DIA DO VETERANO

FAB celebra veteranos em cerimônias marcadas por tradição e reconhecimento

Comemorações realizadas em várias unidades do País celebraram a trajetória e o legado dos militares veteranos da Força Aérea Brasileira
Publicada em: 25/07/2025 21:04
Imprimir
Fonte: Organizações Militares
Edição: Agência Força Aérea, por Aspirante Bessa

Celebração em Brasília destaca respeito e legado

Em comemoração ao Dia do Veterano da Força Aérea Brasileira (FAB), o Grupamento de Apoio do Distrito Federal (GAP-DF) realizou, nesta sexta-feira (25/07), uma cerimônia especial em homenagem aos militares da reserva e reformados que fizeram parte da história da Instituição. O evento reuniu veteranos e contou com a presença de Oficiais Generais do Alto Comando, entre eles o Comandante do Comando de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi e o Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita.

A solenidade teve início com a leitura da Ordem do Dia, que relembrou o retorno dos integrantes da FAB após a campanha da Itália, em 1945, marco que fundamenta a escolha da data. O momento foi de valorização do legado daqueles que serviram com coragem e dedicação, reconhecendo seus feitos como alicerces da Força Aérea que hoje defende os céus do Brasil.

Um dos momentos marcantes da cerimônia foi a entrega do Prêmio “Brigadeiro do Ar Athayde”, concedido a militares da ativa, veteranos e servidores civis do Sistema de Assistência aos Veteranos e Pensionistas da Aeronáutica (SAVPAR). A referida menção honrosa tem como principal objetivo valorizar e reconhecer os profissionais que tanto se dedicaram em prol daqueles que ajudaram a construir a história da Força Aérea Brasileira. O Suboficial Jassonilton Izidoro da Silva foi homenageado com a distinção e recebeu o certificado das mãos do Chefe do GAP-DF, Coronel Intendente Nilo Coelho Saraiva Junior.

Em sua fala, o Coronel Saraiva destacou o compromisso da FAB em manter viva a memória de seus ex-integrantes. “O Dia dos Veteranos para o GAP-DF é um momento muito especial. Ainda mais hoje que inauguramos um espaço mais humanizado para deixar o acolhimento mais humanizado para todos os nossos veteranos e para a Força Aérea Brasileira”, destacou.

O Tenente-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita também fez uso da palavra e destacou a importância simbólica e institucional do momento. “Fico muito feliz em estar próximo deles, esse dia é  importante, nós revemos amigos de 40 anos atrás. Essa convivência é sempre muito fraterna e amiga. É um dia muito especial”, afirmou.

A programação do dia também incluiu a inauguração da nova Sala de Atendimento Humanizado, espaço dedicado ao acolhimento dos veteranos e pensionistas da FAB, com foco na escuta ativa, empatia e resolutividade. O local foi oficialmente aberto com a presença das autoridades e representantes do efetivo.

Encontro em Florianópolis reúne veteranos para homenagens e palestras

A Base Aérea de Florianópolis (BAFL) promoveu uma manhã de encontros, confraternização e repleta programação em comemoração ao Dia do Veterano da Força Aérea Brasileira (FAB).

O Comandante da BAFL, Coronel Aviador João Paulo Gomes Lima da Silva, recepcionou os Veteranos no Refeitório dos Oficiais, quando deu as boas vindas a todos e os parabenizou pela data comemorativa.

A seguir foi realizada uma Cerimônia Militar no Pátio de Aeronaves, momento de destacar, por intermédio da Ordem do Dia, os 80 anos do retorno dos combatentes da Segunda Guerra Mundial.

O Comandante da BAFL enfatizou que “hoje é um dia especial para todos nós da Força Aérea Brasileira e das Forças Armadas do nosso País. Um dia de memória, de reverência e de compromisso. Os jovens guerreiros do 1º Grupo de Aviação de Caça, no dia 16 de julho de 1945, ao desembarcarem no Rio de Janeiro, foram recebidos como heróis não apenas pela vitória militar, mas pelo exemplo de bravura, disciplina, espírito de sacrifício que deixaram como legado”.

Em São José dos Campos, programação reforça vínculo institucional

O Grupamento de Apoio de São José dos Campos (GAP-SJ), subordinado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), promoveu no Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), um evento destinado aos veteranos da Força Aérea Brasileira (FAB), em reconhecimento à dedicação e à inestimável contribuição prestadas ao país.

A programação teve início com as boas-vindas do Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado, que foi recepcionado pelo Chefe do GAP-SJ, Tenente-Coronel Intendente André Luiz Rodrigues da Costa. A cerimônia começou com a execução do Hino Nacional Brasileiro, seguida do discurso do Major-Brigadeiro David, que saudou os veteranos e ressaltou que suas histórias continuam a inspirar as novas gerações de militares.

