NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL UOL


Bolsonaro participa de cerimônia da Aeronáutica, em Guaratinguetá (SP)


Redação | Publicada em 26/11/2021 10:00

O presidente Jair Bolsonaro participa hoje, às 10h30, da cerimônia de conclusão do curso de formação de sargentos da Escolade Especialistas da Aeronáutica. A solenidade ocorre em Guaratinguetá, no interior de São Paulo

PORTAL AEROIN


Força Aérea mostra, em vídeo, os bastidores do exercício de guerra em Santa Maria (RS)


Murilo Basseto | Publicada em 26/11/2021

Uma infraestrutura de alto padrão com tecnologia de ponta foi montada no Exercício Conjunto Tínia 2021, que aconteceu de 8 a 26 de novembro, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Para que o maior treinamento do ano realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB) atingisse o seu objetivo final, foi crucial a integração das equipes no solo, pilotos e controladores, além do apoio dos profissionais da saúde da FAB.

Na coordenação para que as aeronaves decolassem nos horários corretos, com segurança e eficiência, todo o conhecimento dos militares foi colocado à prova durante o adestramento. Conheça, a seguir, um pouco do trabalho de apoio durante o Exercício.

Hospital de Campanha (HCAMP)

Uma equipe formada por médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem se revezou no Hospital de Campanha (HCAMP) montado na Base Aérea de Santa Maria (BASM).

Segundo o Chefe da Unidade Celular de Saúde (UCS), Capitão Médico Fábio de Queiroz Teixeira, esta é a primeira vez que uma UCS foi ativada para participar do EXCON Tínia. “Para nós da Saúde Operacional, é uma oportunidade única treinar o atendimento dos militares envolvidos na missão em campanha. Com isso, conseguimos dar o apoio à atividade operacional da Força e também fazer o treinamento dos militares envolvidos na missão”, salientou.

Já a Especialista em Enfermagem Sargento Michelle Lima Soares contou que a interação dos profissionais do HCAMP na missão aproximou a saúde operacional da aviação. “Isso é uma condição sine qua non na Força Aérea. Nós somos a saúde que estamos cobrindo, prontos para quando os participantes precisarem. E estar em campanha, estar em curso junto com todos os militares do Exercício, fez toda a diferença para a nossa equipe”, disse.

1º GCC

Nos bastidores do Teatro de Operações, também esteve o Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC), responsável pela montagem de uma infraestrutura técnica e operacional capaz de otimizar o controle aéreo e prover diversos serviços, como o acesso à internet, intraer e telefonia.

Com equipamentos montados em Santa Maria, os Esquadrões do 1º GCC apoiaram o Exercício Conjunto Tínia para garantir a integração entre as equipes e o controle das operações aéreas militares.

“O Exercício foi muito importante, pois a parte operacional incluiu nossos controladores de voo treinados para cumprirem o treinamento de missões de combate BVR (do inglês, Beyond Visual Range, ou seja, além do alcance visual)”, explicou o Chefe Controlador do GCC, Capitão Fábio Nunes de Oliveira.

Além dessa estrutura, o 1º GCC dispõe do Radar de Defesa Aérea TPS-B34, que tem como principal diferencial ser tridimensional, transportável e com uma enorme capacidade de guerra eletrônica. “O nosso TPS-B34 pode ser alocado em qualquer situação. Onde houver necessidade em um treinamento ou em um emprego real, o Brasil pode contar com o GCC”, ressaltou o Capitão F. Nunes.

DTCEA-SM

Na ponta da linha da sincronização dos elos do Exercício Tínia, estiveram os profissionais do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Santa Maria (DTCEA-SM), Unidade subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) por meio do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II).

De acordo com o Comandante do DTCEA-SM, Major Hugo Slavez Filho, no EXCON Tínia foi crucial a coordenação para que as aeronaves decolassem no horário correto, e essa sincronização envolveu todos os elos de defesa aérea.

