GRIPEN NG

IFI realiza Briefing de Familiarização do Projeto F-X2 em solo brasileiro

Militares e civis da Divisão de Certificação de Produto Aeroespacial (CPA) e funcionários da SAAB participaram do evento
Publicada em: 11/10/2018 10:00
Imprimir
Fonte: Por Sargento Anderson Gomes de Souza
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Balbino - Revisão: Major Alle

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) promoveu, entre os dias 25 e 28 de setembro, em São José dos Campos (SP), o primeiro Briefing de Familiarização do Projeto F-X2 no País. O evento contou com a participação de militares e civis da Divisão de Certificação de Produto Aeroespacial (CPA) e de cinco funcionários da empresa sueca SAAB envolvidos no programa GRIPEN NG.

O objetivo foi debater conhecimentos acerca do processo de certificação militar da aeronave de caça sueca adquirida pela Força Aérea Brasileira (FAB). Para o Vice-Diretor do IFI, Coronel Engenheiro Marcelo Fernandes de Oliveira, o briefing é parte importante do processo de validação da certificação do órgão sueco (FLYGI) e da certificação de aspectos exclusivos da configuração da aeronave Gripen NG para a FAB.

“O conhecimento mais detalhado dos seus sistemas proporciona aos engenheiros e técnicos do IFI uma maior capacidade de julgamento quanto à adequada abrangência das análises e testes realizados nesta aeronave, o que contribui para a garantia da segurança, do desempenho e da disponibilidade da mesma, tal como preconiza a missão do IFI”, ressaltou o coronel.

Segundo o Chefe da Subdivisão de Coordenação de Processos da CPA, Major Aviador Guilherme Moreira de Souza, o evento serviu para prover conhecimento do projeto sueco ao corpo técnico responsável pela certificação da aeronave. “Esse conhecimento será essencial nas fases de definição de nível de envolvimento do IFI no processo, bem como na avaliação técnica necessária à certificação de tipo requerida pela SAAB”.

Fotos: Sargento Anderson