MÊS DA ASA

Ala 7 abre os portões para o público em Boa Vista

Outras unidades da FAB pelo Brasil realizaram concertos e missa
Publicada em: 31/10/2017 16:00
Imprimir
Fonte: Ala 7, Ala 5, EEAR e HFASP
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias

Pai e filho observam salto de paraquedistas na Ala 7 em Boa Vista (RR)As celebrações pelo Mês da Asa contaram com atividades em diversas Organizações Militares do país, como portões abertos, em Boa Vista (RR); concerto em Campo Grande (MS) e em Guratinguetá (SP); e missa, em São Paulo (SP). Confira como foram os eventos:

Portões Abertos

A Ala 7 abriu os seus portões para que a população de Roraima pudesse conhecer suas atividades e instalações em uma tarde de lazer e com muitas atrações para as famílias, no último domingo (29/10). O evento tradicional, conhecido como "Portões Abertos", também marcou os 33 anos da presença da Força Aérea Brasileira (FAB) na cidade de Boa Vista.

“É uma oportunidade para a Força Aérea abrir, literalmente, seus portões para que a população possa conhecer um pouco mais da instituição, sua missão, seus equipamentos, as atividades, enfim, é um dia de integração entre a sociedade e a família militar”, destaca o Comandante da Ala 7, Coronel Aviador Eric Breviglieri.

Visitantes observando aeronave F-5MOs mais de sete mil visitantes puderam acompanhar a programação, que contou com exposição de aeronaves militares como os A-29 Super Tucano, C-98 Caravan da própria Ala 7 e os modelos F-5EM, C-105 Amazonas, H-60 Black Hawk e o R-99 vindos de outras unidades da FAB espalhadas pelo Brasil. Além de exposições de equipamentos militares aéreos e terrestres, o público pôde assistir a demonstrações de paraquedismo com militares da Ala 8, de aeromodelismo, da Banda de Música e do Pelotão de Cães de Guerra.

A organização preparou uma programação especial para as crianças, reunindo brinquedos, apresentações e "espaço kids". Elas puderam brincar com recortes e material de pintura, conhecendo desde cedo, de uma maneira interativa, as atividades da FAB.

"A Força Aérea está de parabéns pelo evento, porque aproxima a população que é a beneficiária final das Forças Armadas e permite mostrar todo trabalho, que vai muito além da defesa aérea. Passa ainda por missões humanitárias e de salvar vidas", ressalta o advogado Marcos Gil, que comparece ao evento pela segunda vez.

Atendimento médico à mulherDurante o evento, o Esquadrão de Saúde de Boa Vista, a Ala 7 abriu espaço para ações cívico-sociais, como campanhas de multivacinação, atendimento odontológico com aplicação de flúor, atendimento médico e exposições educativas para todas as idades.

A campanha "Outubro Rosa" também foi destaque no evento, com a presença da "Carreta da Mulher". A unidade móvel de atendimento médico tem estrutura para realização de ultrassonografia, mamografia, além de espaço para coleta de exames preventivo.

"É uma oportunidade muito boa que nos é oferecida. Podemos trazer nossas crianças e realizar diversos exames, ouvir sobre variados temas de saúde e nos conscientizar da importância da campanha de prevenção ao câncer de mama", afirma a funcionária pública Janaína Oliveira.

A Tenente Fonaudióloga Pablícia Fabiane Antony Linhares destaca a oportunidade de integração e de interação reveladas em ações que levem à prevenção e à promoção da saúde, bem como a detecção precoce de doenças. "Só quem ganha com isso é a população que tem acesso a serviços básicos de saúde", completa.

Na ocasião, foi realizada, ainda, uma rede solidária para doação de alimentos não perecíveis. Os quase 300kg arrecadados com a campanha serão cedidos a instituições beneficentes do município.

Concerto da Ala 5, em Campo Grande (MS)Concerto da Ala 5

Mais de mil pessoas assistiram ao Concerto da Banda de Música da Ala 5, em Campo Grande (MS), realizado no dia 25 de outubro, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo. A apresentação contou com um vasto repertório, que incluiu música popular brasileira, rock, música internacional e até temas de filmes e séries.

“Esse é um trabalho intenso de técnica e dedicação dos músicos da Sentinela Alada do Pantanal. E, apesar de todo o esforço desprendido, a apresentação traz a sensação de dever cumprido e orgulho em difundir a música através das asas da Força Aérea Brasileira”, destaca o Mestre da Banda de Música da Ala 5, Tenente Isaque Ferraz.

Além dos militares da Ala 5, a banda foi composta por civis e militares da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul e da Guarda Municipal de Campo Grande, além de artistas convidados, e do coral do Projeto Coral Infanto-juvenil da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

"Este ano o evento ficou marcado como inovador, em que cada atração trazia algo inédito. Foi muito bonito”, diz Amaury Coury, que comparece todos anos ao evento.

O concerto na EEAR contou com repertório diversificadoConcerto da EEAR

A Banda de Música da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), localizada em Guratinguetá (SP), realizou um concerto, no dia 24 de outubro, com um repertório que intercalou a música sinfônica com a música popular brasileira e o jazz. Aproximadamente 1.400 pessoas, entre alunos, militares e civis do efetivo da Escola, além de seus familiares e demais convidados das cidades da região, compareceram ao Centro de Treinamento de Esepcialistas, onde o evento foi realizado.

Durante o concerto, ocorreram participações especiais, como o trompetista Anor Luciano Júnior, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); além do saxofonista George de Oliveira Amâncio e da Banda Sinfônica de Taubaté, sob a regência do Maestro Rogério Wanderley Brito.

Ocorreu, ainda, uma homenagem aos aviadores com a execução da obra musical “Tributo à FAB”, momento em que foi apresentado um vídeo com imagens das escolas de formação da FAB e de todos os aviadores da EEAR. No encerramento, houve a integração das bandas formando um só grupo com cerca de 120 músicos.

A missa, coordenada pelo HFASP, ocorreu no Mosteiro de São BentoMissa

Uma missa em ação de graças ao Mês da Asa foi realizada, no dia 11 de outubro, na Basílica do Mosteiro de São Bento, em São Paulo (SP), coordenada pelo Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP). A missa foi celebrada por Dom Matias Tolentino Braga, abade do mosteiro.

“Embora essa missa ocorra todos os anos, a perfeição do ambiente do mosteiro, acompanhada dos ritos religioso e militar, faz com que o momento seja único e emocionante”, declarou o Coronel Farmacêutico João Vicente de Oliveira.