COP30
FAB amplia infraestrutura e reforça apoio logístico para a COP30 em Belém
A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio das Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica de Belém (GUARNAE-BE), tem desempenhado papel estratégico no apoio à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém (PA). Com ações voltadas à infraestrutura, logística, hospedagem e segurança, a Instituição reforça seu compromisso com a integração nacional e com a realização de eventos de relevância global no país.
A Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA) liderou obras essenciais na Base Aérea de Belém (BABE), ponto de apoio para as operações aéreas durante o evento. Entre as melhorias, destacam-se a ampliação do pátio operacional e a reforma das pistas de táxi, adequações que permitem o recebimento de aeronaves de grande porte e garantem o atendimento às exigências logísticas internacionais.
Também foi pavimentada uma via secundária para otimizar o fluxo de comboios oficiais responsáveis pelo transporte de autoridades. No total, 38.600 m² foram reformados e ampliados, com o emprego de cerca de 6.300 toneladas de asfalto — um investimento que fortalece a infraestrutura aeroportuária da região Amazônica e aprimora a capacidade operacional da FAB.
Com as melhorias, a expectativa é que a BABE possa receber mais de 80 aeronaves por dia e ampliar a capacidade de estacionamento para dez aeronaves simultaneamente. A modernização do sistema de iluminação e sinalização também elevou o padrão de segurança das operações aéreas.
No apoio de pessoal, a FAB disponibilizou 385 leitos entre o Hotel de Trânsito de Oficiais (HTO), o Hotel de Trânsito de Tripulantes (HTT) e o Conjunto Residencial 14 BIS, além de instalar 32 barracas com banheiros, somando outros 512 leitos. Os espaços acolhem membros da Secretaria Extraordinária da Casa Civil da Presidência da República para a COP30 (SECOP30), delegações da ONU, representantes do Gabinete de Segurança Institucional, ANAC e ANVISA.
“Mais do que um apoio operacional, a participação da Força Aérea Brasileira deixa um legado duradouro para a Guarnição de Aeronáutica de Belém”, destacou o Comandante do Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR), Major-Brigadeiro do Ar José Virgílio Guedes de Avellar.
“As obras e modernizações fortalecem a capacidade logística e operacional da BABE, ampliando seu potencial de sediar exercícios e manobras de maior porte, contribuindo para um melhor preparo da FAB e, consequentemente, melhor resposta a futuras demandas civis e militares na região Amazônica”, finalizou o Oficial-General.
Com essa atuação, a FAB reafirma sua capacidade de empregar recursos estratégicos em apoio ao Brasil, contribuindo não apenas para a defesa aérea, mas também para o sucesso de grandes eventos internacionais e para o desenvolvimento regional.
Fotos: I COMAR
