos de pagamento para atividades discricionárias [aquelas que podem ser alocadas conforme o interesse público]”, disse o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Júnior.

“Só pedimos aos senhores [deputados] que, conforme falou o nosso ministro, nos ajudem a fim de que possamos ter o mínimo de corte possível no PLOA [Projeto de Lei Orçamentária Anual] para que os projetos [estratégicos] não sejam paralisados - projetos que já estão em pleno desenvolvimento, alguns deles faltando muito pouco para serem concluídos”, afirmou o comandante do Exército, general Marco Antônio Freire Gomes.

PORTAL AEROIN


Dia da Aviação de Busca e Salvamento foi comemorado com cerimônia militar em Campo Grande-MS


Murilo Basseto | Publicada em 06/07/2022 18:05

A Força Aérea Brasileira (FAB) informa hoje que foi realizada, na última segunda-feira, dia 4 de julho, na Base Aérea de Campo Grande (MS), a cerimônia militar alusiva ao Dia da Aviação de Busca e Salvamento, comemorada em 26 de junho.

Na ocasião, a tropa foi formada pelo PARASAR – Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (EAS); pelo Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10º GAv) – Esquadrão Pelicano; e por Esquadrões representantes da Aviação de Busca e Salvamento.

O evento foi presidido pelo Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini, e contou com a presença do Comandante do Comando de Preparo (COMPREP), Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida; do Comandante da Base Aérea de Campo Grande (BACG), Brigadeiro do Ar Clauco Fernando Vieira Rossetto; dentre outras autoridades civis e militares.

Foi cantado por todos os presentes o “Hino SAR” e realizada a entrega da “Menção Homem SAR” ao Suboficial Especialista em Material Bélico Ronaldo Edson de Brito pelo Tenente-Brigadeiro Fiorentini e pelo Comandante do 2º/10º GAV, Tenente-Coronel Aviador Emanuel Patricio Beserra Garioli.

A Menção Destaque Operacional do COMPREP também foi entregue na solenidade, na categoria destaque operacional prata, ao Capitão Marcos Sant’ana da Silva Junior e ao Sargento André Ricardo Palma. A entrega foi realizada pelo Tenente-Brigadeiro Almeida e pelo Brigadeiro Rossetto.

Na sequência, foi realizada a leitura da Ordem do Dia pelo Comandante de Preparo, momento em que foi relembrada toda a trajetória histórica da Aviação de Busca e Salvamento, destacando a excelência e vibração no cumprimento de sua sagrada missão.

Por fim, o Tenente-Brigadeiro Fiorentini, em suas palavras, demonstrou orgulho em pertencer a esta Aviação, ressaltando a importância da sinergia de todos os elos do Sistema de Busca e Salvamento, e finalizou com a mensagem de congratulações pelo dia em nome do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior.

A cerimônia foi encerrada com o desfile da tropa do efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Campo Grande, com destaque para o sobrevoo das aeronaves SC-105 e H-60L.

PORTAL DEFESANET


Bombeiros militares da FAB estão 24h por dia de prontidão

Atualmente, 685 militares da Força Aérea Brasileira integram o Sistema de Contraincêndio da Aeronáutica (SISCON) e executam atividades de prevenção, salvamento e combate a incêndio

Da Redação | Publicada em 06/07/2022 10:20

Tudo parece calmo, até que a sirene toca. Os bombeiros militares, então, são acionados e, a partir daí, começa a corrida contra o tempo para apagar o fogo e, principalmente, salvar vidas. Os profissionais, que são responsáveis pela execução das atividades de prevenção, salvamento e combate a incêndio nos aeródromos e edificações, têm sua data lembrada no dia 2 de julho, em alusão à criação do Corpo de Bombeiro Militar da Corte, em 1856.

A Força Aérea Brasileira (FAB) possui atualmente, em seu efetivo, 685 bombeiros militares, distribuídos em 16 Aeródromos e Unidades Militares, que integram o Serviço de Contraincêndio da Aeronáutica, implantado em 1967. Desde 1980, no entanto, esse Serviço mudou a nomenclatura para Sistema de Contraincêndio da Aeronáutica (SISCON).

O SISCON tem como Órgão Central a Diretoria de Infraestrutura da Aeronáutica (DIRINFRA) e funciona no período de 24 horas, com viaturas contraincêndio, bombeiros com equipamentos de proteção individual, com o objetivo de realizar a proteção das aeronaves que operam nos aeródromos, salvaguardando a tripulação e os passageiros.

Novidades

Nos últimos anos, a DIRINFRA vem implementando várias ações, no sentido de ampliar a proteção dos aeródromos e instalações da FAB, como a execução do contrato de manutenção de viaturas contraincêndio, desde outubro de 2020. A iniciativa elevou a operacionalidade dos Carros de Combate a Incêndio de 58% para 87%, assegurando o Nível de Proteção Contraincêndio requerido dos Elos Operacionais, bem como o tempo resposta nos acionamentos de emergência exigidos pelas normas e protocolos internacionais.

Outro fator relevante foi a aquisição do novo agente extintor Líquido Gerador de Espuma (LGE) de eficácia “Nível C”, com poder de extinção de fogo comprovadamente maior em uma emergência aeronáutica, fato que proporcionou uma redução na utilização de carros contraincêndio e de recursos humanos em ocorrências, sem afetar a segurança operacional de nossos aeródromos.

Atuação

Bombeiro Militar da FAB há sete anos, o Sargento Guilherme Alves Bueno Tinoco explicou que a equipe é treinada para realizar procedimentos específicos para os diversos tipos de emergências e aeronaves. Em virtude da aeronave em emergência, por exemplo, o carro contraincêndio é responsável por realizar o controle das chamas, através do canhão monitor. Em um combate a um incêndio pontual, por outro lado, o controle das chamas é feito por linhas de mangueira, onde os Bombeiros Combatentes realizarão o resfriamento e a proteção da estrutura da aeronave, proporcionando a sobrevida dos ocupantes e, ainda, na evacuação de pessoas da aeronave, auxiliados pelos Bombeiros Resgatistas.

"Por fim, após o extinção do incêndio, a Equipe de Resgate ainda realizará o Atendimento Pré-Hospitalar (APH), através de manobras e técnicas, previstas em Protocolos Internacionais e nacionais, realizando métodos de triagem, fazendo a retirada de ferragens ou outros materiais que estejam sobre as vítimas e o transporte de pacientes para um local seguro, para o devido cuidado dos profissionais da saúde (Equipe Médica). Proporcionando toda a proteção necessária ao combate ao incêndio e salvamento de vítimas, cabe ainda à equipe reunir, discutir sobre os pontos realizados naquela emergência, recondicionar e reorganizar os materiais e equipamentos, visando prover o restabelecimento da proteção contraincêndio no aeródromo, para no fim, sempre cumprir o seu dever: salvar vidas!", destacou.

Conforme o militar, a atividade já é por si só um desafio diário, pois tudo deverá ser feito com segurança, por mais simples que seja uma emergência, sendo aeronáutica ou não. "O trabalho exige uma rotina de treinamento árduo, equipamentos específicos e emprego de técnicas operacionais no cumprimento de nossa principal missão: salvar vidas! Apesar de ser desafiador, é muito gratificante", pontuou o Graduado

Um dos episódios mais marcantes para o militar foi o incêndio, em 2018, na vegetação da Academia da Força Aérea. "Na ocasião, como as condições de clima favoreceram a expansão do incêndio, o Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio da Academia precisou utilizar todos os recursos disponíveis, com pessoal, material e equipamentos. Foi um evento que durou aproximadamente oito horas, até que o local estivesse controlado. Me marcou bastante o trabalho desgastante, porém recompensador da ação", relembrou.

Formação

O Sargento Bombeiro de Aeronáutica possui a formação que dura dois anos na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR). Os demais bombeiros militares são capacitados no Curso de Bombeiro de Aeródromo Militar (CBAM) realizado nos Elos Operacionais, com duração de sete semanas.

PORTAL INFODEFENSA


TB C. Baptista Junior (Brasil): `O KC-390 é o presente e o futuro da aviação militar brasileira`

Chefe da FAB valoriza positivamente os primeiros anos de implantação do avião de transporte da Embraer

Roberto Caiafa | Publicada em 06/07/2022 12:00

O Infodefensa entrevistou o chefe da Força Aérea Brasileira, tenente-brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Junior, para falar sobre o que significou a incorporação, nos últimos anos, das aeronaves de transporte da Embraer ao serviço ativo: o KC-390 Millenium. “O KC-390 Millennium não representa apenas o presente da nossa Força, mas também simboliza o futuro da aviação militar brasileira”, afirma Baptista Junior.

Sobre as negociações com a gigante aeronáutica brasileira para a redução do número de unidades comissionadas, o chefe da FAB afirma que as relações com a Embraer são sólidas, mas alerta: “A Aeronáutica precisa rever constantemente suas prioridades diante dos recursos disponíveis e o cenário econômico que se apresenta, de forma a manter seu nível operacional, sem comprometer o cumprimento de sua missão".

Como o senhor avalia a importância da entrada em serviço do KC-390 na FAB?

Desde a concepção do projeto, com a parceria entre a Força Aérea Brasileira e a Embraer, os esforços foram no sentido de se ter uma aeronave que se adequasse ao trinônimo Defender–Controlar–Integrar, que sintetiza a missão da FAB. Assim, posso dizer, com a mais absoluta certeza, que o projeto logrou o mais pleno êxito. Desde o recebimento da primeira aeronave, no ano de 2019, todo o povo brasileiro presenciou a atuação rme e contínua do KC-390 em missões humanitárias.Por necessidade decorrente da pandemia de Covid-19, contribuiu para o transporte de grande quantidade de tanques de oxigênio líquido. Também, participoudo recente resgate dos brasileiros, que, em virtude do con ito na Ucrânia, precisaram fugir do país, situação que gerou grande sensibilização nacional. No que diz respeito à defesa do nosso território e à soberania da nação, promoveu notório incremento na atividade militar, por meio da capacidade de atender, praticamente sem restrições nas áreas logística e operacional, às ações de assalto aeroterrestre, patrulha marítima, controle aéreo avançado, reconhecimento aéreo, reabastecimento em voo, entre outras. O KC-390 Millenium representa não somente o presente da nossa Força, ele simboliza o futuro da aviação militar brasileira.

Quais as modificações introduzidas na Base Aérea de Anápolis para receber e operar os KC-390?

Além da capacitação das tripulações, houve uma adaptação na estrutura física da sede da nova aeronave. Algumas obras foram realizadas na Base Aérea de Anápolis não apenas para receber o KC-390, mas, em um futuro bem próximo o F- 39 Gripen. A infraestrutura foi preparada, havendo ampliação de pátio de aeronaves, novas sedes administrativas para as Unidades Aéreas e reestruturação da iluminação da área de manobras. Foram feitas também adequação do local de lavagem das aeronaves e reforma dos hangaretes. A base estará plenamente preparada para sediar as novas aeronaves com total segurança e operacionalidade.

O avião da Embraer também poderá ficar baseado no Rio de Janeiro, especialmente para atender a Brigada de Infantaria Paraquedista?

Em consonância com o processo de implantação do KC-390 Millennium ao acervo da FAB, no próximo dia 25 de março de 2022, o Comando da Aeronáutica irá transferir duas aeronaves KC-390 ao 1º/1º Grupo de Transporte – Esquadrão Gordo, sediado na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro. Tal fato trará um significativo aumento na capacidade operacional na região, com re exos positivos não somente para as tropas do Exército, mas em todas as missões em que a FAB estiver envolvida.

Em que estágio se encontra o litígio FAB x Embraer na questão da redução do número de aeronaves KC-390 encomendadas?

A parceria entre a Força Aérea Brasileira e a Embraer não surgiu com o projeto do KC-390, já é algo que existe desde muito tempo atrás. A Embraer, inclusive, nasceu na Força Aérea. Tenho convicção de que não houve nenhum abalo no relacionamento entre as instituições  Entretanto, independente da riqueza dos países, as necessidades dos diversos setores são sempre maiores do que as possibilidades existentes. Assim, a FAB precisa, constantemente, rever suas prioridades frente aos recursos disponíveis e ao cenário econômico que se apresenta, de modo a manter seu nível operacional, sem comprometer o cumprimento da sua missão. Logo, não se tratou de litígio, mas de uma ação administrativa normal que nós, como gestores do bem público, devemos adotar.

 

OUTRAS MÍDIAS


BARBACENA TEM - Epcar forma mais de 70 soldados


Da Redação | Publicada em 06/07/2022 14:32

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) realizou três solenidades que marcaram a formação de 73 novos soldados, de 9 cabos que agora estão aptos para a promoção à graduação de terceiro sargento e, também, a conclusão do Curso de Prática de Ensino (CPE), que capacita novos instrutores para os diversos cursos que são ministrados.

No final da tarde de segunda-feira (04/07), foi realizada no pátio de formaturas da Escola, a cerimônia militar que marcou o encerramento do Curso de Formação de Soldados (CFSd), da primeira turma de 2022. Presidida pelo Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça, 73 novos soldados prestaram juramento à Bandeira Nacional e realizaram o desfile militar.  Já no início da manhã desta terça-feira (05/07), no auditório da EPCAR, foi realizada a cerimônia de conclusão do EAGTS, que foi presidida pelo Comandante da EPCAR e contou com a presença de instrutores, componentes do efetivo e familiares dos formandos. Este estágio tem por finalidade preparar os cabos da ativa da Aeronáutica, das diversas especialidades, para a ascensão a terceiro sargentos, suprindo as necessidades de pessoal para o preenchimento de cargos e o exercício das funções de nível auxiliar nas organizações da Aeronáutica.  Já no final da manhã de terça-feira (05/07), também no auditório da EPCAR, dezesseis militares concluíram o Curso de Prática de Ensino. Dentre os concludentes, havia militares da Aeronáutica, da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBBMG).

A cerimônia foi presidida pelo Comandante do Esquadrão de Saúde de Barbacena (ES-BQ), Tenente-Coronel Médico Márcio Mattos Pinheiro, e contou com a presença de instrutores e representantes da Polícia Militar e dos Bombeiros Militares.