CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO
Novos chefes assumem subdepartamentos do DECEA em cerimônia no RJ
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), promoveu, dia 17/07, uma cerimônia militar de transmissão dos cargos de Chefe do Subdepartamento de Administração (SDAD) e do Subdepartamento de Operações (SDOP) da Organização Militar (OM). A solenidade reuniu autoridades civis e militares, familiares e representantes de diversas organizações.
O evento, que também marcou a despedida do serviço ativo do Brigadeiro do Ar André Gustavo Fernandes Peçanha, foi realizado no Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), no Rio de Janeiro.
O Coronel Aviador Luciano Cantuária Pietrani assumiu o cargo de Chefe do SDAD, sucedendo ao Brigadeiro do Ar James Souza Short, que, por sua vez, passou a ocupar a Chefia do SDOP, em substituição ao Brigadeiro do Ar Peçanha.
O Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, destacou os resultados da gestão do Brigadeiro do Ar Short, no Subdepartamento de Administração. “Sua passagem pelo SDAD deixa um legado de conquistas ao estabelecer modelos robustos de governança que incrementaram a nossa eficiência em diversos processos e na capacitação técnica do nosso efetivo”, afirmou.
A cerimônia também foi marcada por homenagens ao Brigadeiro do Ar Peçanha, que se despediu da ativa após 38 anos de serviço. Durante sua gestão à frente do SDOP, o Oficial-General foi responsável por conduzir operações estratégicas e liderar equipes em cenários complexos. “Ele não apenas encerra seu período à frente do Subdepartamento de Operações, mas conclui uma jornada singular. No DECEA, carregou com distinção o peso de uma imensa responsabilidade, demonstrando proficiência exemplar na gestão de recursos humanos e operacionais”, ressaltou o Tenente-Brigadeiro do Ar Medeiros.
Em seu discurso de despedida, o Brigadeiro do Ar Peçanha relembrou os aprendizados acumulados ao longo da carreira. “A cada função, a cada desafio, a cada pessoa que cruzou meu caminho, uma lição foi deixada. Com todos aprendi lições preciosas: coragem diante do imprevisto, lealdade dos companheiros, dedicação incansável à missão, valor do trabalho em equipe e importância da integridade acima de tudo. Ao me despedir, não digo adeus, mas sim um até sempre no coração. Levo comigo cada ensinamento, cada risada compartilhada, cada dificuldade superada lado a lado”, concluiu.
Fotos: Luiz Perez/ DECEA