Além dos militares na Torre de Controle de Aeródromo de Santa Maria, ainda havia um controlador aeroembarcado dentro da aeronave E-99, ambos atuando de forma integrada com o Quarto Esquadrão Mangrulho – Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (4º/1º GCC).

“Nesse contexto, a missão do DTCEA-SM foi de prover todo o suporte necessário relacionado ao serviço de tráfego aéreo para que as tripulações pudessem focar inteiramente na atividade operacional, sempre prezando pela eficiência e segurança”, finalizou o Major.

 

PORTAL PODER AÉREO


VÍDEO: Caça Gripen E de série entra em fase de entrega para as Forças Aéreas Brasileira e Sueca


Redação | Publicada em 26/11/2021

Na quarta-feira (24/11), os primeiros seis caças Gripen E de produção em série entraram em fase de entrega para as Forças Aéreas Brasileira e Sueca.

As aeronaves foram apresentadas durante um encontro de alto-nível que contou com a presença do Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, Comandante da Força Aérea Brasileira; do Major-General Carl-Johan Edström, Comandante da Força Aérea Sueca; Micael Johansson, Presidente e CEO da Saab; e Jonas Hjelm, Vice-Presidente Sênior e head da área de negócios Aeronautics da companhia.

Durante a visita à Saab, as autoridades foram apresentadas a várias aeronaves de produção em série e de teste, tiveram a oportunidade de testar o novo simulador de treinamento de missão do Gripen e assistiram a uma exibição aérea com aeronaves do Brasil e da Suécia.

Assista o vídeo com imagens inéditas da exibição aérea dos caças.

Os quatro primeiros T-27M Tucano serão apresentados aos instrutores e cadetes da AFA no dia 09/12


Alexandre Galante | Publicada em 26/11/2021

Os quatro primeiros treinadores turboélice modernizados T-27M Tucano serão apresentados para os instrutores e cadetes da Academia da Força Aérea (AFA), situada em Pirassununga (SP), no dia 09/12, às 11 horas.

Na ocasião, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, realizará a última aula dos cadetes do 4º ano, antes de serem declarados Aspirantes-a-oficiais. Os familiares dos cadetes também foram convidados par ao evento.

A modernização dos T-27M está sendo realizada pela empresa Albatross, em parceria com a FAB, no Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA LS), em Minas Gerais.

Entre os objetivos da modernização, está a atualização do painel de instrumentos da aeronave, adaptando-a às novas regras de tráfego aéreo, como os procedimentos RNAV e RNP (tradução do inglês, Navegação de Área e Performance de Navegação Requerida) e às novas demandas de formação dos pilotos da FAB e reduzir as obsolescências logísticas existentes.

Em paralelo à modernização das aeronaves, são desenvolvidos também sistemas de simulação para que esses auxílios à instrução reflitam fielmente a nova configuração, colaborando para uma formação mais moderna e eficiente.

A previsão inicial é de modernizar 42 aeronaves, até dezembro de 2022.

Os T-27M Tucano modernizados também estão recebendo uma nova pintura pixelizada, cuja identidade visual contou com a participação dos cadetes da AFA.

Segundo a FAB, as novas cores apresentam um ar de atualidade, alinhada às alterações realizadas no processo de modernização.

PORTAL AEROFLAP


FAB encontra corpo e destroços e local de acidente com avião bimotor Piper Seneca


Publicada em 26/11/2021

Um Piper Seneca V de matrícula PP-WRS caiu nesta última quarta-feira (24) entre Ubatuba (SP) e Paraty (RJ), enquanto cumpria um voo que partiu às 20h30 do Aeroporto de Campo dos Amarais, em Campinas, e seguia para o Aeroporto Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.

A aeronave estava transportando somente uma pessoa no momento do acidente, e dois pilotos estavam responsáveis por conduzir o avião até Campinas.

