ACERVO

Memorial Aeroespacial Brasileiro recebe aeronave Super Tucano

Publicada em: 23/04/2012 10:50
Imprimir
Fonte: DCTA

O Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB) recebeu (20/4) a aeronave Super Tucano EMB312H, conhecida como “ANA RAIO”, para fazer parte de seu acervo de aeronaves brasileiras. A entrega foi realizada em solenidade no hall principal do MAB e contou com as presenças do Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Alvani Adão da Silva, e do Diretor Superintentente do Instituto EMBRAER, Pedro Ferraz, além de funcionários da empresa fabricante e do SENAI, responsáveis pelo desenvolvimento do projeto.

Esta é a sétima aeronave recuperada pelo Centro Histórico EMBRAER, que, desde 2008, atua na restauração de aeronaves que tiveram importância na trajetória da empresa fabricante de aviões. O nome Ana Raio foi dado ao avião desenvolvido no começo dos anos 90, quando era exibida uma novela em rede nacional de TV, com uma personagem que levava esse nome, já que a pintura externa da aeronave, em azul, é cortada por um raio na cor amarela, semelhante à utilizada na abertura da novela.

A aeronave "Ana Raio" ficará exposta na área livre do MAB, com outras aeronaves, como o CBA-123, o Xingu, o Brasilia e o ERJ140. O acervo  também conta com uma réplica em tamanho natural do Veículo Lançador de Satélites (VLS), desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE). A próxima aeronave brasileira a fazer parte do acervo do MAB é o Xavante, que se encontra em fase de restauração.

 

Assunto(s): , , ,