EDUCAÇÃO

Ala 7 recebe visita de alunos de escola em Boa Vista (RR)

Os militares demonstraram, na prática, conceitos de física, como atuação de forças, energia, aerodinâmica e termodinâmica
Publicada em: 12/09/2018 16:21
Imprimir
Fonte: Ala 7, por Tenente Ranyer
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias - Revisão: Major Alle

A Ala 7, localizada em Boa Vista (RR), recebeu, no dia 29 de agosto, a visita de alunos da Escola Estadual Ayrton Senna da Silva. Mais de 90 crianças, com idade entre 14 e 17 anos, acompanhadas dos professores, conheceram a atuação da Força Aérea Brasileira (FAB) no país, equipamentos militares e tiveram explicações sobre a aplicação de conceitos da física na aviação.

Ao chegarem, os alunos tiveram uma palestra sobre o papel que a FAB desempenha nos 22 milhões de quilômetros quadrados, bem como sua atuação na Amazônia, por meio da Ala 7, e as formas de ingresso na Instituição.

Em seguida, visando atender ao projeto "Ensino de Física" da escola, os alunos tiveram uma aula de campo com pilotos do Esquadrão Escorpião (1º/3º GAV) que demonstraram, na prática, conceitos de física, como atuação de forças, energia, aerodinâmica e termodinâmica. Eles visitaram as aeronaves A-29 Super Tucano e seu simulador, a aeronave C-98 Caravan e conheceram o funcionamento do motor que equipa as aeronaves da Unidade.

Para o professor de física que idealizou e coordena o projeto, José Dilson da Silva Teixeira, a contribuição das instituições para demonstrar a aplicabilidade da física no cotidiano é fundamental haja vista as dificuldades de compreensão e assimilação por parte dos estudantes em sala de aula. "A visão prática dos conceitos tornam o ensino muito mais dinâmico, reatando a importância e empenho dos alunos perante os estudos e promovendo a interação entre as ciências e tecnologias futuras", avaliou o professor.

Para a aluna Adryelly Lopes, de 16 anos, a visita pôde mostrar a importância dos ensinamentos dos professores em sala de aula. "Hoje, com certeza, saio com uma visão diferente do conteúdo que aprendi em sala de aula e muito mais motivada para aprender", destacou.

Fotos:Sargento Mozart