NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


`Domingo Aéreo` apresenta exposição de aeronaves em Manaus

Evento ocorreu na Base Aérea de Manaus, neste domingo (22), e reuniu gente de todas as idades.

Redação | Publicada em 22/09/2024 18:30

Em comemoração aos 150 anos do nascimento do pai da aviação, Santos Dumont, celebrado neste domingo (22), a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou uma nova edição do Domingo Aéreo. O evento ocorreu na Base Aérea de Manaus e reuniu gente de todas as idades.

Durante todo o dia, o público pôde conferir de perto pousos e decolagens de aeronaves, exposições de equipamentos militares, maquetes de aviões e apresentações culturais.

A secretária Raira Santos esteve no local ao lado dos filhos e diz aproveitar a opção de lazer para entreter a família.

"É um prazer enorme participar desse movimento e poder as famílias participarem, trazer seus filhos em um domingo desses tão maravilhoso, apesar de quente, mas é uma oportunidade muito grande de trazer as crianças pra conhecer os aviões", conta.

Ao menos 30 modelos de aeronaves foram exibidas aos visitantes. Durante o evento também foram realizados sorteios de viagens e passeios.

Para o coronel da FAB Lázaro Stallone, a iniciativa também tem o objetivo de aproximar a Força Aérea da comunidade.

"A importância é enorme, a gente espera que a população verifique as ações da Força Aérea Brasileira e se aproxime, com a missão que já é de apoio à todo povo da Amazônia", explicou o militar

Ainda segundo Stallone, o evento também promoveu uma ação de arrecadação de alimentos.

"Toneladas de alimentos vão ser doadas para a população em vulnerabilidade social e com necessidades tanto aqui em Manaus, quanto em todo o Amazonas", explicou o militar.

DEFESA AÉREA & NAVAL


DECEA realiza workshop de Sistemas de Aeronaves Não Tripuladas para órgãos de segurança pública


Luiz Padilha | Publicada em 22/09/2024 14:10

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) realizou, nesta quarta-feira (18/09), a 4ª edição do Workshop UAS (Sistemas de Aeronaves Não Tripuladas) para Órgãos de Segurança Pública.

O evento, que aconteceu de forma híbrida, no auditório Santos Dumont, no Rio de Janeiro, reuniu cerca de 150 representantes de órgãos reguladores do segmento não tripulado e os elos de segurança pública, inteligência e fiscalização, e teve mais de 3.000 visualizações pelo canal do DECEA no Youtube.

O workshop foi presidido pelo Vice-Diretor do DECEA, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, acompanhado pelo Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Rodrigo Fernandes Santos.

Na abertura, o Major-Brigadeiro Sérgio Bastos destacou a importância do compartilhamento da Doutrina UAS do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) e o aprimoramento das ações interagências no contexto do acesso ao espaço aéreo por drones. “Nosso objetivo é tratar de operacionalidade e interoperabilidade entre as instituições. Nesta 4ª edição do Workshop daremos continuidade a essa troca de informações que é tão importante para a segurança da navegação aérea voltada para a área de UAS. Temos que trabalhar de forma coordenada e aplicar essas boas práticas na reunião da Cúpula de Líderes do G20, em novembro”, pontuou o Oficial-General.

As normas operacionais para RPAS, as estratégias para o emprego seguro dos drones, legislações em vigor, procedimentos para as sanções administrativas para o uso irregular desse modal aéreo, ações para criação de Zona de Restrição de Voo (FRZ) foram alguns dos assuntos abordados no workshop.

Os órgãos reguladores apresentaram as regras sobre drones, abordando questões como certificação e homologação de equipamentos e normas operacionais para Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas.

Para o Engenheiro Especialista em Regulação da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), Vinicíus Puga, o Workshop é importante para promover a troca de experiências entre as organizações. “A regulamentação é feita por vários órgãos e nós precisamos nos unir para debater o que pode ser feito para melhorar a regulamentação e para informar sobre as regras”, afirmou.