Estiveram presentes no MAB 65 militares da reserva remunerada, entre eles Oficiais-Generais, Oficiais de Carreira e Graduados. O evento prosseguiu com o início do ciclo de palestras, voltado à orientação, preservação da memória institucional e valorização da trajetória dos ex-militares.

Ao final da solenidade, o Chefe do GAP-SJ destacou a importância da data e agradeceu aos veteranos pelo exemplo de dedicação, coragem e amor à pátria.

“Parabenizo aqui cada veterano da Força Aérea Brasileira, em especial os que atuaram ou ainda atuam junto à Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos. Que o reconhecimento que hoje prestamos se reflita em ações concretas de valorização, respeito e proximidade. Vocês são, e sempre serão, parte essencial da nossa história”, afirmou o Tenente-Coronel Rodrigues.

EPCAR homenageia os que passaram pela “Nascente do Poder Aéreo”

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), celebrou o Dia do Veterano, na tarde dessa quarta-feira (16/07), com uma programação destinada aos militares que deixaram o serviço ativo e atuaram na “Nascente do Poder Aéreo”. A data é comemorada todos os anos em 16 de julho, em homenagem ao retorno dos Aviadores da Força Aérea Brasileira (FAB) ao país após cumprirem missões de combate na Europa, durante a Segunda Guerra Mundial.

O evento contou com palestras do Comandante do Esquadrão de Comando (EC), Coronel Aviador Sérgio Nogueira Blaso, do Comandante do Grupo de Saúde de Barbacena (GSAU-BQ), Tenente-Coronel  Médico André Luiz Villalba Codorniz, e da Adjunto da Seção de Veteranos e Pensionistas, Tenente Assistente Social Ariane Aparecida Ladeira. O objetivo foi promover a troca de experiências e apresentar os projetos desenvolvidos na EPCAR, fortalecendo os laços de camaradagem e tradição.

Em sua fala, o Coronel Nogueira ressaltou o simbolismo do Dia do Veterano e a importância dos militares que serviram com honra e comprometimento. "O Dia do Veterano é uma data especial para a Força Aérea Brasileira, pois além de homenagear o retorno dos heróis que lutaram na Itália, representa o reconhecimento àqueles que dedicaram parte de suas vidas ao serviço da Pátria. Na EPCAR, esse momento tem um valor ainda mais especial, por lembrar a importância de todos que contribuíram com a formação dos Alunos que serão os futuros líderes da FAB. Celebrar essa data com os veteranos que serviram aqui é uma forma de agradecer e aprender com suas experiências", destacou. 

Primeiro militar a exercer a função de Graduado-Master da Guarnição de Barbacena (GUARNAE-BQ), o Suboficial Especialista em Mecânica de Voo Celeste José Discacciati esteve no encontro. "Eu tive a satisfação de trabalhar em vários setores da EPCAR, por exemplo, Divisão de Ensino por duas vezes, Corpo de Aluno por duas vezes. Fui mecânico do Bandeirante, do Caravan, do T25, do Regente. Aqui eu tive a oportunidade de desenvolver várias competências. E reencontrar as pessoas mais antigas, mais modernas, pessoas com as quais aprendi muito, é uma satisfação enorme. É sempre um prazer adentrar o portão da EPCAR", explicou. 

A nostalgia da celebração foi compartilhada pelo Coronel Aviador Fernando Monteiro de Oliveira Júnior, ex-Aluno da Turma de 1982 da EPCAR. "As memórias da Escola são muito boas, eu era um garoto de 15 anos, retornei para cá depois de mais de 35 anos. É um saudosismo grande e uma satisfação ver também o quanto a Escola evoluiu e como houve uma evolução também do entendimento do Aluno como partícipe da vida militar", destacou. 

DIA DO VETERANO DA FAB  

O Dia do Veterano foi instituído oficialmente em 2020 por meio da Portaria nº 200/GC3. A data rememora o 16 de julho de 1945, quando o Brasil recebeu de volta os Aviadores do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1ºGAvCa). 

Os pilotos pousaram seus Caças P-47 Thunderbolt no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro, após intensos conflitos na Segunda Guerra Mundial. Dois dias depois naquele ano, em 18 de julho de 1945, o país recepcionou os demais militares da FAB e da Força Expedicionária Brasileira (FEB).  

Textos: Tenente Alessandra Borges/ DCTA, Tenente Amanda/ EPCAR, Aspirante Bessa CECOMSAER e Suboficial Evangelista/BAFL

Fotos: Sargento Muller Marin/ CECOMSAER, Sargento Valentim/ EPCAR, Sargento Jeber/ BAFL e Sc Heglas/DCTA