VISITA

CGNA recebe alunos da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra do Amazonas

Discentes atuam em diversas áreas como engenharia, advocacia, contábeis, medicina e polícia civil
Publicada em: 16/08/2018 17:30
Imprimir
Fonte: CGNA, por Sargento Roberta
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias - Revisão: Major Alle

Instrução sobre as atividades de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego AéreoCom vistas ao aperfeiçoamento do Curso de Pós-Graduação lato sensu em Política e Estratégia (CEPE), 12 alunos da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra do Amazonas (ADESG-AM) visitaram as instalações do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), no Rio de Janeiro, na quarta-feira (08). Eles atuam em diversas áreas como engenharia, advocacia, contábeis, medicina e polícia civil.

A capacitação, ministrada pela ADESG-AM, em parceria com a Faculdade La Salle, tem como objetivo qualificar recursos humanos para o exercício de funções de comando, direção, assessoria e planejamento ligadas ao processo de tomada de decisão, com ênfase na Defesa Nacional e nos interesses políticos e estratégicos do país, em especial do Amazonas.

A visita ao CGNA faz parte das atividades oferecidas no programa do curso como a viagem de estudos, na qual os estagiários têm a oportunidade de ampliar seus conhecimentos, trocar experiências e vivenciar in loco as operações dos locais por onde passam.

Chefe do CGNA ministra palestra sobre o CentroO grupo foi recebido pelo Chefe da Unidade, Coronel Aviador Ricardo Luiz Dantas de Brito, e pelo Chefe da Divisão de Operações (DO), Coronel Aviador Sidnei Nascimento de Souza, que ministraram palestra acerca das atividades do Centro, ressaltando os serviços de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo (ATFM), as demandas operacionais que envolvem a Tomada de Decisão Colaborativa (CDM), bem como toda a estrutura organizacional que abrange as demais divisões, como a técnica e a administrativa.

Em seguida, os discentes puderam conhecer a rotina de alguns setores, como a Subdivisão de Doutrina (SDD), Central de Plano de Voo Apresentado (CPVA), Central de Plano de Voo Repetitivo (CPRV) e o Setor de Estatística (EST).

Já no Salão Operacional, o grupo viu na prática as operações de Gerenciamento de Fluxo, o trabalho em conjunto com a Central Nacional de Transplantes (CNT), o funcionamento da Central AIS (Serviço de Informação Aeronáutica) e o sistema de previsão do Setor de Meteorologia.

Alunos do curso recebem instrução“A visita ao CGNA superou muito as minhas expectativas. Seja pelo projeto de alto nível e complexidade, pela forma participativa, humana e eficaz de gestão, ou pelo elevado grau de qualificação e perfeito dimensionamento do efetivo da FAB. Como passageiro, saio certo de que voamos hoje num dos céus mais seguros do mundo”, disse o engenheiro autônomo Márcio da Silva Pereira, estagiário da ADESG.

Além da passagem pelo CGNA, a comitiva também visitou as estruturas do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) e a Escola Superior de Guerra (ESG).

Fotos:Soldado Sobral