COOPERAÇÃO

FAB vai ajudar a combater incêndios no Chile

Duas aeronaves C-130 Hércules foram acionadas e devem decolar do Rio de Janeiro neste domingo (29/01) com destino a Santiago
Publicada em: 28/01/2017 18:20
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

Duas aeronaves C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira foram acionadas e devem decolar do Rio de Janeiro na manhã deste domingo (29/01) para ajudar no combate aos incêndios florestais no Chile. Os aviões operados pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), com 28 militares a bordo, seguirão em voo direto até a capital, Santiago.

“Ao chegar a Santiago, a tripulação receberá orientações da Onemi [Oficina Nacional de Emergencia del Ministerio del Interior] e da Conaf [Corporación Nacional Forestal], responsáveis pela coordenação da ajuda internacional, e será destinada para o local a partir do qual devem operar”, explica o Adido de Aeronáutica no Chile, Coronel Aviador Paulo Cesar Andari.

O governo brasileiro ofereceu ajuda ao Chile. O acionamento ocorre após coordenações entre os Ministérios da Defesa e de Relações Exteriores com o Comando da Aeronáutica. 

O Chile decretou situação de emergência por causa de um dos piores incêndios da história. Segundo o boletim de 12h30 deste sábado (28) da Corporación Nacional Forestal há 110 incêndios florestais ativos. As chamas já deixaram 11 mortos e queimaram uma área de cerca de 374 mil hectares, equivalente a cerca de 37 mil campos de futebol. As regiões mais afetadas são as regiões do centro e do sul do país.

Sistema embarcado - Um dos aviões C-130 Hércules da FAB vai decolar equipado com o sistema MAFFS (sigla em inglês de Modular Airborne Fire Fighting System). O outro transportará os materiais de suporte ao emprego, tais como compressor, piscinas para abastecer de água a aeronave e equipamentos de manutenção.

O sistema MAFFS é composto por cinco tanques de água. Dois tubos projetam-se pela porta traseira do C-130 e, a uma altitude média de 150 pés (cerca de 46 metros de altura), despejam água sobre as áreas previamente determinadas. Por questões de segurança, as equipes de bombeiros e brigadistas que atuam no solo evacuam a área antes da dispersão da água. Pode ser realizado um lançamento de toda carga, que pode chegar a 12 mil litros de água, ou ainda três lançamentos menores. Veja no vídeo o equipamento em ação no combate ao incêndio na Chapada Diamantina (BA).

Histórico - Em janeiro de 2014, o Chile também solicitou ajuda ao Brasil para combater incêndios. Uma aeronave C-130 Hércules da FAB foi enviada ao Chile para ajudar a combater um incêndio florestal que atingiu as comunas de Florida e Temuco. Cerca de 30 militares brasileiros participaram da missão.

Assista ao vídeo e veja como o equipamento MAFFS funciona: