DIA DO AVIADOR

Aeronáutica condecora personalidades em todo o Brasil e no exterior

Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA) é a maior comenda entregue pela FAB
Publicada em: 21/10/2015 09:05
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

E  m comemoração ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB), a Aeronáutica realiza, na próxima sexta-feira (23/10), a entrega da Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA). A maior condecoração da instituição será recebida por 377 agraciados em todo o País e por 60 pessoas nas 26 aditâncias no exterior. No Distrito Federal (DF), 160 personalidades serão homenageadas em cerimônia prevista, a partir das 10 horas, na Base Aérea de Brasília (BABR). 

A Ordem do Mérito Aeronáutico é a maior comenda concedida pela FAB para reconhecer serviços prestados à Aeronáutica por personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, e premiar os militares de seu quadro efetivo que tenham prestado notáveis serviços ao País ou tenham se distinguido no exercício de sua profissão. A distinção pode ser concedida em cinco graus: Grã-Cruz, Grande-Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.

A condecoração será entregue no dia 23 de outubro, instituído como o Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira. Essa foi a data em que brasileiro Alberto Santos-Dumont realizou o primeiro voo com um avião mais pesado do que o ar, o 14 Bis. Esse fato histórico ocorreu em Bagatelle, Paris, no dia 23 de outubro de 1906. Santos-Dumont decolou com seu 14 Bis e percorreu 60 metros em 7 segundos, voando a uma altura de 2 metros do solo, perante mais de mil espectadores e da Comissão Oficial do Aeroclube da França, que era uma instituição de reconhecimento internacional e autorizada a homologar qualquer descoberta aeronáutica marcante.