REUNIÃO

RECOSCEA: Comandantes do SISCEAB compartilham boas práticas de gestão e governança

Reunião tratou da avaliação de desempenho das unidades, da modernização dos serviços e das iniciativas voltadas à segurança e eficiência do espaço aéreo brasileiro.
Publicada em: 18/11/2025 11:30
Imprimir
Fonte: DECEA, por Ten Fernandes
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Scarlet

A terceira Reunião dos Comandantes do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (RECOSCEA) marcou a conclusão da avaliação de desempenho das unidades subordinadas ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). O evento aconteceu entre os dias 11 e 13/11, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP).

Os líderes do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) debateram ações estratégicas e compartilharam boas práticas de governança e gestão, com foco na eficiência e economicidade. O evento reafirma o compromisso do DECEA com a fluidez da navegação aérea e a soberania do espaço aéreo nacional.

A reunião foi presidida pelo Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros. Neste ano, o Oficial-General implementou, de forma inédita, a edição intermediária da RECOSCEA, que aconteceu em julho, totalizando três reuniões.

“Por meio de sua Diretriz de Comando, o Comandante da Aeronáutica estabelece as metas para todos os Órgãos de Direção Setorial que são apresentadas a todos os oficiais-generais, no final do ano. Com base nessa premissa, o DECEA importou esse modelo do maior nível de governança da Força Aérea. Esta é uma oportunidade de verificar se cada objetivo que estabelecemos está sendo cumprido, se a gestão orçamentária está sendo bem executada e o que a alta direção do DECEA pode fazer para colaborar, a fim de que todos atinjam as metas estabelecidas até o final do ano”, declarou o Tenente-Brigadeiro do Ar Medeiros.

Os Comandantes das unidades subordinadas ao DECEA e os chefes dos subdepartamentos apresentaram diversos assuntos relevantes para a manutenção dos elevados níveis de eficiência das atividades de controle do espaço aéreo brasileiro.

O incremento do uso do sistema de Solicitação de Acesso de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARPAS), pelos usuários de drones, foi um ponto reforçado durante a RECOSCEA. De acordo com o Subdepartamento de Operações do DECEA, até o início de novembro deste ano, foram mais de 407 mil solicitações de voos de drones no Brasil.

O Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER) apresentou o projeto de implementação do Centro de Alerta sobre Ciclones Tropicais (TCAC) no Brasil, aprovado na 42ª Assembleia da OACI, realizada em setembro, no Canadá. O CIMAER está na fase de planejamento e deve concluir a implementação até dezembro de 2026.

O Vice-Diretor do DECEA, Major-Brigadeiro Engenheiro Alexandre Arthur Massena Javoski, encerrou a reunião avaliando os resultados e a execução orçamentária de 2025, além de apresentar as ações decorrentes e diretrizes para o próximo ano.

Fotos: DECEA