DIA DA VITORIA

ASPAER promove celebração dos 80 anos do Dia da Vitória com palestra

Evento em Brasília destacou a importância da preservação da memória histórica e o legado dos combatentes brasileiros
Publicada em: 09/05/2025 13:34
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Mônica Lopes
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Aviador Rodolfo

Para marcar os 80 anos do Dia da Vitória, data que celebra o fim da Segunda Guerra Mundial na Europa, a Assessoria Parlamentar de Relações Institucionais do Comando da Aeronáutica (ASPAER) realizou, nesta sexta-feira (09/05), uma programação especial no prédio do Comando da Aeronáutica (COMAER), em Brasília (DF). O evento contou com a presença do Chefe do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), Tenente-Brigadeiro do Ar Vincent Dang, e do Chefe da ASPAER, Major-Brigadeiro do Ar Reginaldo Pontirolli.

“Fico muito honrado em participar deste evento tão significativo, que celebra os 80 anos do Dia da Vitória. É uma oportunidade valiosa para reforçarmos a importância da nossa história, por meio da palestra do Historiador do Exército Brasileiro, Coronel Nogueira, e da homenagem aos veteranos, como eu, que fui do Grupo de Caça e tenho orgulho de carregar o título de Jambock. Preservar nossas tradições e manter viva a memória daqueles que lutaram pela liberdade e pela democracia é uma missão que continua atual e essencial”, destacou o Tenente-Brigadeiro Dang.

O ponto alto da cerimônia foi a palestra do Coronel Veterano do Exército Brasileiro (EB) Carlos Marques Nogueira Filho, com o tema “A FEB e a Força Aérea Brasileira na II GM”. O Oficial relembrou a importância histórica do 8 de maio de 1945, quando foi oficialmente declarado o fim da guerra na Europa. Em sua fala, destacou o papel decisivo das Forças Armadas Brasileiras no conflito, especialmente da Força Expedicionária Brasileira (FEB), e compartilhou relatos emocionantes de soldados que lutaram em solo europeu.

“A vitória dos Aliados foi resultado da coragem de milhões de combatentes que defenderam valores como liberdade, democracia e justiça. A participação brasileira nessa luta deve ser conhecida e valorizada pelas novas gerações”, afirmou o Coronel Nogueira. Ele reforçou, ainda, a necessidade de manter viva a memória dos ex-combatentes e os ensinamentos deixados por eles: amor à pátria, resiliência e respeito à dignidade humana.

Após a palestra, o Major-Brigadeiro Pontirolli agradeceu ao Coronel Nogueira por sua contribuição à preservação da memória histórica e ressaltou a relevância de eventos como este para aproximar gerações e fortalecer os vínculos com o passado. “Celebrar o Dia da Vitória é reconhecer a bravura dos nossos combatentes e reafirmar o compromisso com a paz e com os valores democráticos que defendemos há 80 anos”, destacou o Oficial-General.

Como forma de reconhecimento, o Coronel Nogueira recebeu das mãos do Brigadeiro Pontirolli um certificado de participação, em homenagem à sua trajetória e dedicação à história militar do Brasil.

Encerrando a cerimônia, os presentes foram convidados a visitar a exposição montada no anexo do prédio do COMAER. A mostra reúne objetos históricos, fotografias, documentos e relatos que retratam a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial e reforçam o papel essencial dos militares brasileiros na construção de um mundo livre da opressão e da tirania.

Fotos: Sargento Vanessa Sonaly / CECOMSAER

imagens/original/48870/250509VAN0455_Vanessa_Sonaly.jpg
imagens/original/48870/250509VAN0474_Vanessa_Sonaly.jpg
imagens/original/48870/250509VAN0477_Vanessa_Sonaly.jpg
imagens/original/48870/250509VAN0546_Vanessa_Sonaly.jpg
imagens/original/48870/250509VAN0561_Vanessa_Sonaly.jpg