NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL R7


Cenipa investiga queda de avião que matou 5 pessoas em praça de Jaboticabal


Da Redação | Publicada em 26/12/2023 15:10

Uma equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) investiga o que causou a queda de um avião monomotor e deixou 5 mortos no último sábado (23), em Jaboticabal. O avião saiu de Fernandópolis com destino a Monte Alto, mas, por causa do mau tempo, desviou para Jaboticabal e caiu em uma praça; a conclusão da investigação deve sair em até 90 dias.

PORTAL AEROIN


Com sobrevoos de caças F-5M, Primeiro Grupo de Aviação de Caça da FAB celebra 80 anos de história


Por Juliano Gianotto | Publicada em 26/12/2023

No último dia 18 de dezembro, marcada por lembranças de um passado histórico e heroico, foi realizada a cerimônia militar alusiva aos 80 anos do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1° GAVCA), na Base Aérea de Santa Cruz (BASC), berço da aviação de caça brasileira,

O Grupo, criado pelo Decreto de Lei n° 6.123 de 18 de dezembro de 1943, para atuar durante a Segunda Guerra Mundial, teve como primeiro Comandante o então Major Aviador Nero Moura.

A solenidade foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, sendo recebido pelo Comandante do 1° GAVCA, Tenente-Coronel Aviador Felipe da Silva Ribeiro. Também participaram da cerimônia o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida; demais Oficiais-Generais da FAB; ex-Comandantes do 1° GAVCA, entre outras autoridades civis e militares.

“Parabéns a todos os abnegados que trabalharam incansavelmente ao longo dessas oito décadas para que sempre cumpríssemos a nossa missão. Nesse aniversário, reafirmo meu orgulho e vibração em servir neste glorioso e distinto Grupo de Caça”, declarou o Tenente-Coronel Ribeiro em seu pronunciamento.

Além da entrega de diplomas ao Piloto mais Eficiente e aos Graduado e Praça Padrão do ano de 2023, a comemoração também marcou a reativação do Quadro de Jambock Honorário (QJH), título idealizado pelo Brigadeiro do Ar Nero Moura. A honraria é conferida àqueles que diretamente colaboraram para manter as tradições e a história do 1° GAVCA. Em respeito à forma como a escolha era realizada, com o falecimento de todos os Veteranos de Guerra do Primeiro Grupo de Caça, o ingresso no Quadro ficou paralisado de 2005 até 2022.

“Ser agraciado com o título representa muito a minha história junto ao Grupo, representa a continuidade dos valores dos Veteranos na Segunda Guerra Mundial. Para mim, é o ponto alto da carreira na FAB”, declarou o Jambock Honorário 246, Tenente-Coronel Miguel dos Santos Clarino.

Outro destaque do evento foi o lançamento oficial do livro comemorativo dos 80 anos do Grupo de Caça e a entrega dos primeiros exemplares. A publicação, intitulada “Oitenta”, apresenta um apanhado histórico, por meio de textos e imagens, sendo algumas inéditas. Os registros deixam claro que, acima dos equipamentos, os atores principais eram e continuam sendo as pessoas que servem no Grupo de Caça.

“Foi um privilégio aprender história não com quem a contou, mas com quem a fez, o que é um privilégio que pouca gente tem. Foi muito fácil construir o livro, difícil foi escrever 80 anos de história em 128 páginas. Toda a equipe que participou da construção do exemplar teve a sorte de conhecer muitos dos Veteranos da Aviação de Caça, bem como representantes de diversas gerações”, contou Vicente Vásquez, um dos autores do livro.

Os sobrevoos dos Caças F-5M da FAB foram um espetáculo à parte. Durante a cerimônia, as aeronaves cruzaram os céus da BASC e encantaram o público. A solenidade foi encerrada com o desfile da tropa ao som da canção “Carnaval em Veneza”, considerado o hino da Aviação de Caça da FAB.

PORTAL DEFESANET


Operação Ponte Aérea faz novas apreensões no Aeroporto de Guarulhos


Da Redação | Publicada em 26/12/2023

Com a atuação das forças de segurança para combate ao crime organizado por meio da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), a Operação Ponte Aérea, realizada pela Força Aérea Brasileira (FAB) em coordenação com agentes da Receita Federal, da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal, fez novas apreensões de drogas no Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU), em São Paulo nesta quarta-feira (20/12). Duas pessoas foram presas.

A primeira apreensão ocorreu pela manhã, durante o desembarque de um voo proveniente de Manaus (AM). Militares realizaram revista pessoal em coordenação com a Receita Federal, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal e identificaram 3,7 quilos de maconha, presos com fita adesiva na cintura de um passageiro. O homem foi preso pela Polícia Civil do Estado de São Paulo. No mesmo voo, foi apreendida uma mala com aproximadamente 15 quilos de maconha divididos em tabletes.

Na parte da tarde, cães farejadores da FAB localizaram 750 cápsulas de cocaína, escondidas em potes de remédio que seguiam como encomenda no Terminal de Cargas. A operação de faro também identificou 64 gramas de cocaína na bagagem de um passageiro que embarcaria para Paris, na França. Durante o procedimento conduzido pela PF, foi descoberto que o homem havia ingerido cápsulas de cocaína, que somavam 1,9 quilos. Ele foi preso pela Polícia Federal.

A atuação em cooperação com as demais agências visa o combate ao crime organizado, por meio da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), conforme o decreto nº 11.765, de 1º de novembro de 2023, que autoriza o emprego das Forças Armadas em portos e aeroportos.

O Comandante da Operação, Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme da Silva Magarão, destacou que a atuação da FAB nos aeroportos do Galeão (RJ) e de Guarulhos (SP) foi reforçada no mês de dezembro, em função do movimento esperado devido às festas de fim de ano. “O objetivo é contribuir com as demais agências aeroportuárias nessa época de maior movimento de pessoas. Tais ações refletem o amadurecimento da relação sinérgica entre os órgãos”, afirmou o Oficial-General.

Oficiais brasileiros concluem Curso Internacional de Comando e Estado-Maior na Alemanha


Ricardo Fan | Publicada em 26/12/2023

Três oficiais brasileiros concluíram o Curso de Estado-Maior Internacionalda Führungsakademie der Bundeswehr, a conceituada Escola de Estado-Maior das Forças Armadas da Alemanha. Ao todo, militares discentes de 33 países concluíram o curso neste ano. O Brasil foi representado pelo tenente-coronel de Artilharia George Koppe Eiriz, do Exército Brasileiro, o tenente-coronel Aviador Fernando Lucas Soares Corrêa, da Força Aérea Brasileira, e o capitão de fragata João Langsch, da Marinha do Brasil.

A formação é conduzida inteiramente no idioma alemão e com duração de aproximadamente um ano. É equiparada ao Curso de Altos Estudos Militares (CAEM) e seu enfoque é no ensino e prática das ações atinentes ao oficial de Estado-Maior de Grandes Comandos. Para isso, o curso enfatiza o processo de tomada de decisão para solução de problemas militares e no planejamento em Estado-Maior. Inclui também estudos de geopolítica, história militar, ciência política e relações internacionais, com estudos de caso e análises sobre fatos e assuntos da atualidade mundial.

As atividades propiciaram aos oficiais brasileiros acesso abrangente a conhecimentos e práticas doutrinárias das Forças Armadas da Alemanha e da OTAN. A experiência de imersão em ambiente multinacional ainda permitiu a troca de experiências e estabelecimento de laços com militares de diversas nações amigas.