TECNOLOGIA

Equipe do ITA participa de competição de design aeronáutico nos EUA

Torneio segue até domingo (13/03) com 72 equipes de oito países
Publicada em: 11/03/2016 17:06
Imprimir
Fonte: SAE Brasil / Agência Força Aérea, por Ten Jussara

  SAE BrasilA equipe Leviatã, formada por alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), participa, até domingo (13/03), da SAE AeroDesign East Competition. A competição, realizada no Texas, Estados Unidos, conta com 72 equipes de oito países.

O Brasil participa com quatro times, que são os melhores classificados na 17ª Competição SAE BRASIL AeroDesign, ocorrida em outubro passado, nas classses Regular, Advanced e Micro. São eles: EESC-USP Alpha (da Escola de Engenharia de São Carlos - USP) e AeroFeg (da UNESP Campus Guaratinguetá-SP), respectivamente, primeira e segunda colocadas na Classe Regular; Leviatã (do Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA), primeira na Classe Advanced; e EESC-USP Mike (também da Escola de Engenharia de São Carlos - USP), primeira colocada na Classe Micro.

A SAE Aero Design East é promovida pela SAE Internacional. Os brasileiros vêm fazendo história nessa competição desde sua primeira participação, em 2000. Neste período acumularam sete primeiros lugares conquistados na Classe Regular, quatro primeiros lugares na Advanced e um primeiro lugar na Classe Micro.

O projeto – O AeroDesign é um programa com finalidade educacional, organizado pela Seção São José dos Campos da SAE BRASIL. O objetivo é propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica, entre estudantes de graduação e pós-graduação em Engenharia, Física e Ciências Aeronáuticas, por meio de aplicações práticas e da competição entre equipes.

“As competições estudantis da SAE BRASIL são desenvolvidas para motivar os jovens aspirantes à carreira de engenharia, desafiando-os a gerir projetos em todos os seus aspectos, da gestão administrativo-financeira à inovação”, analisa Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.