EVENTO

CENCIAR, EMAER e SEFA participam de Fórum Nacional de Controle

Evento foi realizado pelo Tribunal de Contas da União, em Brasília
Publicada em: 13/11/2017 13:00
Imprimir
Fonte: CENCIAR
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Aline Fuzisaki

O Centro de Controle Interno da Aeronáutica (CENCIAR) participou do Fórum Nacional de Controle, realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), nos dias 26 e 27 de outubro, no Instituto Serzedello Corrêa, em Brasília (DF).

O fórum também contou com a presença de representantes do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) e da Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA), além de membros do Tribunal de Contas da União, da Controladoria-Geral da União, do Instituto Rui Barbosa, do Conselho de Dirigentes de Órgãos de Controle Interno (DICON), do qual os Centros de Controle Interno dos Comandos Militares são integrantes, entre outros convidados.

O objetivo foi integrar as instituições de Controle Externo e Interno da Federação e de todas as esferas de Poder, com foco em ações integradas, proposição de nova legislação, desenvolvimento de atividades de capacitação, além de compartilhamento e disseminação de boas práticas de governança.

Na abertura do Fórum, o Presidente do TCU, Ministro Raimundo Carreiro, reforçou a importância do intercâmbio de informação entre os diferentes, entes fiscalizadores para ações mais integradas e eficientes. “Se uma das missões de controle é zelar para que as organizações atuem com os princípios constitucionais, é necessário dar exemplo. Sejamos eficientes e integrados, vamos aproveitar a oportunidade de discussão para aprender boas práticas com outros órgãos”, afirmou.

Para o Presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira, a realização do fórum demonstra o comprometimento dos tribunais com o aprimoramento da gestão pública. “Vejo com muita alegria e esperança a participação dos órgãos municipalistas neste evento. Será, a partir desta ampla cooperação, que se tornará possível a disseminação das boas práticas”, destacou o parlamentar.

Um dos trabalhos citados pelo Ministro do TCU Augusto Nardes foi o referencial que resumiu em dez passos o caminho para a boa governança do serviço público. O trabalho foi apresentado ao Governo Federal e a várias instâncias nacionais e internacionais.

O Chefe do CENCIAR, Brigadeiro Intendente Sérgio Almeida de Paula e Silva, ressaltou que a participação do Controle Interno da Aeronáutica no evento fortalece a visão de excelência nas atividades de auditoria e fiscalização desempenhadas pela Unidade.