OPERACIONAL

Esquadrão Cardeal encerrará atividades em 16 de dezembro

Publicada em: 06/12/2011 14:56
Imprimir
Fonte: 4º/7º GAV

No dia 30 de novembro, após 3h e 30 min de voo, pousou na Base Aérea de Santa Cruz o Cardeal 57 (P-95, prefixo FAB 7057), realizando a última missão operacional do 4º /7º GAV (Esquadrão Cardeal). O voo aconteceu no litoral sul do Rio de Janeiro para a formação de controlador aerotático da Marinha do Brasil. O pouso aconteceu às 21h45 (horário de Brasília).

"Foi uma grata coincidência encerrar a atividade aérea da unidade como ela foi originada, em um trabalho conjunto com a Marinha do Brasil", afirmou o Major Aviador Walter Carrocino Neto, oficial de operações do esquadrão e piloto da missão.

Originado do 1º Grupo de Aviação Embarcada (1º GAE), a unidade operava a aeronave P-16 e possuía como plataforma de lançamento o porta aviões Minas Gerais. Com a desativação do Minas Gerais e do P16, o 1º GAE perdeu sua função original e num processo de transição, em 31 de Julho de 1998 foi fundado o 4°/7° GAV, que completou 13 anos de serviços.

No próximo dia 16 de dezembro, o Esquadrão Cardeal encerrá suas atividades com uma solenidade militar na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro. Os militares e as aeronaves do esquadrão serão redistribuídos nas demais unidades da Força Aérea.

Tripulantes da Missão:

- Maj Walter Carrocino Neto

- Maj Jairo Marcio de Costa Menezes

- 1º Ten Marcos Zeitone Koialainski Junior

- 2º Ten Israel Antônio Amaral Camargo

- 2S Leonardo Pereira do Couto

- 2S Marcio de Oliveira Ferreira

- 2S João Carlos Silva Pinto

- 3S Addrise Rangel Leal