REESTRUTURAÇÃO
Base Aérea de Recife passa a ser subordinada ao DECEA
A Base Aérea do Recife (BARF) foi reativada e teve a sua subordinação transferida do Comando de Preparo (COMPREP) para o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). A cerimônia de transferência de subordinação aconteceu na sexta-feira (11/07), reunindo diversas autoridades civis e militares.
“Essa mudança traz uma série de benefícios para o Comando da Aeronáutica, promovendo a otimização de recursos operacionais, patrimoniais e humanos na capital pernambucana”, declarou o Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros.
Durante seu discurso, o Tenente-Brigadeiro Medeiros destacou ainda a importância da reativação da BARF em busca de resgatar o apoio às Unidades Aéreas e implementar o Controle de Aproximação Nordeste (APP-NE). “Esta iniciativa será fundamental na implantação do APP Nordeste, que aglutinará os APPs de Fortaleza, Natal, Recife e Maceió. Com esta modificação, fortaleceremos a nossa capacidade de gerenciar o tráfego aéreo, modernizar a infraestrutura e otimizar processos, integrando ainda mais os serviços essenciais para a aviação civil e militar de nosso país”, completou.
A Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, elogiou o investimento em infraestrutura e tecnologia feito pela Força Aérea Brasileira (FAB). “Agradeço a decisão técnica e política a partir dos estudos para a implementação do APP-NE. A gente sabe que decisões como essa trazem para cá novas capacidades de extensão. Contem com o governo de Pernambuco para compreender as necessidades estratégicas do nosso estado”, completou a Governadora.
Histórico BARF
A importância do local onde fica sediada a BARF iniciou antes mesmo de sua criação. O Campo de Aviação do Ibura – precursor da Base Aérea do Recife – foi criado em 1928 para ser uma área de pouso e decolagem de aeronaves. Atualmente, parte dessa área abriga a Base Aérea do Recife e o Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes.
A BARF foi a primeira Base Aérea criada pelo recém fundado Ministério da Aeronáutica, em 1941. Durante a Segunda Guerra Mundial, entre 1942 e 1945, a BARF foi o porto vital de apoio para as missões aéreas de escolta aos comboios, patrulhas antissubmarino e busca no litoral nordestino, ou seja, a garantia de defesa do Brasil e do Atlântico Sul.
Fotos: DECEA