INSTRUÇÃO

Cadetes realizam primeiro voo solo na Academia da Força Aérea

Publicada em: 22/03/2013 11:03
Imprimir
Fonte: SCS/AFA

Os Cadetes Sergio de Souza Junior e Guilherme Luis Costa, do quarto ano, foram os primeiros a realizar voo solo a bordo da aeronave T-27 Tucano este ano na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP). O momento foi comemorado com a tradicional entrega do cachecol, símbolo do voo solo, além de um banho e do toque do sino em frente ao esquadrão.

Após as missões de simulador, pré-solo e do voo de cheque, os Cadetes foram considerados aptos para voarem sozinhos. Depois do voo, os jovens foram recebidos pelo Comandante da AFA, Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira, pelo Comandante do Corpo de Cadetes da Aeronáutica, Coronel Aviador Claudio Evangelista Cardoso, além de professores, instrutores de voo e de todos os cadetes do 4º Esquadrão.

O Cadete Sergio relembrou toda sua trajetória na realização deste sonho. “Estou muito emocionado. A gente passa bastante tempo se preparando, muito estudo, e é até difícil de acreditar que você está fazendo tudo sozinho. Foi a realização de um sonho que começou a se tornar verdade há seis anos, quando entrei na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR)”, disse. E ressaltou ainda a importância da família em sua formação como aviador: “Se não fossem meus pais, que desde o início estão me dando força, eu não teria chegado até aqui”.

Para o Cadete Costa, o melhor ainda está por vir. “Hoje, o voo solo no T-27 representa mais um grande passo para a realização do meu maior sonho: ser um piloto da Força Aérea Brasileira.”

Após o voo, parte dos cadetes irá fazer a fase de instrumento, em que aprendem a realizar voo e navegação utilizando como referência apenas instrumentos, sem referência visual externa; e a outra parte a fase de manobras e acrobacias, que tem como objetivo dar ao cadete maior domínio da aeronave. Complementam ainda a instrução avançada o voo de formatura com duas e quatro aeronaves (característica da aviação militar de combate) e o voo noturno.