“Os drones devem estar homologados e habilitados para usar as rádios frequências disponíveis para este tipo de equipamento para não ter interferência entre outros sistemas. É salutar envolver profissionais de todas essas aéreas para compartilhar esse conhecimento, só tem a enriquecer o trabalho de todos”, complementou Paulo Rogério Tarchetti, Especialista da ANATEL.

O Gerente Técnico de Vigilância Continuada da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Conrado Klein, destacou a importância de fortalecer a colaboração entre os órgãos públicos para o desenvolvimento da aviação remota brasileira. “É fundamental esse contato com o público em geral, seja órgão de segurança ou sociedade, para contribuir com informações e alinhar as regras sobre drones”.

Para o Coordenador do evento, Capitão Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Eduardo Araújo da Silva, “o evento foi uma oportunidade ímpar de reforçar os laços entre as agências e ampliar a visão sobre o uso responsável em proveito da sociedade, por meio da troca de experiências entre os órgãos reguladores, que normatizam e orientam as operações não tripuladas, bem como os que executam e fiscalizam o emprego desse modal aéreo tão disruptivo”.

PORTAL AEROIN


Com direito a sorteio de passagens aéreas, Base Aérea de Manaus realiza hoje o seu Domingo Aéreo 2024


Murilo Basseto | Publicada em 22/09/2024

Acontece neste domingo, dia 22 de setembro de 2024, das 09h às 18h, o Domingo Aéreo 2024 da Base Aérea de Manaus (BAMN), da Força Aérea Brasileira (FAB). A atividade institucional sem fins lucrativos é uma oportunidade para estreitar os laços entre a sociedade manauara e a FAB.

Diversas atrações estão confirmadas pela organização para demonstração aérea ou exposição no solo, como o KC-390 Millennium, C-105 Amazonas, C-97 Brasília, C-95 Bandeirante, P-95 Bandeirulha, C-98 Grand Caravan, A-29 Super Tucano, H-60 Black Hawk, HM-3 Cougar, UH-12 Esquilo, HM-1 Pantera e Esquadrilha Fox.

Na última edição, quase 80 mil pessoas compareceram ao evento. Para desfrutar desse momento de confraternização, a organização solicita atenção às orientações que deverão ser seguidas por todos, incluindo certas proibições. Elas estão disponíveis na página oficial do evento, que pode ser acessada clicando aqui.?

É sugerida a gentileza da doação de 1 kg de alimento não perecível. Quem doar participará de sorteios, incluindo passagens aéreas, passeios regionais, diárias no flutuante Amazon Vip, salto de paraquedas, iPhone 13, entre outro.

Com F-39 Gripen dando a largada, Aeroporto de Brasília se transforma em pista de corrida


Juliano Gianotto | Publicada em 23/09/2024 06:32

Na tarde de sábado (21), uma das pistas do Aeroporto Interacional de Brasília (DF) se transformou em cenário de uma corrida de rua. Aproximadamente 3 mil atletas participaram da Flying Run Sunset 2024, uma competição esportiva apoiada pela Força Aérea Brasileira (FAB), com percursos de 7 km, 14 km e 21 km.

Cada largada foi marcada pela passagem do imponente caça F-39 Gripen. Em sua 3ª edição, a corrida ofereceu aos participantes uma experiência única ao pôr do sol da capital federal.

O evento contou com a presença do Chefe de Operações Conjuntas do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente-Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araújo; do Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita; do Comandante do Sexto Comando Aéreo Regional, Major-Brigadeiro do Ar Jefferson Cesar Darolt; do Vice-Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta, entre outros militares e civis.

O Tenente-Brigadeiro do Ar Walcyr destacou que a Força Aérea se preocupa em promover o incentivo à prática de atividades físicas e que a corrida encoraja e estimula essa ação. “Foi um evento incrível que presenciamos hoje, uma ótima oportunidade para a Força Aérea motivar todos a cuidarem da saúde e praticarem atividades físicas”, ressaltou o Oficial-General.

“É um evento muito importante, que congrega não só a FAB com a sociedade, mas como militar, como pessoa, terminar uma corrida dessa é muito bacana. E essa oportunidade de correr aqui numa pista de pouso tem tudo a ver, você consegue reunir tudo que há de bom: aviação, esporte e saúde”, disse o Major-Brigadeiro Malta, que participou do percurso de 7 km.