A Força Aérea Brasileira (FAB) foi avisada do desaparecimento do avião às 04h15 do dia 25 de novembro, e montou uma operação para buscar sobreviventes juntamente com a Marinha do Brasil e os Corpos de Bombeiro do Rio e de São Paulo. Até o momento nenhum ocupante da aeronave foi encontrado com vida.

Nesta sexta-feira (26) a Força Aérea confirmou que encontrou um corpo no local das buscas, além de destroços da aeronave. Agora o IML avaliará se este é de algum passageiro da aeronave.

Em uma verificação no sistema da ANAC o Piper Seneca V (tecnicamente conhecido como PA-34-220T) pertence ao copiloto do avião, José Porfírio de Brito Júnior, que contava com Gustavo Carneiro como comandante do mesmo.

A aeronave de 1981 não tinha autorização da ANAC para fazer voos de táxi-aéreo, visto que mais uma pessoa estava a bordo, somente voos privados. Porém, o Seneca poderia fazer voos noturnos por procedimento IFR (por instrumentos).

As buscas pelos ocupantes continuam sendo realizadas. O acidente será investigado pelo CENIPA posteriormente.

“A Força Aérea Brasileira (FAB) lamenta informar que as equipes de resgate a bordo do helicóptero H-36 Caracal do 3°/8° GAV, unidade da FAB sediada na Base Aérea de Santa Cruz (Basc), localizaram o corpo de uma vítima não identificada na área de busca, provavelmente do acidente envolvendo a aeronave de prefixo PP-WRS, que se encontrava desaparecida no litoral do Estado do Rio de Janeiro.

O corpo foi resgatado pela aeronave da FAB e transportado até a Basc, onde foi entregue aos órgãos competentes para os procedimentos subsequentes.

A FAB se solidariza com a família da vítima e informa que permanece engajada com o helicóptero do 3°/8° GAV e o Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico de Curitiba nas operações de buscas aéreas no local do acidente.”

JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE


Helicóptero da FAB resgata corpo no mar próximo do acidente de avião em Ubatuba

Vítima foi levada para Base Aérea de Santa Cruz

Redação | Publicada em 26/11/2021 10:15 | Atualizado em 26/11/2021 11:52

Um corpo foi encontrado no mar próximo do local do acidente aéreo com um avião bimotor em Ubatuba (SP), na tarde desta quinta-feira (25). A Força Aérea Brasileira (FAB), que integra a equipe de buscas, declarou em nota ao G1 que a suspeita é que seja de uma das vítimas que estavam na aeronave.

"Localizaram o corpo de uma vítima não identificada na área de busca, provavelmente do acidente envolvendo a aeronave de prefixo PP-WRS, que se encontrava desaparecida no litoral do estado do Rio de Janeiro", diz a nota.

Corpo, ainda sem identificação, foi resgatado por um helicóptero da FAB e transportado até a Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro.

Avião sem contato na quarta

O voo saiu às 20h30 do Aeroporto dos Amarais, em Campinas, e pousaria no Aeroporto de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. A torre do Rio de Janeiro perdeu o contato com a aeronave às 21h40.

Escola de Especialistas de Aeronáutica realiza formatura de 207 novos Sargentos

Vítima foi levada para Base Aérea de Santa Cruz

Redação | Publicada em 26/11/2021 18:00

A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) em Guaratinguetá (SP), realizou nesta sexta-feira (26),  a solenidade militar alusiva à formatura da 253ª Turma do Curso de Formação de Sargentos (CFS) – Turma Tupã. O evento marcou a promoção de 207 militares à graduação de Terceiro-Sargento e contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas, o presidente Jair Bolsonaro.

No total, a turma é composta por 64 mulheres e 143 homens especialistas nas áreas de Controle de Tráfego Aéreo (BCT), Mecânica de Aeronaves (BMA), Equipamento de Voo (BEV), Material Bélico (BMB) e Guarda e Segurança (SGS), que atuarão, no Brasil, em Organizações Militares do Comando da Aeronáutica (COMAER).

