REUNIÃO
SECPROM encerra reunião da CPO com homenagens a Oficiais-Generais
A Secretaria de Avaliação e Promoções da Aeronáutica (SECPROM), em Brasília (DF), promoveu entre os dias 12 e 15/05 a 866ª Reunião Plenária da Subcomissão de Primeira Instância da Comissão de Promoções de Oficiais (CPO). O encontro teve como foco a análise de processos de promoção e a avaliação de aspectos qualitativos da carreira e do desempenho de militares candidatos aos cursos de Política e Estratégia Aeroespaciais (CPEA), Comando e Estado-Maior (CCEM), Gestão e Assessoramento de Estado-Maior (CGAEM) e Aperfeiçoamento de Oficiais (CAP).
A reunião marcou também a despedida do Presidente da Subcomissão, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares, função que exerceu desde 7 de abril de 2021. Em sua gestão, o Oficial-General conduziu 13 reuniões plenárias e participou da análise de 5.396 processos de militares, deixando uma contribuição significativa para a valorização da meritocracia e da justiça nas promoções da Força Aérea Brasileira (FAB).
Uma cerimônia rememorou a trajetória do Tenente-Brigadeiro Reis junto à Subcomissão de Primeira Instância da CPO. Quando ainda estava no posto de Brigadeiro do Ar, o oficial integrou a Subcomissão entre 3 de março de 2015 e 8 de fevereiro de 2017, período em que participou de sete reuniões plenárias e elaborou 105 relatos. Desde então, já demonstrava elevado comprometimento com os princípios de justiça, mérito e valorização profissional que norteiam o Sistema de Promoções da Aeronáutica.
Na mesma solenidade, despediram-se de suas funções na Subcomissão o Brigadeiro Intendente Antenor José Santos Margotto e o Brigadeiro Engenheiro Rodrigo Lamfre Colmenero.
A cerimônia de despedida contou com a presença do Presidente da Comissão de Promoções de Oficiais, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic, que prestigiou a solenidade e reforçou o reconhecimento institucional pela dedicação e excelência dos oficiais que deixam a Subcomissão.
“A Comissão de Promoções de Oficiais carrega uma das mais relevantes responsabilidades da Aeronáutica: garantir que a ascensão na carreira militar seja pautada pela justiça, pela competência e pela dedicação à missão. É por meio do trabalho dessa Comissão que se constrói a confiança nos quadros da Força, que se valoriza o esforço diário de cada militar e que se assegura a continuidade da excelência operacional e moral da nossa Instituição. Sob sua liderança, Brigadeiro Reis, a Comissão foi exemplo de lisura, de equilíbrio e de respeito. E é por isso que hoje não podemos apenas nos despedir — devemos também agradecer: pelo exemplo, pelo zelo com que tratou cada processo e pelo legado que deixa para todos nós, membros da Comissão”, declarou o Secretário de Avaliação e Promoções, Brigadeiro do Ar Antonio Marcos Godoy Soares Mioni Rodrigues.
Fotos: Sargento Marcos / CECOMSAER