FESTIVAL DE PARINTINS
FAB coordena mais de 1000 movimentos aéreos durante o Festival de Parintins
A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV), coordenou a Operação Parintins entre os dias 19/06 e 01/07. A missão, conduzida pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), teve como objetivo garantir a segurança e a fluidez do tráfego aéreo no município de Parintins (AM), assegurando que turistas e torcedores pudessem viajar com tranquilidade durante o período do 58º Festival Folclórico.
A Operação foi coordenada pelo Tenente-Coronel Aviador Luiz Mário de Arruda Victório Júnior e envolveu cerca de 40 militares, divididos em três setores: Técnico, Operacional e de Apoio Geral. A equipe técnica contou com 12 profissionais das especialidades de Eletricidade (SEL) e Eletrônica (BET), enquanto 15 Controladores de Tráfego Aéreo (BCT) atuaram em regime de escala ininterrupta, com turnos de 12 horas, prestando serviço contínuo às empresas aéreas e aos aeronavegantes que operaram no festival. Complementando a missão, militares também atuaram nas áreas de gestão, administração e logística.
A equipe do CINDACTA IV chegou à ilha em 09/06 para coordenar a instalação dos equipamentos necessários ao sucesso da operação. Paralelamente à execução da infraestrutura em Parintins, os controladores designados passaram por treinamento no Simulador Radar do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo Eduardo Gomes (DTCEA-EG), inaugurado no fim de 2024. A equipe operacional desembarcou em Parintins em 16/06 para a fase final do treinamento in loco, garantindo que, no dia 19/06, início da operação, todos estivessem plenamente preparados para a missão.
O aeródromo local, administrado pela Prefeitura de Parintins, opera, em média, três voos regulares por semana. No entanto, durante o festival, a movimentação salta para mais de 100 operações diárias.
Para organizar o fluxo aéreo diante da demanda extraordinária, a Operação Parintins inclui a ativação da Torre de Controle do aeroporto, responsável pela autorização de pousos e decolagens, além da prestação dos serviços de APP (Controle de Aproximação), que orientam a chegada e a saída segura das aeronaves.
Fotos: Cabo Demetryus, Tenente Jhessyca e Soldado Jeremias / CINDACTA IV