Conhecida como o “Berço dos Especialistas”, a EEAR é o maior complexo de ensino técnico-militar da América do Sul e tem por finalidade a formação e o aperfeiçoamento de graduados da Aeronáutica, oferecendo diferentes áreas profissionais para o cumprimento da missão da Força Aérea Brasileira (FAB).

O ingresso na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) é feito por meio de exame de admissão, com provas realizadas anualmente. Mais informações em https://www.fab.mil.br/exameadmissao.

PORTAL DEFESANET


COMGAP celebra 52 anos de ativação em cerimônia militar


Redação | Publicada em 26/11/2021 10:00

O Comando-Geral de Apoio (COMGAP) comemorou, no dia 18 de novembro, seu 52º aniversário de ativação. A celebração, que ocorreu no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMASP), em São Paulo (SP), foi presidida pelo Comandante-Geral de Apoio, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic, e contou com a presença de Oficiais-Generais, Comandantes, Chefes e Diretores das Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica de São Paulo (GUARNAE-SP).

Em seu discurso, o Tenente-Brigadeiro Facic rememorou a importante função do apoio logístico, desde a criação do Ministério da Aeronáutica, e pontuou a evolução da missão do COMGAP.

“Hoje, ao comemorar seus 52 anos de vida, este Órgão de Direção Setorial acumula um espectro cada vez maior de atribuições de extrema responsabilidade com a missão de planejar, gerenciar e controlar as atividades relacionadas com o apoio logístico de material aeronáutico, material bélico, engenharia, transporte de superfície, contra-incêndio, patrimônio, despacho aduaneiro, transporte logístico e tecnologia da informação a fim de atingir os objetivos da Aeronáutica”, disse o Oficial-General, trazendo os presentes a refletirem sobre a dimensão e responsabilidade do trabalho desenvolvido pela Organização Militar.

Durante o evento, foram homenageados o Sargento Especialista em Eletricidade Cláudio Gonçalves Victor e o Cabo da Especialidade de Administração Lucas de Oliveira Fernandes, Graduado e Praça Padrão do ano de 2021. Os militares foram reconhecidos por seus superiores, pares e subordinados por suas aptidões profissionais, espírito militar, atitudes, características pessoais, gestos e conduta exemplar.

Na ocasião, também houve a imposição da Medalha Militar de Ouro ao Capitão Especialista em Comunicações Marcelo Padilha dos Santos, como reconhecimento pelos bons serviços prestados ao longo de 30 anos de carreira militar na Força Aérea Brasileira.

História

O Comando-Geral de Apoio foi criado pelo Decreto nº 60.521, de 31 de março de 1967, e ativado em 18 de novembro de 1969, com a finalidade de assegurar a consecução dos objetivos da política aeronáutica nacional, no âmbito do apoio logístico de material e serviço.

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL FAB - NOTA OFICIAL

Nota de Falecimento

Centro De Comunicação Social Da Aeronáutica | Publicada em 26/11/2021 18:35

A Força Aérea Brasileira (FAB) lamenta informar o falecimento de dois militares da Guarnição de Aeronáutica de Guaratinguetá (SP) nesta sexta-feira (26/11).

A viatura em que os militares estavam deslocava-se a serviço quando sofreu um acidente na BR-116 (Rodovia Presidente Dutra), próximo ao município de Lavrinhas (SP). O terceiro militar ocupante do veículo foi socorrido e encaminhado para atendimento médico em hospital da região.

A Instituição expressa suas condolências e informa que está prestando todo o apoio às famílias dos militares nesse momento de pesar. A FAB acompanha a apuração dos fatos envolvendo os integrantes de seu efetivo, bem como colabora com as autoridades policiais.

Brasília, 26 de novembro de 2021.