Diversas atrações enriqueceram o evento, incluindo os mascotes Fabinho e Dumonzinho, a exposição de aeronaves da Força Aérea e a apresentação da Orquestra Sinfônica da FAB.

O atleta de alto rendimento da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), Sargento Wellington Bezerra, conquistou o primeiro lugar no percurso de 21 km. “Estou muito feliz. São poucas as pessoas que têm essa oportunidade de correr em uma pista de decolagem de um dos maiores aeroportos do Brasil. Agradeço a Deus, à Força Aérea, por meio da CDA, pela oportunidade de nos trazer até aqui”, celebrou.

O atleta Gilberto Chrisostomo, funcionário do aeroporto, consagrou-se como o primeiro colocado no percurso de 14 km e se emocionou ao falar sobre a conquista. “É o terceiro ano que participo. Nos dois primeiros anos, bati na trave, ficando em segundo lugar, e neste ano era questão de honra. Foram muitas dificuldades, mas treinei muito e consegui, graças a Deus!”, comemorou.

Durante o evento, a operação do Aeroporto de Brasília seguiu normalmente. O terminal possui duas pistas, garantindo que pousos e decolagens ocorressem sem impacto para os passageiros.

 

JORNAL O DIA


Museu Aeroespacial comemora Dia Nacional da Força Aérea Brasileira

Celebração ocorre de forma antecipada devido as eleições municipais que ocorrem em outubro

Redação | Publicada em 22/09/2024 16:41

Rio - Considerado o maior evento aéreo do estado, o Museu Aeroespacial (Musal) recebeu, neste fim de semana, o Airshow 2024. O evento acontece em comemoração antecipada ao Dia da Força Aérea Brasileira (FAB) e ao Dia do Aviador, tradicionalmente celebrados em 23 de outubro. A mudança aconteceu devido a proximidade da data com as eleições municipais.

Apesar do dia quente e ensolarado, o evento gratuito reuniu diversas famílias neste domingo (22). Ao DIA, os pais Marcos e Angela Caldas, que acompanhavam o filho Felipe, disseram que a expectativa maior estava em assistir as manobras dos aviões.

"Moramos em Campo Grande e hoje o dia estava bonito para passear e por isso viemos assistir o show dos aviões. É um ótimo programa para as famílias, já que onde moramos não tem muito o que se fazer no final de semana. Geralmente temos que ir para as praias da Zona Sul ou parques como o Aterro do Flamengo, então mesmo com esse sol quente estamos curtindo bastante o evento", disseram.

O evento que teve início às 9h acontece até às 17h. Além das acrobacias áreas, o local também contou com uma ampla praça de alimentação, oferecendo diversas opções gastronômicas e apresentações musicais. Já no Museu Aeroespecial, os visitantes puderam "embarcar" em uma verdadeira viagem pela história da aviação, percorrendo todas as áreas e salas expositivas.

Pela primeira vez, o Musal Airshow apresentou ainda um lounge dedicado exclusivamente para crianças neuroatípicas. Elas puderam apreciar as demonstrações aéreas em um ambiente especialmente adaptado para as necessidades delas. 

 

 

 

 

 

 

 

OUTRAS MÍDIAS


OBEMDITO - Grupo Especial de Inspeção em Voo inspeciona e homologa Papi no aeroporto

O equipamento, foi instalado pela Prefeitura de Umuarama, por meio de uma empresa especializada, orienta os pilotos de aeronaves durante pousos de precisão

Redação | Publicada em 22/09/2024 12:38

O Aeroporto Regional Orlando de Carvalho recebeu neste sábado (21), a visita do FAB-6050 Hawker 800XP da Força Aérea Brasileira (FAB) com a missão de inspecionar e homologar o Indicador de Percurso de Aproximação e Precisão – o chamado Papi (Precision Approach Path Indicator). O equipamento orienta os pilotos de aeronaves durante pousos de precisão.

