VITORIOSO REGRESSO

Suporte na Guerra: A retaguarda que garante a vitória

Muito além da linha de frente, a retaguarda brasileira mostra que vencer uma guerra também depende de quem sustenta o campo de batalha
Publicada em: 15/07/2025 14:43
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Aspirante Bessa
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Emília

  Em qualquer conflito armado, os holofotes geralmente se voltam para as ações de combate e os feitos dos soldados na linha de frente. No entanto, longe dos campos de batalha, uma engrenagem silenciosa, porém decisiva, opera com precisão: é o suporte logístico, operacional e humano, responsável por sustentar a máquina de guerra e garantir sua eficácia até o fim.

A Força Aérea Brasileira (FAB) celebra, em 16 de julho de 2025, os 80 anos do vitorioso regresso dos combatentes da Segunda Guerra Mundial. Entre eles, estavam militares essenciais para manutenção no campo de batalha. Compondo as Seções de Armamentos, Informações, Mecânica, Assistência Religiosa e Saúde, por exemplo, esses militares garantiam a manutenção do contingente e das máquinas no campo de batalha. 

Esse suporte incluiu uma ampla gama de funções essenciais: mecânicos que mantinham aeronaves e viaturas em condições operacionais; enfermeiros e médicos que garantiam o atendimento imediato aos feridos; operadores de comunicações que asseguravam o fluxo de informações estratégicas; cozinheiros, condutores, engenheiros, técnicos e tantos outros que atuaram com disciplina e precisão, mesmo longe do combate direto.

O sucesso das tropas aliadas não teria sido possível sem esse complexo sistema de apoio — envolvendo desde o transporte de munições e suprimentos até o atendimento médico, manutenção de equipamentos, inteligência, comunicações e infraestrutura. A Força Expedicionária Brasileira (FEB) e a FAB contaram com um sólido aparato de suporte que permitiu o avanço em solo europeu.

"É impossível, porém, cometer a injustiça de encerrar estas páginas sem render homenagem aos oficiais e praças cujo trabalho decidido e leal foi o grande sustentáculo do voo. No quadro geral da Unidade, os pilotos são os braços que ferem o inimigo; mas o corpo que o sustenta, o cérebro que o dirige estão na mecânica, nos almoxarifados, na sala de informações, no rancho, na secretaria. Menosprezar o valor do esforço anônimo e dedicado desenvolvido no solo como suporte direto para as ações desenroladas além dos Apeninos seria conceber o Grupo como o falso ídolo dos antigos brâmanes - com cabeça de ouro e pés de barro", escreveu o Brigadeiro do Ar Luís Felipe Perdigão no livro Missão de Guerra.

No contexto moderno, o suporte na guerra se tornou ainda mais sofisticado e multifacetado. Operações de paz, missões humanitárias e conflitos assimétricos exigem planejamento logístico integrado, com apoio de tecnologia, drones, sistemas de monitoramento e inteligência cibernética. Além disso, cresce a importância do apoio psicológico e da assistência pós-conflito aos combatentes, que muitas vezes enfrentam traumas duradouros após a missão.

A experiência brasileira em cenários internacionais — como no Haiti e em missões da ONU — demonstra o alto nível de profissionalismo e preparo das tropas de apoio. Em todas as frentes, a retaguarda age com discrição, mas com impacto decisivo. É o suporte que alimenta, abastece, orienta, cura e mantém a coesão das forças em campo.

Em tempos de guerra, vencer não é apenas uma questão de força. É, sobretudo, resultado da integração entre combate e apoio. E é nessa retaguarda — muitas vezes invisível — que se encontram os pilares da resistência, da estratégia e, em última instância, da vitória.

Homenagem

Acompanhe ao vivo a Cerimônia Cívico-Militar Alusiva ao Vitorioso Regresso dos Heróis da Segunda Guerra com a imposição da Medalha Mérito Santos Dumont.

A solenidade celebrará os 80 anos do vitorioso regresso dos combatentes da Segunda Guerra Mundial, o Aniversário de Nascimento de Alberto Santos Dumont e o Dia do Veterano da FAB.

O evento será transmitido ao vivo no dia 16/07, às 10h, pelo canal oficial da FAB no YouTube.