SAÚDE

GAP-RJ realiza campanha de vacinação contra gripe

Publicada em: 23/05/2013 16:25
Imprimir
Fonte: GAP-RJ

O Grupamento de Apoio do Rio de Janeiro (GAP-RJ) realizou campanha de vacinação contra influenza (gripe), na Seção de Saúde do GAP-RJ, do dia 14 a 22 deste mês para todos os militares e civis do efetivo das Organizações Militares sediadas no PREDCOMAER-RJ. 

Além da vacina, outras medidas simples de higiene pessoal são fundamentais para evitar a contaminação por gripe. É importante higienizar as mãos com água e sabão (depois de tossir ou espirrar; após usar o banheiro, antes de comer, antes de tocar os olhos, boca e nariz); usar lenço descartável; proteger com lenços a boca e nariz ao tossir ou espirrar; evitar sair de casa enquanto estiver em período de transmissão da doença (até cinco dias após o início dos sintomas); evitar aglomerações e ambientes fechados.

É importante, ainda, que o ambiente doméstico seja arejado e receba a luz solar para eliminar os possíveis agentes das infecções respiratórias e que a população mantenha hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, ingestão de líquidos e atividade física. 

Durante os cinco dias de vacinação, a equipe de enfermeiros da Seção de Saúde do GAP-RJ aplicou 608 vacinas, priorizando os maiores de 60 anos, gestantes e profissionais de saúde. As vacinas foram fornecidas pelo Serviço Municipal de Saúde Oswaldo Cruz. A Campanha faz parte do calendário anual do GAP-RJ.

Previna-se contra a gripe
Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o percentual de hospitalizações por pneumonias e 39% a 75% a mortalidade global. Entre os idosos, pode reduzir o risco de pneumonia em aproximadamente 60%, e o risco global de hospitalização e morte em cerca de 50% a 68%, respectivamente.