PALESTRA COMANDANTE

Comandante da Aeronáutica ministra palestra sobre Políticas e Estratégias

Evento aconteceu no Rio de Janeiro nesta quinta-feira (13/03)
Publicada em: 14/03/2025 12:05
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Wanessa Liz
Edição: Agência Força Aérea

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, ministrou, nesta quinta-feira (13/03),  palestra na Escola Superior de Guerra (ESG), no Rio de Janeiro (RJ). O tema abordado foi “Políticas e Estratégias do Comando da Aeronáutica”, direcionado aos participantes do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE) e demais cursos da ESG.

O evento reuniu 163 integrantes do Curso Superior de Defesa (CSD), incluindo estagiários e alunos de diversas instituições militares: a Escola Superior de Guerra (ESG), a Escola de Guerra Naval (EGN), a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) e a Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR). Entre os participantes estavam 32 civis provenientes de diferentes regiões do Brasil e em várias áreas de formação, 118 militares das Forças Armadas, 10 militares estaduais de Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e Tocantins, além de três estagiários de nações amigas: Argentina, Índia e Jordânia.

A palestra contou com a presença do Comandante da ESG, Vice-Almirante Marcelo Menezes Cardoso, bem como de Oficiais-Generais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Aeronáutica. Também estiveram presentes o Chefe de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa, Tenente-Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araújo, e o Chefe de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Exército Francisco Humberto Monteiro.

O Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia tem como objetivo preparar civis e militares do Brasil e de Nações Amigas para o exercício de funções de direção e assessoramento de alto nível na administração pública, com ênfase na Defesa Nacional. O processo seletivo para os cursos da ESG é conduzido pela Instituição, com os militares das Forças Armadas sendo indicados pelo Ministério da Defesa ou pelas respectivas Forças Singulares. Os demais critérios de seleção são publicados anualmente no Diário Oficial da União e na página eletrônica da ESG.

O curso teve início no dia 17 de fevereiro e, desde então, tem proporcionado debates e reflexões estratégicas sobre temas fundamentais para a segurança e defesa do Brasil e seus parceiros internacionais. Ao final da palestra o comandante respondeu perguntas do público presente. 

ESG 

A ESG é um Instituto de Altos Estudos de Política, Estratégia e Defesa, que pertence ao Ministério da Defesa. A Escola desenvolve e consolida os conhecimentos necessários para o planejamento da Defesa Nacional.

Fotos : CV Fábio / DECEA