NOTA DE FALECIMENTO
Falecimento do Tenente-Brigadeiro do Ar José Elislande Bayo de Barros
A Força Aérea Brasileira (FAB) lamenta informar o falecimento do Tenente-Brigadeiro do Ar José Elislande Bayo de Barros, ocorrido nesta segunda-feira (04/08), no Hospital de Força Aérea de Brasília (HFAB), no Distrito Federal.
Nascido em 04 de julho de 1935, o Tenente-Brigadeiro Elislande teve uma trajetória marcante na Instituição, deixando um legado de relevantes contribuições à Força Aérea Brasileira, onde ingressou em 20 de abril de 1951.
Ainda como Major, foi o autor da letra da Canção do Centro de Formação de Pilotos Militares, conforme registrado na FCA 906-13/2015, obra que passou a integrar o repertório institucional da FAB e simboliza o espírito de formação e comprometimento com a carreira militar.
Durante sua atuação como Comandante-Geral do Pessoal, em 1996, instituiu um Grupo de Trabalho com o objetivo de realizar estudos para viabilizar o acesso de mulheres ao Curso de Formação de Oficiais Intendentes da Academia da Força Aérea (AFA), conforme a Portaria nº 24/COMGEP, de 31 de maio de 1995. Essa iniciativa representou um marco importante no processo de ampliação da participação feminina nas carreiras militares da FAB.
A FAB manifesta condolências e profundos sentimentos de solidariedade e apoio aos familiares.
Fotos: Arquivo