A aeronave faz parte do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), uma equipe técnica especial da FAB que utiliza aviões-laboratório para certificar procedimentos de voo por instrumentos e é formada e treinada no Instituto de Controle do Espaço Aéreo do Centro Técnico Aeroespacial da FAB em São José dos Campos, instituição onde o também piloto e hoje diretor do Aeroporto Regional de Umuarama, Geraldo Portela Júnior, foi formado.

“Foi por meio dessa prévia coordenação com o CINDACTA2 e o GEIV e da verificação e garantia de que a equipe de solo do Aeroporto de Umuarama seria capaz de fornecer todas as informações e executar os procedimentos solicitados, durante as passagens, que esse voo foi possível sem interrupções e de forma eficiente possibilitando a homologação sem a necessidade de voos adicionais em outras datas”, explicou Portela.

Durante um voo de aproximadamente quatro horas ininterruptas, foram executadas várias passagens sobre a pista e verificados os procedimentos de aproximação por GPS, a separação com os obstáculos na aproximação das duas cabeceiras, intensidade das luzes do Papi, rampa de aproximação e confiabilidade dos sistemas elétrico e de geradores do aeroporto.

“É importante ressaltar que para que os procedimentos de aproximação por instrumentos sejam precisos é necessário um conjunto de equipamentos que fornecem informações às aeronaves e foi esse conjunto na totalidade, além do PAPI, que foi verificado nessa missão, o que certifica o aeroporto de Umuarama como um dos mais modernos do Paraná e região”, completa Portela.

O Papi foi instalado pela Prefeitura de Umuarama por meio de uma empresa especializada de engenharia, contratada mediante licitação para o fornecimento e instalação dos dois conjuntos completos de equipamentos de auxílio à navegação aérea, um para cada cabeceira. O trabalho foi finalizado em outubro de 2023 e desde então tem passado por várias etapas de inspeções e verificações.

“O processo foi iniciado na administração Celso Pozzobom e permitirá o desenvolvimento mais rápido da nossa economia, beneficiando praticamente todos os setores”, explicou o secretário de Indústria, Comércio e Inovação, Junior Ceranto. O investimento no Papi foi de R$ 820 mil e a administração teve se aportar recursos próprios, porque durante o período em que Pozzobom esteve afastado da gestão, a Prefeitura perdeu o recurso disponibilizado pela Secretaria Nacional de Avião Civil (SAC) para esta aquisição, como outros recursos, por pendências que resultaram em falta de certidões.

“A equipe veio com o jato da FAB fazer a aferição do equipamento para homologação. Após o trabalho, ele foi conferido e homologado nas duas cabeceiras da pista. Agora aguardaremos a publicação da portaria com a certificação final. O Papi é uma das últimas exigências para a operação de aeronaves de médio porte, como o avião ATR 72, tão aguardado pela população da cidade e região para o transporte de passageiros”, afirmou o secretário.

Além dos voos de aeronaves particulares, o aeroporto de Umuarama conta com uma linha aérea para Curitiba que oferece três voos semanais – às segundas, quartas e sextas-feiras. A criação dessa linha, bem como a possibilidade de ampliar os destinos e utilizar aeronaves maiores, só foi possível após investimentos de mais R$ 7 milhões em obras realizadas em parceria entre o município, o governo do Estado e a União, ainda na primeira gestão do prefeito Celso Pozzobom.

As obras envolveram a construção de aterro, ampliação e deslocamento da pista, recape asfáltico, ampliação do pátio de manobras, transferência do posto de abastecimento, ampliação do terminal, esteira de bagagem, abrigo e acesso pavimentado para o veículo de combate a incêndios, acessibilidade e aquisição de equipamentos de operação, como estação de radiocomunicação e estação meteorológica, além do Papi que agora está homologado.

O equipamento reforça o nível de segurança das operações. “É mais um passo para consolidarmos o aeroporto regional como opção viável para o transporte de passageiros e de cargas, conectando Umuarama e a região aos grandes centros e, por conexões aéreas, ao resto do mundo”, disse Junior Ceranto.