CERIMÔNIA

GABAER realiza homenagens a militares em cerimônia de comemoração

Data também marca a criação do GABAER e da COJAER
Publicada em: 23/01/2018 08:40
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten Cristiane dos Santos

Continência à Bandeira Nacional durante a cerimônia militarNesta segunda-feira (22/01), o Gabinete do Comandante da Aeronáutica (GABAER) realizou a cerimônia alusiva ao 77º aniversário de criação do Ministério da Aeronáutica, que foi presidida pelo Chefe do GABAER, Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno. O evento, que ocorreu na sede do Comando da Aeronáutica, em Brasília (DF), também marcou a data de criação do GABAER e da Consultoria Jurídica Adjunta do Comando da Aeronáutica (COJAER), sendo abrilhantada com homenagens e imposição de medalhas por tempo de serviço.

O Major-Brigadeiro Damasceno destacou a importância da reestruturação da Força Aérea nos últimos anos. “Nesta nova remodelagem, fizemos uma divisão de quatro etapas de 25 anos. Para o período de 1941 a 2041, serão 100 anos. Estamos rumando para a quarta etapa, os 25 anos finais. Fico imaginando o tanto de avanço que aconteceu em cada período, o tanto de coisas que não existiam. Hoje temos muito a comemorar”, discursou. O Oficial-General também parabenizou os militares agraciados.

Agraciado com a medalha-prêmio Força Aérea BrasileiraCom quase 40 anos de FAB, o Suboficial Ludinir Picelli foi homenageado com a medalha-prêmio “Força Aérea Brasileira”. A comenda destina-se aos militares e civis da Aeronáutica que se destacaram sobre temas técnico-profissionais, por criações técnicas, operacionais ou administrativas e que resultem em benefícios econômicos. O Suboficial foi o criador, no ano de 2004, do banco de dados utilizado pelo cerimonial do GABAER. Atualmente a ferramenta conta com mais de 20 mil registros de autoridades. “É gratificante fazer parte da Força Aérea por quase 40 anos. Sempre me incentivaram a crescer, a pensar e a aprender mais. Este estímulo eu devolvo em forma de trabalho. Espero que todos aproveitem, não apenas no Gabinete, mas na Força Aérea toda”, afirmou.

Agraciado com a medalha por 30 anos de tempo de serviçoAinda em reconhecimento aos bons serviços prestados à FAB, os militares com 30, 20 e 10 anos de serviço receberam medalhas  de ouro, prata e bronze, respectivamente. O Coronel Aviador Edgardo Facin Marques foi agraciado por seus 30 anos de contribuição à Força Aérea. “É uma honra receber esta medalha de 30 anos de serviço juntamente com a comemoração dos 77 anos de existência da Força Aérea. Estou muito feliz por fazer parte de um bom período junto a FAB”, afirmou.

Aniversário - Para apresentar todas as informações relativas à história da Força Aérea, o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER) criou uma página especial. Além de concentrar os conteúdos divulgados em veículos como a revista Aerovisão e o jornal Notaer, o espaço permite acesso fácil a todas as notícias e vídeos publicadas sobre o assunto.

Confira também o videoclipe que sintetiza a responsabilidade e atuação da instituição nos 77 anos desde a criação do Ministério da Aeronáutica.

 

Fotos Sgt Bruno Batista