SEGURANÇA DE VOO

FAB promove curso de prevenção de acidentes na aviação agrícola no RS

Inscrições vão até o dia 27 de maio
Publicada em: 23/05/2016 09:00
Imprimir
Fonte: SERIPA V
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Flávio Nishimori

Estão abertas até o dia 27 de maio as inscrições para o Curso de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos – Aviação Agrícola (CPAA-AG), que ocorre no período de 25 de julho a 5 de agosto, em Canoas, no Rio Grande do Sul. O curso formará novos elementos credenciados para atuar como elo do  Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER).

O curso será realizado pelo Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, sob a certificação do CENIPA. Poderão participar pilotos, diretores e proprietários de empresas, além de técnicos que atuam na atividade aeroagrícola.

Para inscrever-se, o candidato deverá acessar o site do CENIPA em www.cenipa.aer.mil.br/cenipa/cursos/ e preencher o formulário, de acordo com a indicação da empresa ou organização em que trabalha, informando nome completo, CPF e outros dados.

Os demais candidatos, que desejarem fazer o curso, e que não possuírem vínculo com a Aviação Agrícola, podem enviar a solicitação de sua inscrição ao SERIPA V, por ofício ou carta de próprio punho pelo Correio ou via email [email protected]. Mais informações pelo telefone (51) 3462-1333. As vagas são limitadas.

A finalidade do curso é proporcionar conhecimentos básicos de prevenção de acidentes aeronáuticos direcionados para a aviação agrícola, bem como difundir as normas do SIPAER.

As aulas abrangem diversos temas de interesse da prevenção de acidentes aeronáuticos, entre eles, gerenciamento do risco, aspectos psicológicos, manutenção de aeronaves, aspectos jurídicos no acidente aéreo, combustíveis e lubrificantes, desempenho, peso e balanceamento de aeronaves e outros.

O curso também prevê o desenvolvimento de atividades práticas relacionadas à vistoria de segurança de voo, com uma visita à empresa aeroagrícola e elaboração de relatórios específicos. Além disso, os participantes também recebem orientação para o preenchimento correto do Relatório de Prevenção.

As falhas de julgamento de pilotagem, planejamento de voo, incorreta aplicação de comandos, tomadas de decisão inadequadas e a deficiente supervisão gerencial por parte da empresa estão entre os fatores que mais contribuem para elevar os índices de acidentes no segmento aeroagrícola, conforme a investigação.

O Curso de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da Aviação Agrícola é o único do gênero na América do Sul, que capacita agentes no contexto das normas SIPAER para atuar na prevenção. Os novos elementos credenciados em Segurança de Voo estarão aptos a gerenciar o risco de acidentes na atividade aeroagrícola.

Serviço:

O que? Curso de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos – Aviação Agrícola

Quando? 25 de julho a 5 de agosto de 2016

Onde? Canoas, no Rio Grande do Sul

Inscrições:  www.cenipa.aer.mil.br/cenipa/cursos ou  via email [email protected]

Mais informações: (51) 3462-1333.

Vagas limitadas.