NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


TV GLOBO - FANTÁSTICO


Quinto voo da Força Aérea com brasileiros que estavam em Israel chegou ao Rio

Desde o início da guerra, mais de 900 brasileiros já foram resgatados em aviões da FAB.

Redação | Publicada em 16/10/2023 00:10

Quinto voo da Força Aérea com brasileiros que estavam em Israel chegou ao Rio.

 

 

 

CNN BRASIL


Voos da FAB já resgataram 916 brasileiros de Israel


Redação | Publicada em 15/10/2023 18:53

O governo brasileiro resgatou, até agora, 916 pessoas de Israel, em cinco voos da FAB (Força Aérea Brasileira). O quinto avião pousou na madrugada deste domingo (15) no Rio de Janeiro.

 

 

RÁDIO CBN


Quinto avião da FAB trazendo 215 brasileiros de Israel pousa no Rio de Janeiro

Entre os resgatados, o avião também trouxe 16 animais de estimação. De acordo com o Palácio do Planato, as negociações para retirar brasileiros em Gaza continuam.

Redação | Publicada em 15/10/2023 11:48

Mais um avião da Força Aérea Brasileira aterrissou no Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Zona Norte do Rio, na madrugada deste domingo, trazendo 215 brasileiros de volta de Israel.

Este foi o quinto voo de repatriação realizado no âmbito da Operação Voltando em Paz, uma iniciativa do governo federal em resposta à escalada de conflitos na região do Oriente Médio.A aeronave decolou de Tel Aviv ao meio-dia de sábado, horário de Brasília, e trouxe não apenas cidadãos brasileiros, mas também 16 animais de estimação de suas famílias.

Depois de desembarcarem no Galeão, uma parte do grupo foi direcionada para o Aeroporto Santos Dumont, na região central do Rio. De lá, cada brasileiro seguiu para sua cidade de origem em voos comerciais regulares.

OUTRAS MÍDIAS


Área Militar – Força Aérea Brasileira - Base Aérea de Manaus reúne 78 mil pessoas no Domingo Aéreo 2023


Redação | Publicada em 15/10/2023 16:44

A Base Aérea de Manaus (BAMN) realizou, no dia 1º de outubro, o tradicional Domingo Aéreo, reunindo cerca de 78 mil pessoas, que prestigiaram uma programação repleta de atrações aéreas, paraquedismo, aeromodelismo, ações cívico-sociais, além de espetáculos culturais e folclóricas da Região Amazônica. O evento sem fins lucrativos tem por objetivo estreitar os laços entre as organizações militares locais e a população de Manaus (AM), e arrecadou 6,5 toneladas de alimentos não perecíveis.

A edição deste ano integra as comemorações dos 150 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont, Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira, bem como ao “Mês da Asa”, alusivo ao Dia do Aviador e ao Dia da Força Aérea Brasileira (FAB).

O Comandante do Sétimo Comando Aéreo Regional (VII COMAR), Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado, enalteceu a importância do Domingo Aéreo para a aproximação entre a FAB e a população.

“Trata-se de uma oportunidade em que conseguimos nos aproximar com a sociedade. Em cada demonstração e em cada aeronave, há uma equipe de militares para explicar o funcionamento e os benefícios dela para a população. Esse preparo que a Base Aérea de Manaus tem para abrir seus portões exige um planejamento porque precisamos propiciar conforto e qualidade para as pessoas que vêm nos visitar”, afirmou.

Durante todo o dia, os visitantes acompanharam diversas atrações, como a apresentação dos Paraquedistas da Confederação Brasileira no Estado do Amazonas, Paraquedistas da 3ª Companhia de Forças Especiais, demonstração aérea da Esquadrilha FOX, exercícios operacionais realizados pelo Sétimo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (7º/8° GAV) – Esquadrão Harpia, além de inúmeros atendimentos de ações cívico-sociais.

O público pôde apreciar a exposição de diversas aeronaves, com destaque para o KC-390 Millennium. Também estiveram presentes as aeronaves das Unidades Aéreas sediadas na BAMN: C-105 Amazonas, C-97 Brasília, C-98 Grand Caravan e H-60 Black Hawk. Além dessas, o Exército Brasileiro participou com os helicópteros HM-1 Pantera e HM-3 Cougar, e a empresa aérea Azul Conecta, que exibiu sua aeronave Cessna 208 Grand Caravan e distribuiu kits a crianças durante a visitação.

Para a assistente administrativa Suzana Mendes de Carvalho Pereira, o Domingo Aéreo foi um dia de muitos conhecimentos e lazer. “Estou muito feliz de poder vivenciar esse momento na Base Aérea de Manaus. Foi um evento maravilhoso, rico em atrações, ensinamentos e de muita diversão. Conhecer mais da atuação da Força Aérea Brasileira, através das demonstrações aéreas e das exposições, enquanto nos divertimos com as atrações culturais, foi muito marcante para mim”, afirmou.

Ações Cívico-Sociais

 

Nesta edição, foi realizada uma ampla parceria com instituições governamentais, possibilitando uma marca expressiva de 1.045 atendimentos ao público.

Foram 412 atendimentos nas áreas de estética facial, barbearia e corte feminino, pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM). A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (SEJUSC) atendeu a 105 casos, entre eles orientações jurídicas, psicológicas e sociais sobre Direitos da Mulher, Orientações para Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Pessoas com Deficiência e Idosos. 

Já a Secretaria de Estado de Assistência Social (SEAS) realizou 20 atendimentos sobre o Crédito Rosa, programa que atende a capital e o interior amazonense, visando estimular a autonomia e a emancipação da mulher empreendedora. Ademais, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) atendeu a 200 pessoas em serviços odontológicos, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, teste de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), consulta em enfermagem, dispensação de medicamentos e orientações gerais. Por fim, a Justiça Itinerante atendeu a 239 pessoas com orientações jurídicas, emissões de Ofícios para registro civil e encaminhamentos para a Defensoria Pública do Estado do Amazonas.

Esquadrilha FOX

 

Um dos momentos mais aguardados pelo público foi a demonstração aérea da Esquadrilha FOX. No espetáculo, os  pilotos encantaram o público com manobras e diversas acrobacias em voo de formação. O auge da apresentação se deu com um coração formado nos céus, simbolizando a união e a fraternidade.

O espectador Daniel Alves de Lima destacou a emoção de assistir a uma demonstração aérea. “É fascinante ver as acrobacias nos céus e como as aeronaves voam tão próximas. É a primeira vez que participo com minha família e estou muito feliz por presenciar todo esse espetáculo”, disse.

O Comandante da BAMN, Coronel Aviador Lázaro de Andrade Stallone, destacou a finalidade da Organização Militar ao realizar uma atividade como o Domingo Aéreo. “O objetivo é divulgar a missão e a atividade da Força Aérea e da Aeronáutica de forma geral, além de motivar e estimular o interesse da sociedade, principalmente nos jovens e crianças pela Aeronáutica, bem como reforçar o relacionamento com a comunidade e a população de Manaus, do Amazonas e da Amazônia”, disse o Oficial.

Record News - Quarto avião da FAB com brasileiros resgatados de Israel pousa no Rio de Janeiro


Redação | Publicada em 15/10/2023 18:07

Quarto avião da FAB com brasileiros resgatados de Israel pousa no Rio de Janeiro.

 

O quarto voo vindo de Israel trouxe de volta mais de 200 brasileiros de volta ao país. O avião pousou no Rio de Janeiro.

Diário de Santa Maria - Com a volta da Esquadrilha da Fumaça, mais de 13 mil pessoas prestigiaram a Expoaer em Santa Maria


Laura Gomes | Publicada em 14/10/2023 20:20

O retorno da Exposição Aeronáutica – Expoaer 2023– foi marcado por grande público e uma programação para todas as idades. Em função da pandemia, o evento não ocorria desde 2019. Depois de quatro anos, neste sábado (14), a Base Aérea de Santa Maria (Basm) abriu os portões novamente e a população acompanhou mais uma edição. Quem esteve por lá, conheceu de perto aeronaves e viaturas de combate da Força Aérea Brasileira (FAB) e conferiu a apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea, conhecido popularmente como Esquadrilha da Fumaça.

– Tem aeronaves que quase ninguém conhece, mas que ajudam na vigilância das nossas fronteiras, contra tráfico de drogas e armamentos, auxiliam muito a Polícia Federal. Destaco o helicóptero Black Hawk, o F5, e a nossa maior aeronave, depois do KC-390 e KC-30, que é o KC-130, que está exposto e o pessoal pode entrar para conhecer internamente. Essa é uma demanda que planejamos desde o ano passado, tentamos chamar o máximo de aeronaves possíveis, só que em virtude de missões não conseguimos disponibilizar algumas, como o KC-390, mas temos aqui aeronaves do Rio de Janeiro, São Paulo, Canoas e Anápolis – conta o coronel aviador Luciano Antonio Marchiorato Dobignies, comandante da Basm.

A estimativa era que aproximadamente 13 mil pessoas acompanhassem a Expoaer entre às 10h e 18h deste sábado. O movimento foi intenso tanto no local quanto nas rotas de acesso. Na Avenida Evandro Behr (Faixa Velha) e na RSC-287 (Faixa Nova) filas de veículos se formaram em direção à Basm.

O comandante da Basm relata que o principal objetivo da Expoaer é aproximar a população do trabalho realizado pelaForça Aérea Brasileira (FAB).

– Nossa proposta é tentar disponibilizar para quem vem um pouquinho de cada coisa que a Força Aérea faz. Temos aviões de transporte, lançamento de paraquedistas, caças de reconhecimento, de ataque e aviões de resgate, por exemplo. O pessoal consegue ter mais contato com o que vê no noticiário ou só vê do alto. Tivemos aquela catástrofe no Vale do Taquari e estamos aqui com o helicóptero que resgatou pessoas lá. Também podem entrar em contato direto com todos os pilotos e tripulantes que circulam, perguntar sobre a carreira militar ou como foi a missão. Durante o nosso expediente, não conseguimos abrir para a população, mas, agora, disponibilizamos a Base Aérea inteira para que todos da comunidade tenham acesso e se aproximem da Força Aérea – explica o comandante.

Durante quase 1h, sete pilotos da equipe da Esquadrilha da Fumaça permaneceram no céu realizando manobras e acrobacias, consagrando-se como a grande atração da Expoaer. Uma das pessoas que estava aguardando com expectativa o show era a dona de casa Angelica Dias, 48 anos. Ela conta que sempre foi apaixonada pela aviação e frequentou outras edições do evento em Santa Maria junto com a família:

– Nunca deixei de vir, toda vez que tem Expoaer, estou aqui. Por mim, poderia ter uma vez por mês porque é uma programação diferente em Santa Maria que reúne famílias. Já vi a Esquadrilha da Fumaça e amo, mas estou só aguardando para ver (de novo agora). Adoro avião, tanto é que passa em cima da minha casa todos os dias e (mesmo assim) gosto muito – fala.

Durante o dia de Expoaer, também foi possível se informar sobre as formas de ingresso na carreira militar, e conferir exposição de aeromodelismo, veículos militares, além de acompanhar uma apresentação de cães de guerra adestrados. No local, também havia praça de alimentação, brinquedos infláveis para crianças e ação de vacinação.

Além disso, essa edição da Expoaer também comemorou os 150 anos de Santos Dumont, considerado o pai da aviação.